PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
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PROFESSOR | Ana Emilia Siegloch, Makhelly de Liz Pessoa, Cristina Keiko Yamaguchi |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | 0-17517 | 5º | 4 | 80 |
EMENTA |
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos uma compreensão dos principais impactos antropogênicos e seus reflexos no ambiente e na saúde, bem como fornecer subsídios teóricos sobre conceitos básicos de ecologia, políticas públicas, legislação e gestão ambiental e educação ambiental, os quais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender conceitos básicos de ecologia relacionados a biodiversidade, dinâmica e funcionamento dos ecossistemas e serviços ambientais, associando a importância dos recursos naturais à sociedade contemporânea. • Conhecer as formas de tratamento de resíduos, água, esgoto, além de medidas de mitigação da poluição. • Compreender os diferentes conceitos, classificação e soluções da gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. • Descrever as principais políticas públicas e leis sobre meio ambiente e educação ambiental do país. • Compreender a complexidade ambiental e a importância da educação ambiental em todos os níveis de ensino formais e nos espaços não formais. • Discutir os problemas e soluções ambientais a partir dos 17 ODS propostos pela ONU - agenda 2030. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Aspectos e principais impactos das atividades humanas. | 20 |
2 | Estrutura, 20h Fórum temático funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Controle de poluição | 20 |
3 | Conceitos ambientais. Globalização e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. | 20 |
4 | Políticas Públicas e Legislação ambiental. Educação Ambiental. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/2030. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:Fórum temático; Atividade prática. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. | ||||||||
HABILIDADES | Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. | ||||||||
ATITUDES | Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. | ||||||||
OUTRAS | Não se aplica. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Final | 1, 2, 3 e 4 | x | x | x | 5.1 | 17/06/2024 | x | 24/06/2024 | |
Fórum Avaliativo | 1 | x | x | x | 0.5 | 05/02/2024 |
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Atividade Avaliativa | 1 | x | x | x | 0.8 | 16/02/2024 | x | 05/04/2024 | |
Atividade Avaliativa | 2 |
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| 0.7 | 01/03/2024 | x | 05/04/2024 | |
Fórum Avaliativo | 2 | x | x | x | 0.5 | 08/03/2024 |
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Fórum Avaliativo | 3 | x | x | x | 0.5 | 05/04/2024 |
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Atividade Avaliativa | 3 | x | x | x | 0.7 | 12/04/2024 | x | 31/05/2024 | |
Atividade Avaliativa | 4 | x | x | x | 0.7 | 26/04/2024 | x | 31/05/2024 | |
Fórum Avaliativo | 4 | x | x | x | 0.5 | 03/05/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | HADDAD, Paulo Roberto. Meio ambiente, planejamento e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Saraiva, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788502636798. |
2 | PENA-VEGA, Alfredo. O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. 110 p. ISBN 8586435937. |
3 | RELYEA, Rick; RICKLEFS, Robert. A economia da natureza. 8. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527737623. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ATENA EDITORA. Políticas públicas na educação brasileira: educação ambiental. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. 171 p. |
2 | HESS, S. (org.). Ensaios sobre a poluição e doenças no Brasil. São Paulo. Ed. Outras Expressões, 2018. 344p. Disponível no link: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187660/LIVRO.pdf@p0sequence=1 |
3 | CUNHA, Belinda Pereira da. et al (Orgs.) Os saberes ambientais, sustentabilidade e olhar jurídico: visitando a obra de Enrique Leff. Caxias do Sul, RS: Educs, 2015. [Recurso eletrônico] https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/saberes_ambientais_ebook.pdf |
4 | MARTINELLI, Dante Pinheiro; JOYAL, André. Desenvolvimento local e o papel das pequenas e médias empresas. Barueri: Manole, 2004. 1 recurso online. ISBN 9788520443224. |
5 | ROMA, Júlio César. Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Cienc. Cult. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp.33-39. ISSN 2317-6660. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602019000100011. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php@p1pid=S0009-67252019000100011&script=sci_arttext |
obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central |
Para a atenticação do plano de ensino |