Uniplac - Graduação - Administração - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

PROFESSOR

Ana Emilia Siegloch, Makhelly de Liz Pessoa, Cristina Keiko Yamaguchi

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

0-17517

4

80

 

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos uma compreensão dos principais impactos antropogênicos e seus reflexos no ambiente e na saúde, bem como fornecer subsídios teóricos sobre conceitos básicos de ecologia, políticas públicas, legislação e gestão ambiental e educação ambiental, os quais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender conceitos básicos de ecologia relacionados a biodiversidade, dinâmica e funcionamento dos ecossistemas e serviços ambientais, associando a importância dos recursos naturais à sociedade contemporânea. • Conhecer as formas de tratamento de resíduos, água, esgoto, além de medidas de mitigação da poluição. • Compreender os diferentes conceitos, classificação e soluções da gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. • Descrever as principais políticas públicas e leis sobre meio ambiente e educação ambiental do país. • Compreender a complexidade ambiental e a importância da educação ambiental em todos os níveis de ensino formais e nos espaços não formais. • Discutir os problemas e soluções ambientais a partir dos 17 ODS propostos pela ONU - agenda 2030.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Aspectos e principais impactos das atividades humanas.

20

2

Estrutura, 20h Fórum temático funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Controle de poluição
do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais.

20

3

Conceitos ambientais. Globalização e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável.

20

4

Políticas Públicas e Legislação ambiental. Educação Ambiental. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/2030.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Fórum temático; Atividade prática.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

Não se aplica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Final

1, 2, 3 e 4

x

x

x

5.1

17/06/2024

x

24/06/2024

Fórum Avaliativo

1

x

x

x

0.5

05/02/2024

 

 

Atividade Avaliativa

1

x

x

x

0.8

16/02/2024

x

05/04/2024

Atividade Avaliativa

2

 

 

 

0.7

01/03/2024

x

05/04/2024

Fórum Avaliativo

2

x

x

x

0.5

08/03/2024

 

 

Fórum Avaliativo

3

x

x

x

0.5

05/04/2024

 

 

Atividade Avaliativa

3

x

x

x

0.7

12/04/2024

x

31/05/2024

Atividade Avaliativa

4

x

x

x

0.7

26/04/2024

x

31/05/2024

Fórum Avaliativo

4

x

x

x

0.5

03/05/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HADDAD, Paulo Roberto. Meio ambiente, planejamento e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Saraiva, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788502636798.

2

PENA-VEGA, Alfredo. O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. 110 p. ISBN 8586435937.

3

RELYEA, Rick; RICKLEFS, Robert. A economia da natureza. 8. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527737623.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ATENA EDITORA. Políticas públicas na educação brasileira: educação ambiental. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. 171 p.

2

HESS, S. (org.). Ensaios sobre a poluição e doenças no Brasil. São Paulo. Ed. Outras Expressões, 2018. 344p. Disponível no link: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187660/LIVRO.pdf@p0sequence=1

3

CUNHA, Belinda Pereira da. et al (Orgs.) Os saberes ambientais, sustentabilidade e olhar jurídico: visitando a obra de Enrique Leff. Caxias do Sul, RS: Educs, 2015. [Recurso eletrônico] https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/saberes_ambientais_ebook.pdf

4

MARTINELLI, Dante Pinheiro; JOYAL, André. Desenvolvimento local e o papel das pequenas e médias empresas. Barueri: Manole, 2004. 1 recurso online. ISBN 9788520443224.

5

ROMA, Júlio César. Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Cienc. Cult. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp.33-39. ISSN 2317-6660. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602019000100011. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php@p1pid=S0009-67252019000100011&script=sci_arttext

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática