Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Educação Física - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Mara Shirley Rossi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado III

0-18052

4

80


EMENTA

Estágio de prática profissional com/em grupos especiais.


OBJETIVO GERAL

Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a compreensão e vivências de Estágio no campo dos grupos especiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos grupos especiais; 2. Vivenciar/intervir nos diferentes espaços de estágio (asilos, grupos de terceira idade, associações de deficientes, clínicas, academias, entre outros), a partir da observação e contextualização da realidade em questão; 3. Elaborar plano de trabalho/intervenção; 4. Avaliar o processo desenvolvido, tendo como base os referenciais teórico-práticos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Apresentar o Relatório de Estágio, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I – Estágio de prática profissional em Educação Física na área dos grupos especiais.

1.1 Aspectos introdutórios acerca das atividades a serem realizadas com os grupos especiais;
1.2 Conceitos, classificações e atribuições do profissional de Educação Física na área dos grupos especiais.

06

2

UNIDADE II – Prática de Estágio na área dos grupos especiais.

2.1 Aspectos fundamentais do estágio na área dos grupos especiais;
2.2 Observação nos diversos locais de estágio;
2.3 Definição dos campos de estágio;
2.4 Organização de convênios e contratos;
2.5 Elaboração dos planos de trabalho/intervenção;
2.6 Discussões e troca de experiências sobre as questões relativas ao estágio;
2.7 Vivências nos diferentes campos de estágio.

60

3

UNIDADE III - Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados do Estágio.
3.1 Orientações sobre o relatório;
3.2 Entrega dos documentos e planos de trabalho;
3.2 Seminário Final – Apresentação oral dos Relatórios.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:- Aula expositivo dialogada; - Trabalho de pesquisa individual e em grupo; - Roda de conversa; - Estudo dirigido; - Dinâmicas em grupos; - estudo de textos; - Saída à campo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através das diferentes atividades realizadas; - Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; - Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado.

HABILIDADES

- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos; - Objetividade, coerência e correção na escrita do relatório.

ATITUDES

- Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; - Utilização das normas da ABNT na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; - Participação nas atividades desenvolvidas; - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; - Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

- Capacidade de articular conhecimentos das diferentes disciplinas do curso; - Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; - Organização do seminário final da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Elaboração de Referencial Teórico

I, II, III

x

x

x

1.5

09/04/2024

x

23/04/2024

Plano de Trabalho de Estágio

I, II, III

x

x

x

1.5

14/05/2024

x

21/05/2024

Vivência de Estágio

I, II, III

x

x

x

3.5

18/06/2024

Relatório e documentos de Estágio

I, II, III

x

x

x

2.5

18/06/2024

Seminário Final

I, II, III

x

x

x

1.0

18/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 176 p. ISBN 8524905573

2

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598.

3

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KUNZ, Elenor(ORG.). Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2002. 160 p.

2

BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor de educação física e a construção do saber. 2.ed. São Paulo: Papirus, 2001. 176 p.

3

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke et al. Metodologia do ensino de educação física. 9.reimp. São Paulo: Cortez & Moraes, 2003. 119 p

4

SILVA, Aida Maria Monteiro et al. Didática, currículo e saberes escolares. 2.ed. São Paulo: DP&A, 2002. 197p.

5

Metodologia científica na era da informática - 3.ed.rev.e atual. / 2008 - ( Livros ) - Acervo 134237MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3.ed.rev.e atual. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática