Uniplac - Graduação - Educação Física - Esportes Paralímpicos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Educação Física - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Paulo Roberto Alves Falk


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Esportes Paralímpicos

0-18053

4

80


EMENTA

Esportes adaptados. Aspectos técnicos/táticos do desporto paralímpico. Classificação Funcional. Modalidades paralímpicas.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a história do Movimento Paraolímpico e os valores de coragem, determinação, inspiração e igualdade relacionados à superação e a eficiência esportiva das pessoas com deficiência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o início do esporte Paraolímpico no Brasil; - Identificar os valores Paraolímpicos; - Apresentar o Comitê Paraolímpico Internacional e o Comitê Paraolímpico Brasileiro; - Identificar os símbolos e o lema Paraolímpico; - Refletir sobre a Educação Paraolímpica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Movimento Paralímpico;
História dos Jogos Olímpicos;
Esporte Adaptado x Esporte Paraolímpico;
Paraolímpico ou Paralímpico;
Educação Paraolímpica – Paralympic School Day;
Valores do Movimento Paraolímpico;

20

2

Modalidades Paralímpicas;
Classificação funcional e grupos de competições;
Regras das modalidades paraolímpicas.

28

3

Atletas Paraolímpicos;
Cenário catarinense de paralimpismo;
Comitê Paraolímpico Internacional-ICP
Comitê Paraolímpico Brasileiro-CPB;
Federações que participam de competições;

24

 

TOTAL DE HORAS

72 h


Estratégias:- Projeção multimídia com assuntos informativos e vídeos ilustrativos; - Dinâmica de Grupo; - Trabalho em dupla e grupos; - Estudo dirigido com atividades-exercícios de fixação; - Pesquisa de sites na Internet; - Leitura de artigos previamente indicados; - Vivências. Estudo dirigido com atividades-exercícios de fixação; Vídeos ilustrativos. Elaboração individual de Portfólio de Modalidades Paralímpicas, com Atletas e Regras. Atividades e debates para verificar o entendimento sobre o cenário atual e possibilidades futuras.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Conhecimentos teóricos nas Avaliações propostas. - Elaboração de projetos e eventos; - Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

HABILIDADES

- Quanto à capacidade de elaboração e execução de projetos e eventos. - Quanto à possibilidade de produção de novas estratégias e conhecimento para evolução do esporte paralímpico.

ATITUDES

- Interesse, participação ativa, respeito aos colegas e professor, uso de vestuário adequado nas atividades práticas; - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos;

OUTRAS

- Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte paraolímpico em diferentes espaços de atuação;

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01 – Trabalho em Dupla

1

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02 - Seminário sobre modalidades Paralímpicas

2

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 03- Prova individual.

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Seminário em duplas de Modalidades Paralímpicas, atletas e regras de esportes paraolímpicos.

Todas

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

RENATO FRANCISCO RODRIGUES MARQUES. Esporte Paralímpico no Brasil, O: Profissionalismo, Administração e Classificação de Atletas. Rio de janeiro Phorte 2014

2

MARCO TÚLIO DE MELLO; CIRO WINCKLER. Esporte Paralímpico. Rio de Janeiro Atheneu

3

BOMPA, Tudor O. A periodização no treinamento esportivo. Barueri: Editora Manole Ltda, 2001. 257 p. ISBN 852041144-4

4

GALLAHUE, David L; OZMUN, John C; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788580551815.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GALLAHUE, David L.; OSMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2013. 585 p.

2

ROCHA, Eucenir Fredini. Reabilitação de pessoas com deficiência: a intervenção em discussão. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2006. 300 p. ISBN 9788572416290

3

RONDINELLI, Paula. "Jogos Paraolímpicos"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 30 de julho de 2016.

4

Comitê Paraolímpico Brasileiro – www.cpb.org.br

5

https://cpb.org.br/classificacao/classificacao-esportiva/

6

https://www.paratleta.com.br/inicio

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática