Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva –Mestrado divulga o Exame de Qualificação

Entre os dias 12 e 14 de abril os 11 alunos, da turma 2006, do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado, apresentaram os projetos de pesquisa que originarão as dissertações de Mestrado. Este é um momento chamado de Exame de Qualificação, que consiste num ritual acadêmico envolvendo uma banca com três docentes do Programa e conta com a avaliação de um membro externo (docente de Programa de Pós-Graduação de Universidades reconhecidas no país), que estará, em 2008, fazendo parte da banca de defesa da dissertação. Seu caráter é público e constitui-se da apresentação oral do projeto de pesquisa, pelo mestrando. A qualificação visa debater e adequar o projeto de pesquisa: os aspectos relativos à metodologia empregada e relevância do tema são enfatizados visando colaborar com a execução do projeto e o crescimento acadêmico-científico dos(as) mestrandos(as). Os alunos apresentaram projetos de pesquisa com os seguintes títulos: PREVALÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL NA POPULAÇÃO ADULTA DA REGIÃO URBANA DE LAGES/SC. Mestrando: Frederico Manoel Marques. Profª Giana Zarbato Longo (orientadora). PREVALÊNCIA DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES DE 20 A 59 ANOS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC. Mestranda: Adriana Jaqueline Anacleto. Profª Kathie Njaine (Orientadora). FATORES ASSOCIADOS À PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE NA POPULAÇÃO ADULTA DA CIDADE DE LAGES/SC. Mestranda: Ediolane Hilbert Brati Vedana. Profª Giana Zarbato Longo (Orientadora). PREVALÊNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E SEUS FATORES ASSOCIADOS NA POPULAÇÃO ADULTA DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC, BRASIL, 2007. Mestranda: Caroline Colla. Profª Maria Conceição Oliveira (Orientadora). A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA PARA A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO URBANA DE LAGES/SC. Mestranda: Luciane Cristina Moretto. Profª Marina Patricio de Arruda (orientadora). SATISFAÇÃO DO USUÁRIO ADULTO COM OS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SANTA CATARINA. Mestranda: Ada Maria Fornari. Prof.Gino Chaves da Rocha (Orientador). PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À DOR DENTÁRIA EM ADULTOS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC, BRASIL, 2007. Mestranda: Mirian Kuhnen. Profª Karen Glazer de Anselmo Peres (Orientadora). PREVALÊNCIA DE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS E FATORES ASSOCIADOS NO MUNICÍPIO DE LAGES, SC, BRASIL, 2007. Mestranda: Adriane Cristina Bernat. Profª Karen Glazer de Anselmo Peres (Orientadora). PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO SISTÊMICA E FATORES ASSOCIADOS, NA POPULAÇÃO ADULTA, ENTRE 20 A 59 ANOS, DA ÁREA URBANA DE LAGES/SC. Mestrando: Valmir Martins Luciano. Profª Giana Zarbato Longo (Orientadora). A PREVALÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS NA POPULAÇÃO DE LAGES COM IDADE ENTRE 20 A 59 ANOS MOADORES NA ZONA URBANA. Mestrando: João Altamiro de Moraes Lopes. Profª Marina Patricio de Arruda (Orientadora). USO DA CHUPETA POR CRIANÇAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES DA ZONA URBANA DE LAGES (SC), 2007. Mestranda: Gisela Ana Cislaghi. Profª Izabella Barison Matos (orientadora). A etapa seguinte é a realização da pesquisa, pelos mestrandos, que iniciará neste mês de abril e que contará com a participação de professores, alunos bolsistas e voluntários dos cursos de graduação da UNIPLAC, os quais estão sendo capacitados para a aplicação de questionários junto à população adulta da zona urbana de Lages. Trata-se de uma pesquisa de base populacional que vai estimar as condições de saúde auto-referidas da população e associações com fatores socioeconômicos, demográficos, culturais, antropométricos, de morbidades, comportamentais e de acesso e utilização de serviços.