Uniplac - Graduação - Educação Física - Seminário de Trabalho Integrativo I - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

Educação Física - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Seminário de Trabalho Integrativo I

40

EMENTA

Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

OBJETIVO GERAL

Realizar levantamento, análise e caracterização de práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense, visando à elaboração do projeto de pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do projeto de pesquisa; - Elaborar o projeto de pesquisa na área de intervenção do profissional de Educação Física, visando à produção e socialização do conhecimento; - Submeter o projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIPLAC; - Utilizar as normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

– Atividades profissionais no campo da Educação Física.
1.1 Práticas esportivas na Região Serrana de Santa Catarina.
1.1.1 Modalidades praticadas;
1.2 Atividades profissionais nas academias da Região da Serra Catarinense.
1.2.1 Campos emergentes de atuação do profissional de Educação Física.

04

Planejamento da pesquisa
1.1 Escolha do assunto de pesquisa;
1.2 Levantamento bibliográfico;
1.2.1 Fichamento;
1.3 Local/espaço para a realização da pesquisa;
1.4 Disponibilidade e condições do pesquisador para a pesquisa;

02

3

Estrutura do projeto de pesquisa de acordo com modelo do CEP da UNIPLAC

30

4

- Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

04

TOTAL DE HORAS

40 h

Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de micro escrita; - Trabalho de pesquisa na internet e/ou na biblioteca; - Estudo dirigido; - Seminário. - Trabalho Integrado e em Grupo; - Estudo de Texto; - Aula em Laboratório.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do projeto de pesquisa.

HABILIDADES

- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Compreensão e utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração do projeto de pesquisa; - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega das etapas do projeto.

OUTRAS

- Submissão do projeto de pesquisa ao CEP da UNIPLAC.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação Integrativa 01

todas

25/06/2024

Avaliação 02 - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão parcial)

A definir

Avaliação 03 – Elaboração do referencial teórico (1º capítulo)

3

Avaliação 04 - Elaboração do projeto de pesquisa (versão final)

18/06/2024

A definir

Avaliação 05 - formatação de acordo com as normas da ABNT

todas

25/06/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 419 p. ISBN 8573079444

2

PEREIRA, Júlio Cesar Rodrigues. Análise de dados qualitativos: estrtégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp editora, 2004. 151 p. ISBN 8531405238

3

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10ª. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522478392.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARCONI, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações.... 6.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2001.

2

BARBANTI, Valdir José; BENTO, Jorge Olímpio; MARQUES, Antônio Teixeira; AMADIO, Alberto Carlos. Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2002.

3

COÊLHO, Ronaldo Sérgio de Araújo. ABC do trabalho acadêmico e científico. Curitiba: Editora Juruá, 2012.

4

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010.

5

SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia da pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2013.

obs: Outras bibliografias poderão ser incluídas, no sentido de oferecer maior fundamentação teórica às unidades de ensino trabalhadas.

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura