Auxiliar de serviços gerais encontra R$ 300 e devolve ao dono

Horário de pausa. Pessoas caminhando, conversando e rindo. Esse clima é bastante comum em um campus universitário. Mas, uma situação inusitada aconteceu nos corredores da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) na manhã desta terça (27) nesse mesmo horário. Um gesto de honestidade comoveu quem acompanhou o fato. Ana Rute Bento, 24 anos, tem dois filhos e trabalha como auxiliar de serviços gerais na Instituição há apenas duas semanas. É ela quem sustenta a família, já que seu marido está desempregado. Sua renda mensal será de um salário mínimo. Para quem ganha R$ 465, ter um acréscimo de R$ 300 faria uma diferença muito grande. Mas, Ana nem sequer pensou em tomar posse dessa quantia ao encontrar um envelope caído no chão do corredor, próximo à coordenação do curso de Direito. “Jamais ficarei com algo que não me pertence. Se eu tivesse perdido, gostaria muito que quem achou me entregasse” afirma. Ela nem sabe ao certo a quantia contida naquele pedaço de papel. De acordo com o professor Alexandre Poroski, o montante somava cerca de R$ 300. Dinheiro reunido entre os professores para a compra de uma cafeteira e um bebedouro para a sala dos professores do curso de Direito. Apesar das dificuldades financeiras, Ana provou que a integridade não tem preço.