PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Enfermagem - Bacharelado |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Caroline Beatriz Schons |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Métodos Terapêuticos Alternativos |
0-18075 |
5º |
2 |
40 |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar ao aluno o conhecimento básico sobre os principais métodos terapêuticos integrativos complementares, visando sensibilizá-lo para desenvolver um novo modelo assistencial em saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a importância de se assistir o homem holisticamente. - Perceber que as terapias integrativas e complementares podem ser aliadas da terapia convencional. - Possibilitar o desenvolvimento de uma prática assistencial de acordo com a visão holística . - Possibilitar ao aluno apreender o conhecimento necessário para implementar a assistência de enfermagem utilizando as terapias integrativas e complementares. - Conhecer tecnologias de manutenção e recuperação da saúde baseadas em um modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à disciplina |
8 |
2 |
Noções gerais sobre práticas integrativas/complementares: |
24 |
3 |
Fitoterapia |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: Exposição Dialogada Dinâmica grupal Seminário Vivências Aula prática em laboratório Trabalho em grupo Exposição Dialogada Desenvolvimento de práticas de coleta, catalogação, indicação e modo de preparo de ervas medicinais cultivadas na Serra Catarinense. Portfólio fitoterapia com atividades serão desenvolvidas individualmente. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão considerados os seguintes critérios: apreensão dos conteúdos debatidos em cada aula; contribuições pertinentes ao tema; a qualidade dos trabalhos apresentados. coerência nas respostas orais/escritas solicitadas. domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de atividades práticas supervisionadas, provas com questões objetivas e/ou dissertativas, ou orais, nas avaliações parciais e integrativa que comporão o conceito final. |
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HABILIDADES |
Avaliação individual e em grupos; Estabelecimento de relação entre os diferentes conteúdos vistos na disciplina; Retomada de conteúdos afins vistos em semestres anteriores; Desenvolvimento de textos e técnicas de apresentação de seminários; Habilidades de raciocínio do acadêmico, capacidade de análise, síntese, abstração, indução, dedução, durante sua participação na aulas teórico práticas e respostas dadas aos questionamentos; Habilidades para análise das fontes de busca de informações/conhecimento utilizadas pelo acadêmico; Habilidades de comunicação e expressão manifestadas pela expressão escrita, nas provas e trabalhos, no fórum de discussão e nas atividades práticas. A verificação da aprendizagem será avaliada através do comprometimento individual e coletivo na formação do conhecimento, da postura ética,crítica/reflexiva e criativa, frente as situações de aprendizagem apresentadas. |
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ATITUDES |
Participação presencial nas aulas, bem como no ambiente virtual Google Class e meet, zoom, youtube ou outras plataformas disponíveis para construção do conhecimento. Contribuição nas aulas e seminários com leituras e pesquisas de outras referências atualizadas; Participação ativa nos seminários e trabalhos em grupo; Participação ativa e passiva na apresentação dos seminários como ouvinte capacidade de argumentação verbal e escrita; Ética, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito a diversidade de opiniões; Serão considerados os seguintes critérios: Pontualidade e assiduidade; Manifestação de valores e atitudes éticas; Respeito aos colegas, ao professor, à comunidade em que interage, à universidade, ao patrimônio. Avaliar e orientar a utilização de terapias complementares; Respeitar os princípios éticos e de acordo com os preceitos legais da profissão. |
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OUTRAS |
Avaliações teórico práticas; Atividade mobilizadora; Atividade integradora do semestre; Atitudes e habilidades: apresentação de seminário, participação em aulas práticas e atividades de extensão. Participação; Assiduidade; Pontualidade. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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avaliação 1 |
1,2 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
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avaliação 2 |
3 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
|
|
||||
avaliação 3 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ROSSI, Ana Maria; QUICK, James Campbell; PERREWÉ, Pamela L. (Org.). Stress e qualidade de vida no trabalho: melhorando a saúde e o bem-estar dos funcionários. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013. 277 p. |
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2 |
SALLES, Léia Fortes; SILVA, Maria Júlia Paes da. Enfermagem e as práticas complementares em saúde. São Paulo: Yendis, 2011. ISBN 9788577282241 |
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3 |
WILLS, Pauline. Manual de reflexologia e cromoterapia. São Paulo: Pensamento, 2013. 125p. ISBN 9788531509209 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ANDRADE, Marcia. Chás e simpatias: vovó tinha razão. São Paulo: Madras, 2005. 141 p. ISBN 8573740566 |
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2 |
FOCKS, Claudia; MÄRZ, Ulrich. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. 2. Barueri: Manole, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788520455630. |
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3 |
YAWATA, Clara; ANTÔNIO, João; CORDEIRO, Ruth. Medicina natural: a cura está na natureza. São Paulo: Três, 2007. 544 p. ISBN 8573681861 |
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4 |
ELLSWORTH, Abigail. Yoga: anatomia ilustrada: guia completo para o aperfeiçoamento de posturas. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788520449547. |
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5 |
MARTINS, Ednéa Iara Souza. Do-in, shiatsu e acupuntura: uma visão chinesa do toque terapêutico. São Paulo: Editora Roca Ltda., 1998. 224 p. ISBN 8572412492 |
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6 |
PRICE, Shirley. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S/a, 2001. 316 p. ISBN 8528608514 |
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7 |
CLAUDINO, Hilton. Argila medicinal: propriedades, benefícios e usos na saúde e na estética. São Paulo: Elevação, 2010. 181p. ISBN 9788575131893 |
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8 |
CECHINEL FILHO, Valdir; ZANCHETT, Camile Cecconi Cechinel. Fitoterapia avançada: uma abordagem química, biológica e nutricional. Porto Alegre: ArtMed, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581335151. |
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9 |
CUNHA, A. Proença da; SILVA, Alda Pereira da; ROQUE, Odete Rodrigues. Plantas e produtos vegetais em fitoterapia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 701 p. ISBN 9723110105 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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