Fórum Permanente do Programa pró-rio Uruguai e Aqüífero Guarani

Aconteceu no dia 22/03, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, promovido pela presidência da ALESC, na pessoa do deputado Júlio Garcia, um evento comemorativo do Dia Mundial da Água, que reuniu pesquisadores de SC. Na oportunidade, foi lançado o Fórum Permanente do Programa pró-rio Uruguai e Aqüífero Guarani, presidido pelo deputado Renato Hinnig. Aconteceram também oficinas e uma série de palestras sobre o tema, dentre as quais destaca-se a da professora Dra Maria de Fátima Wolkmer (Uniplac), que abordou o Projeto Rede Guarani/Serra Geral junto com o coordenador técnico do projeto professor Luiz Fernando Scheibe (UFSC). No final do evento, procedeu-se à entrega de placas comemorativas ao Dia Mundial da Água a pessoas de destaque no estado que têm prestado relevantes serviços à preservação dos recursos hídricos. O reitor da Uniplac, professor Gilberto Sá, foi uma das pessoas homenageadas. Da Uniplac, além do reitor que participou durante todo o período vespertino e noturno, estiveram presentes os professores pesquisadores Maria de Fátima Wolkmer, Edgar Galilhetti, Valdeci Israel e Sirlane Melo Brüggemann, e Lúcia Bággio, além dos acadêmicos Gabriela Andreazza e Rafael Fernando Barro(Ciências Jurídicas). Embora tenha partido da Presidência da Assembléia, o evento teve a participação da Uniplac através da professora Fátima que coordenou uma das pautas. Com a presença institucional, a Uniplac demonstrou que possui compromisso para com a gestão das águas e que se constituirá, em breve, em referência de estudo e dedicação a tudo o que envolve os recursos hídricos de nossa região.