PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Educação Física - Bacharelado |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Metodologia da Educação Física |
0-18043 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Abordagens e metodologias da Educação Física. Planejamento e estruturação de atividades. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar conhecimentos inerentes às diversas propostas metodológicas com vistas à atuação profissional numa perspectiva que coadune educação e saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conceituar Educação Física a partir de suas diferentes funções sociais; - Compreender os diferentes métodos de trabalho/ensino da Educação Física considerando a construção de uma prática comprometida com a educação para a saúde do ser humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. O que é Educação Física |
16 |
2 |
2. As metodologias de trabalho/ensino da Educação Física. |
52 |
3 |
3. Planejamento e suas etapas. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Produção de texto. - Aula prática; - vivências dos métodos de trabalho/ensino. - Elaboração de um planejamento de curso. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Produção de texto; - Trabalho de pesquisa; - Prova escrita; - Elaboração do planejamento; - Seminários. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da disciplina nas vivências/aulas práticas; - Caracterizar os diferentes métodos de trabalho/ensino. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Participação crítica; - Pontualidade e participação ativa em todas as atividades desenvolvidas na disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Participação efetiva nas atividades práticas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa 1 |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
25/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 - Produção de texto |
02 |
x |
x |
x |
2.0 |
02/04/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Vivências - metodologias |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
28/05/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 - Prova escrita - metodologias |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/04/2024 |
|
|
||||
Avaliação 05 - Planejamento |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
11/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SURAYA CRISTINA DARIDO , OSMAR MOREIRA DE SOUZA JR. PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA. PAPIRUS |
|||||||||||
2 |
SURAYA CRISTINA DARIDO. EDUCAÇÃO FÍSICA - METODOLOGIA GLOBAL E PARTICIPATIVA. PAPIRUS 2012 |
|||||||||||
3 |
SOARES, Carmem Lúcia; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Metodologia do ensino de educação física. 9.reimp. São Paulo: Cortez & Moraes, 2003. 119 p. (Coleção magistério - 2º grau) ISBN 852490459-3 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GALLAHUE, David; OZMUN, John C. e. GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7ª ed. São Paulo: Mc Grah Hill Artmed. 2016. |
|||||||||||
2 |
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1991. |
|||||||||||
3 |
BRACHT, Valter. Educação física & ciência: Cenas de um casamento (in) feliz. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 1999. |
|||||||||||
4 |
KUNZ, Elenor. A imprescindível necessidade pedagógica do professor: O método de ensino in Revista Motrivivência. Ed UFSC. 1999, Florianópolis SC:. Ano 13, novembro/ 1999. |
|||||||||||
5 |
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4.ed. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 2003. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |