Acadêmicos da Uniplac se destacam na participação do IV Fórum de Juventudes

O grupo de acadêmicos da Rede de Educação Cidadã da Uniplac participou do IV Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul, que aconteceu na cidade gaúcha de São Leopoldo entre os dias 22 e 25 de março. Organizado desde 2003, o FJPM teve como objetivo reunir e articular ações comuns entre as juventudes políticas da região mercosuriana. O Fórum de São Leopoldo–RS destacou-se na sua ampliação, tanto do ponto de vista político como territorial. A partir deste encontro outras juventudes mercosurianas passaram a fazer parte deste processo. Houve entrada de novas juventudes tanto do Brasil como também da Argentina, Paraguai e Chile. Do ponto de vista territorial a novidade foi a participação de organizações da Venezuela, Bolívia e Equador, que também são membros do Mercosul, e de delegações da América Central, Caribe e Europa. As discussões do Fórum centraram-se em dois temas principais: a juventude, seus movimentos e sua realidade e o momento pelo qual passa a América Latina com diversos governos de esquerda e progressistas. Um dos pontos altos desta quarta edição do Fórum foi a Atividade de Integração, na qual conseguiu-se socializar as expressões culturais e históricas de cada país do Mercosul com a exibição de filmes, peças de teatro dentre outras formas de expressão cultural. Cada uma das atividades de integração contou com um debate sobre o tema escolhido. Os Jovens da Uniplac apresentaram na oficina de Direitos Humanos a proposta de uma moção de “Solidariedade a Juventude brasileira contrária a redução da Maioridade Penal”. A Moção foi aprovada com grande destaque pela Plenária Geral do IV Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul e será encaminhada ao Congresso Nacional brasileiro e à Presidência da República acenando para o risco de retrocesso que a redução da maioridade penal significará na conquista dos Direitos Humanos. A programação do IV FJPM contou com quatro tipos de atividades: Mesas Centrais, Oficinas, Atividade de Integração e Atividades Culturais. As Mesas Centrais tiveram os seguintes temas: “A luta pela integração Latino Americana e Caribenha e antiimperialista”, “A realidade das juventudes na América Latina”, “As organizações juvenis e seus movimentos no Mercosul”, “A integração energética e o desenvolvimento sustentável no Mercosul”, “Experiências de cooperação e articulação entre organizações políticas e sociais em nível internacional” e “Políticas Públicas de Juventude no contexto do Mercosul”. Já as oficinas, aconteceram em 12 diferentes temas: “Cultura”, “Movimento Sindical”, “Juventude Rural”, “Economia Solidária”, “Cidadania Mrcosuriana”, “Direitos Humanos”, “Lutas estudantis nacionais e o desafio da integração ducacional”, “Comunicação”, “Mulheres”, “GLBTT”, “Negros” e “Indígenas”.