Uniplac - Graduação - Enfermagem - Cuidado de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Jamile Perin


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cuidado de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente

0-18074

10

200


EMENTA

Cuidado de enfermagem à criança, adolescente e família no hospital e ambulatório.

 

Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.


OBJETIVO GERAL

Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida, atuar de forma a garantir à integralidade da assistência de enfermagem a criança, ao adolescente e a família, entendida como conjunto articulado e continuo das ações e serviços de saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente; - Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas; - Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; - Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde; - Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de Enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, recuperação e reabilitação à saúde da criança e do adolescente, na perspectiva da integralidade da assistência; - Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de Enfermagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Apresentação da proposta de trabalho durante o semestre, dinâmica de aula, avaliações nas aulas e na APSSS(atividade prática em serviços de saúde).
- Puericultura - Fases crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente, com suas características:
O Recém nascido - Classificação e características do RN;
Primeira infância;
Segunda infância;
Pré-escolar;
Escolar;
Adolescente.

6

2

Criança e adolescente saudável: SISVAN.
- Consulta enfermagem em puericultura;
- Anamnese e histórico.
- Testes avaliativos do Recém nascido;
- Exame físico da criança;
- Revisão de imunobiológicos;
- Aleitamento materno e Alimentação saudável.

6

3

- Estatuto da Criança e adolescente.

4

4

- Sexualidade e reprodução. 
- Violência contra a criança e o adolescente.
- ISTs, HIV/AIDS.

4

5

- Atenção integrada às doenças prevalentes da infância – AIDPI: doenças diarréicas/desidratação, desnutrição, infecção respiratória e anemia.

4

6

- A criança e o adolescente hospitalizado.

4

7

- Segurança na Medicação na Infância.

6

8

-  Membrana Hialina.
- Icterícia neonatal.
- Aspiração mecônio.
- Dor e febre na infância.

8

9

- Acidentes na infância.

8

10

- Malformações congênitas.

4

11

- Doenças crônicas: Digestoras, Respiratórias, Urinárias, pancreáticas e cardíacas.

8

12

 - Processo cirúrgico na infância e adolescência.

4

13

- Convulsões/epilepsia.

4

15

- Atividade Prática supervisionada em Serviços de Saúde.

80

16

- Atividade prática extra classe (ISTs, gravidez na adolescência)

20

16

- LPP

30

 

TOTAL DE HORAS

200 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Serão avaliados considerando sua participação e desempenho nas atividades como: - Estudos de caso. - Avaliações teórico práticas. - Relatórios de visita a campo. - Seminários.  - Bem como será considerado os seguintes critérios:  - Contribuições pertinentes ao tema;  - Coerência nas respostas orais/escritas solicitadas.  - Domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de atividades práticas supervisionadas, provas com questões objetivas e/ou dissertativas, ou orais, nas avaliações parciais e integrativas que comporão o conceito final.

HABILIDADES

- Avaliação individual e em grupos; - Estabelecimento de relação entre os diferentes conteúdos vistos na disciplina; - Retomada de conteúdos afins vistos em semestres anteriores; - Desenvolvimento de textos e técnicas de apresentação de seminários; - Habilidades de raciocínio do acadêmico, capacidade de análise, síntese, abstração, indução, dedução, durante sua participação nas aulas teórico-práticas e respostas dadas aos questionamentos; - Habilidades para análise das fontes de busca de informações/conhecimento utilizadas pelo acadêmico; - Habilidades de comunicação e expressão manifestadas pela expressão escrita, nas provas e trabalhos, no fórum de discussão, na atividades integradora e nas atividades práticas.

ATITUDES

- Participação presencial nas aulas; - Contribuição nas aulas e seminários com leituras e pesquisas de outras referências atualizadas; - Participação ativa nos seminários e trabalhos em grupo; - Participação ativa e passiva na apresentação dos seminários como ouvinte, com capacidade de argumentação verbal e escrita; - Postura Ética, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito a diversidade de opiniões. Serão considerados os seguintes critérios:  - Pontualidade e assiduidade;  - Manifestação de valores e atitudes éticas; - Respeito aos colegas, ao professor, à comunidade em que interage, à universidade, ao patrimônio.

OUTRAS

- Atitudes e habilidades individuais, que inclui processo qualitativo em crescente de complexidade.  - Agir eticamente. - Provas escritas. - Avaliações teórico-práticas.. - Participação ativa. - Assiduidade. - Participação em eventos, projetos de extensão e pesquisa comprovado por certificados ou declarações do docente responsável, bem como reforço no LPP de 30 horas. - Atividade prática supervisionada em serviços de saúde, avaliações parciais durante o semestre que inclui: avaliação nas horas de LPP, em reuniões agendadas previamente conforme cronograma de atividades com supervisores e acadêmicos, para ciência da evolução qualitativa do acadêmico durante o semestre.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

Todas

x

x

x

1.0

12/06/2024

Avaliação 01

1,2,3,4

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 02

5,6,7,8

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 3 – LPP Caderneta e APSSS

Todas

x

x

x

5.0

A definir

Avaliação 4 - seminário

9

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOWDEN, Vicky R.; GREENBERG, Cindy Smith. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2013. 765 p. ISBN 8527709651.

2

CONTIM, Divanice; ABE, Elza Sumiko Hojo; AZEVEDO, Sara Diniz Rubinsztejn (Org.). Manual de procedimentos em pediatria. São Caetano do Sul: Yendis, 2008. 538 p. ISBN 9788577280353

3

WONG, Donna L. Whaley & Wong: enfermagem pediátrica : elementos essenciais à intervenção efetiva. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1999. 1118 p. 23849 ISBN 8527705060


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LISSAUER, Tom; CLAYDEN, Graham. Manual ilustrado de pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 410 p. ISBN 85-277-0793-4.

2

NÓBREGA, Fernando José de; NASPITZ, Charles K. (coord.). Medicamentos habitualmente usados em pediatria. São Paulo: Nestlé editora, 1996. 138 p.

3

reações adversas e medicamentos em pediatria

4

TANAKA, Oswaldo Y.; MELO, Cristina. Avaliação de programas de saúde do adolescente: um modo de fazer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. 83 p. ISBN 853140617x

5

VIANA, Dirce Laplaca; CONTIM, Divanice; ABE, Elza Sumiko Hojo; AZEVEDO, Sara Diniz Rubinsztejn. Manual de procedimentos em pediatria. São Caetano do Sul: Yendis, 2006. 538 p. ISBN 9788577280353

obs: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_33.pdf012. Disponível:Acesso em fevereiro de 2024

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