Professores participam de capacitação docente na Uniplac

De 25 a 27 de janeiro acontece nas dependências da Universidade do Planalto Catarinense um trabalho de capacitação dos professores do curso de Medicina. A promoção do evento é uma iniciativa conjunta entre a Pró-reitoria de Ensino e a coordenação do curso. Essa formação docente é uma característica desse curso que se destaca pela concepção pedagógica que considera o estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, construtor do conhecimento. Através de convênio entre a Uniplac e a Faculdade de Medicina de Famema, do município de Marília, no estado de São Paulo, os profissionais da área compartilham experiências durante os dias do evento. O professor Rinaldo Henrique Aguilar, da Faculdade Fanema, que é um dos convidados do evento, elogia a iniciativa da Uniplac e destaca: “A metodologia adotada nessa universidade tem como ponto principal desenvolver nos estudantes a capacidade de aprender a aprender, já que a cada dia surgem resultados novos nas pesquisas da área médica”. Esse é um esforço que envolve professores do primeiro ao quarto ano do curso, para que todos possam interagir com os demais professores, alunos e a comunidade. A coordenadora do Curso de Medicina da Uniplac, professora Cristina Subtil, observa que “O curso está permanentemente em construção, uma vez que o conhecimento se transforma constantemente”, mostrando sintonia com o professor da Faculdade de Marília. No sábado, último dia do evento, acontecerá o encontro entre os profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo professora Cristina, a parceria entre a Uniplac e a prefeitura tem sido fundamental para os acadêmicos do curso de Medicina. “Esse contato com a comunidade é fundamental para os futuros profissionais da saúde”, completa.