Professores do Curso de Arte Educação da Uniplac vão ao fórum do NUPAE

O NUPAE - Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação é interinstitucional do sistema ACAFE e foi constituído em 2003. Na Uniplac, está inserido nas atividades do grupo de pesquisa "Produção do Conhecimento e Educação Básica". Professores de Arte da FURB, Univille, Uniplac, UnC – Canoinhas, UDESC, UNESC e ainda a Fundação Cultural de Balneário Camboriú participam a cada trimestre de um fórum. Estes encontros são rotativos entre as Instituições parceiras e neste ano iniciará o seu calendário pela Univille – Joinville no dia 20 de março. Os objetivos do Núcleo são contribuir por meio da pesquisa em arte e arte na educação nas políticas públicas educacionais promovendo ações para a melhoria da educação e da arte na educação. No ano de 2005 foi publicado o livro “Processos Curriculares em Arte: Da Universidade ao ensino básico” resultado de dois anos de estudos e pesquisas dos integrantes do Núcleo sobre os currículos em Arte. Posterior a esta publicação o objeto de estudos passou a ser os processos de avaliação em Arte, principalmente na Educação Básica. Esta pesquisa deverá se estender até o segundo semestre deste ano e também será sistematizada em forma de livro. A representante do NUPAE na Uniplac é a professora Mercedes Maria Gevaerd e as professoras Ana Ranzan Rigo, Vera Rejane Coelho e Vera Melim Borges integram o grupo como pesquisadoras. Hoje desenvolvem o projeto “Avaliação em Arte na Educação Básica: de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental”. O resultado desta pesquisa fará parte do livro citado.