Uniplac - Graduação - Educação Física - Metodologia da Educação Física - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Educação Física - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Metodologia da Educação Física

0-18043

4

80


EMENTA

Abordagens e metodologias da Educação Física. Planejamento e estruturação de atividades.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar conhecimentos inerentes às diversas propostas metodológicas com vistas à atuação profissional numa perspectiva que coadune educação e saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conceituar Educação Física a partir de suas diferentes funções sociais; - Compreender os diferentes métodos de trabalho/ensino da Educação Física considerando a construção de uma prática comprometida com a educação para a saúde do ser humano.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. O que é Educação Física
1.1 Educação Física: conceitos e concepções;
1.2 Os conhecimentos que trata a Educação Física.
1.3 Os campos de atuação do profissional de Educação Física

16

2

2. As metodologias de trabalho/ensino da Educação Física.
2.1 A questão do método de ensino na Educação Física;
2.2 O método de trabalho/ensino em academias;
2.3 A Psicomotricidade;
2.4 A metodologia construtivista;
2.5 A metodologia desenvolvimentista;
2.6 A metodologia dos jogos cooperativos;
2.7 A metodologia da atividade física para a promoção da saúde;

52

3

3. Planejamento e suas etapas.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Produção de texto. - Aula prática; - vivências dos métodos de trabalho/ensino. - Elaboração de um planejamento de curso.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de texto; - Trabalho de pesquisa; - Prova escrita; - Elaboração do planejamento; - Seminários.

HABILIDADES

- Capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da disciplina nas vivências/aulas práticas; - Caracterizar os diferentes métodos de trabalho/ensino.

ATITUDES

- Participação crítica; - Pontualidade e participação ativa em todas as atividades desenvolvidas na disciplina.

OUTRAS

- Participação efetiva nas atividades práticas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa 1

todas

x

x

x

2.0

25/06/2024

Avaliação 02 - Produção de texto

02

x

x

x

2.0

02/04/2024

x

A definir

Avaliação 03 - Vivências - metodologias

2

x

x

x

3.0

28/05/2024

x

A definir

Avaliação 04 - Prova escrita - metodologias

2

x

x

x

2.0

30/04/2024

Avaliação 05 - Planejamento

3

x

x

x

1.0

11/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SURAYA CRISTINA DARIDO , OSMAR MOREIRA DE SOUZA JR. PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA. PAPIRUS

2

SURAYA CRISTINA DARIDO. EDUCAÇÃO FÍSICA - METODOLOGIA GLOBAL E PARTICIPATIVA. PAPIRUS 2012

3

SOARES, Carmem Lúcia; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Metodologia do ensino de educação física. 9.reimp. São Paulo: Cortez & Moraes, 2003. 119 p. (Coleção magistério - 2º grau) ISBN 852490459-3


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GALLAHUE, David; OZMUN, John C. e. GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7ª ed. São Paulo: Mc Grah Hill Artmed. 2016.

2

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1991.

3

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: Cenas de um casamento (in) feliz. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 1999.

4

KUNZ, Elenor. A imprescindível necessidade pedagógica do professor: O método de ensino in Revista Motrivivência. Ed UFSC. 1999, Florianópolis SC:. Ano 13, novembro/ 1999.

5

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4.ed. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 2003.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática