Uniplac - Graduação - Enfermagem - Métodos Terapêuticos Alternativos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Caroline Beatriz Schons


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Métodos Terapêuticos Alternativos

0-18075

2

40


EMENTA

Holismo em saúde. Legislação. Noções gerais sobre terapias naturais em saúde: fitoterapia, geoterapia, massoterapia, homeopatia, acupuntura, shiatsu e técnicas de relaxamento. Métodos populares de tratamento e cura. Enfrentamento das questões inerentes a prática assistencial. Florais. Reflexologia. Toque Terapêutico. Aromaterapia. Cromoterapia.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar ao aluno o conhecimento básico sobre os principais métodos terapêuticos integrativos complementares, visando sensibilizá-lo para desenvolver um novo modelo assistencial em saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a importância de se assistir o homem holisticamente. - Perceber que as terapias integrativas e complementares podem ser aliadas da terapia convencional. - Possibilitar o desenvolvimento de uma prática assistencial de acordo com a visão holística . - Possibilitar ao aluno apreender o conhecimento necessário para implementar a assistência de enfermagem utilizando as terapias integrativas e complementares. - Conhecer tecnologias de manutenção e recuperação da saúde baseadas em um modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução à disciplina

- Apresentação e discussão do Plano de Ensino
- Legislação referente Prática Integrativas e Complementares
- Política Nacional de Políticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde

8

2

Noções gerais sobre práticas integrativas/complementares:

- Métodos populares de tratamento e cura
- Técnicas Básicas de Relaxamento
-Meditação
- Geoterapia
- Massoterapia
- Florais
- Aromaterapia
- Homeopatia
- Acupuntura
- Shiatsu
- Do-in
- Reflexologia
- Iridologia
- Cromoterapia
- Radiestesia
- Toque Terapêutico
- Yoga
- Tai chi tai chi chuan
- Reiki

24

3

Fitoterapia

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias: Exposição Dialogada Dinâmica grupal Seminário Vivências Aula prática em laboratório Trabalho em grupo Exposição Dialogada Desenvolvimento de práticas de coleta, catalogação, indicação e modo de preparo de ervas medicinais cultivadas na Serra Catarinense. Portfólio fitoterapia com atividades serão desenvolvidas individualmente.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão considerados os seguintes critérios: apreensão dos conteúdos debatidos em cada aula; contribuições pertinentes ao tema; a qualidade dos trabalhos apresentados. coerência nas respostas orais/escritas solicitadas. domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de atividades práticas supervisionadas, provas com questões objetivas e/ou dissertativas, ou orais, nas avaliações parciais e integrativa que comporão o conceito final.

HABILIDADES

Avaliação individual e em grupos; Estabelecimento de relação entre os diferentes conteúdos vistos na disciplina; Retomada de conteúdos afins vistos em semestres anteriores; Desenvolvimento de textos e técnicas de apresentação de seminários; Habilidades de raciocínio do acadêmico, capacidade de análise, síntese, abstração, indução, dedução, durante sua participação na aulas teórico práticas e respostas dadas aos questionamentos; Habilidades para análise das fontes de busca de informações/conhecimento utilizadas pelo acadêmico; Habilidades de comunicação e expressão manifestadas pela expressão escrita, nas provas e trabalhos, no fórum de discussão e nas atividades práticas. A verificação da aprendizagem será avaliada através do comprometimento individual e coletivo na formação do conhecimento, da postura ética,crítica/reflexiva e criativa, frente as situações de aprendizagem apresentadas.

ATITUDES

Participação presencial nas aulas, bem como no ambiente virtual Google Class e meet, zoom, youtube ou outras plataformas disponíveis para construção do conhecimento. Contribuição nas aulas e seminários com leituras e pesquisas de outras referências atualizadas; Participação ativa nos seminários e trabalhos em grupo; Participação ativa e passiva na apresentação dos seminários como ouvinte capacidade de argumentação verbal e escrita; Ética, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito a diversidade de opiniões; Serão considerados os seguintes critérios: Pontualidade e assiduidade; Manifestação de valores e atitudes éticas; Respeito aos colegas, ao professor, à comunidade em que interage, à universidade, ao patrimônio. Avaliar e orientar a utilização de terapias complementares; Respeitar os princípios éticos e de acordo com os preceitos legais da profissão.

OUTRAS

Avaliações teórico práticas; Atividade mobilizadora; Atividade integradora do semestre; Atitudes e habilidades: apresentação de seminário, participação em aulas práticas e atividades de extensão. Participação; Assiduidade; Pontualidade.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3

x

x

x

1.0

A definir

avaliação 1

1,2

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir

avaliação 2

3

x

x

x

3.5

A definir

avaliação 3

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ROSSI, Ana Maria; QUICK, James Campbell; PERREWÉ, Pamela L. (Org.). Stress e qualidade de vida no trabalho: melhorando a saúde e o bem-estar dos funcionários. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013. 277 p.

2

SALLES, Léia Fortes; SILVA, Maria Júlia Paes da. Enfermagem e as práticas complementares em saúde. São Paulo: Yendis, 2011. ISBN 9788577282241

3

WILLS, Pauline. Manual de reflexologia e cromoterapia. São Paulo: Pensamento, 2013. 125p. ISBN 9788531509209


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANDRADE, Marcia. Chás e simpatias: vovó tinha razão. São Paulo: Madras, 2005. 141 p. ISBN 8573740566

2

FOCKS, Claudia; MÄRZ, Ulrich. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. 2. Barueri: Manole, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788520455630.

3

YAWATA, Clara; ANTÔNIO, João; CORDEIRO, Ruth. Medicina natural: a cura está na natureza. São Paulo: Três, 2007. 544 p. ISBN 8573681861

4

ELLSWORTH, Abigail. Yoga: anatomia ilustrada: guia completo para o aperfeiçoamento de posturas. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788520449547.

5

MARTINS, Ednéa Iara Souza. Do-in, shiatsu e acupuntura: uma visão chinesa do toque terapêutico. São Paulo: Editora Roca Ltda., 1998. 224 p. ISBN 8572412492

6

PRICE, Shirley. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S/a, 2001. 316 p. ISBN 8528608514

7

CLAUDINO, Hilton. Argila medicinal: propriedades, benefícios e usos na saúde e na estética. São Paulo: Elevação, 2010. 181p. ISBN 9788575131893

8

CECHINEL FILHO, Valdir; ZANCHETT, Camile Cecconi Cechinel. Fitoterapia avançada: uma abordagem química, biológica e nutricional. Porto Alegre: ArtMed, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581335151.

9

CUNHA, A. Proença da; SILVA, Alda Pereira da; ROQUE, Odete Rodrigues. Plantas e produtos vegetais em fitoterapia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 701 p. ISBN 9723110105

obs:

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