Uniplac se destaca nos Jogos Universitários Catarinenses

A Uniplac está orgulhosa com o desempenho de seus atletas nos Jogos Universitários Catarinenses (JUC\'s), que aconteceram na cidade de Blumenau recentemente, com destaque especial para a equipe de vôlei feminino e a enxadrista Joana Garcia. Joana, que é acadêmica do curso de Direito, joga xadrez desde os 6 anos de idade (há 13 anos, portanto) e acumula vitórias importantes: 4 títulos nacionais, 7 estaduais, campeã dos Jogos Abertos (2002), vice-campeã dos Jogos Universitários Brasileiros (2006), entre outros. E, agora, campeã dos JUC\'s, ela está pronta para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUB\'s), nos quais há chance real de Joana ficar entre as três melhores posições e, possivelmente, vencer os JUB\'s. Se ficar na primeira colocação, disputará o mundial na cidade de Bangkok, na Tailândia. No ano passado, a enxadrista atuou nos JUC\'s em nome da Uniplac porém voluntariamente. Mas na última segunda-feira, dia 07/05, ela recebeu os cumprimentos da reitoria por ocasião da oficialização de sua condição de Atleta Uniplac. Segundo seu técnico Marco Aurélio Zaror Cordeiro, Joana sempre teve incentivo do colégio quando cursava o Ensino Médio e, desde que ingressara na universidade, estava sem apoio para jogar. “Esse incentivo é muito importante porque mantém o atleta motivado para continuar treinando”, completa. O técnico da equipe de Vôlei Feminino, professor Tadeu Ribeiro, também está animado com o incentivo recebido e com o desempenho de sua equipe. O time da Uniplac recebeu apoio da própria instituição e de parceiros importantes como a Lafi Cosméticos, o que, aliado à garra e à organização dos atletas e treinador, garantiu o terceiro lugar. “Essa colocação vale muito, pois ficamos atrás apenas da Furb e da Unoesc, universidades que mantêm equipes profissionais. Além disso, disputamos e ganhamos com times como o da UFSC, que seleciona atletas do estado inteiro e forma verdadeiras seleções para disputar esses jogos”, comemora. Segundo a capitã do time, Dária Koech, acadêmica do curso de pós-graduação em Fisiologia do Exercício, as atletas foram destaque em Blumenau pela sua organização do time. “Várias pessoas elogiaram nosso desempenho e o apoio que o time recebeu para participar da competição e isso nos fez sentir muito valorizadas”, diz. De acordo com o professor Tadeu, investir no esporte universitário é contribuir inclusive com o esporte municipal, pois os atletas adultos de Lages não são amparados a continuar treinando após o final do Ensino Médio. Para 2008, os planos dos atletas da Uniplac são de ampliação de horizontes. Joana pretende vencer o nacional para disputar o campeonato mundial e o time de vôlei vai continuar treinando e buscando parceiros que queiram investir no esporte. “O próximo desafio é enfocarmos o esporte em termos de projeto de longo prazo. Já está na hora de começarmos a nos programar para o ano que vem”, alerta o professor Marco.

Para 2008, os planos dos atletas da Uniplac são de ampliação de horizontes. Joana pretende vencer o nacional para disputar o campeonato mundial e o time de vôlei vai continuar treinando e buscando parceiros que queiram investir no esporte. “O próximo desafio é enfocarmos o esporte em termos de projeto de longo prazo. Já está na hora de começarmos a nos programar para o ano que vem”, alerta o professor Marco." data-media="https://data.uniplaclages.edu.br/noticias/1244.jpg'>