PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Enfermagem - Bacharelado |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Suian de Liz Gonzaga dos Santos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cuidado de Enfermagem a Saúde da Mulher |
0-18073 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Cuidado de enfermagem à saúde da mulher. Mulher e direitos humanos. Planejamento Familiar. Consulta de Enfermagem Ginecológica. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar o aluno para planejar e executar o cuidado integral de enfermagem à mulher, pautado em princípios científicos, humanistas e éticos; com ênfase à promoção da saúde e à prática preventiva de forma crítica, criativa e contextualizada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Realizar a consulta de enfermagem ginecológica de forma autônoma, humanista, ética, criativa e reflexiva - Identificar e contextualizar os dados epidemiológicos acerca das condições de saúde da mulher a fim de compreender, planejar e executar ações de promoção, prevenção e cuidado integral; - Revisar a fisiologia dos ciclos sexuais e ovarianos da mulher; - Compreender a fisiologia da resposta sexual feminina; - Planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do planejamento familiar; - Planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca das IST´s mais comuns; - Planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do Cancer de Mama; - Planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do Câncer de Colo de útero; - Planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do climatério e menopausa; - Atuar nos programas de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Cuidado Integral de Enfermagem à Saúde da Mulher |
2 |
2 |
Mulher, Gênero, direitos e cidadania – VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER |
2 |
3 |
- Ciclos sexuais e ovarianos (revisão da anatomia e fisiologia) |
4 |
4 |
- Planejamento Familiar |
6 |
5 |
- Infecções sexualmente transmissíveis, colpites, cervicites e vulvovaginites |
6 |
6 |
- Câncer de mama e câncer cérvico-uterino |
18 |
7 |
- Climatério e Menopausa |
2 |
8 |
Cuidado Integral à Saúde da Mulher - Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde (APSSS) |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: O aluno deverá cumprir no mínimo 08 horas de atividades extraclasse. O valor desta atividade é de 0,5 (zero vírgula cinco) pontos e será atribuído somente ao aluno que completar a carga horária de 8 horas (não será emitida nota parcial). Será considerado atividade extraclasse: • - Mínimo de 8 horas de estudos extraclasse, nos Laboratórios de Prática Profissional (LPP), para revisão dos procedimentos de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem do 3º e 4º semestre. • * A participação em estudos extraclasse no LPP deverá ser comprovada através da ficha de presença da disciplina. O aluno deverá cumprir no mínimo 8 horas no LPP até a data limite de seu grupo, conforme cronograma de APSSS – a data limite será o primeiro dia de APSSS. A ficha de presença de atividades extraclasse deverá ser entregue à Professora de APSSS, impreterivelmente NO PRIMEIRO DIA DE APSSS NO CCS· |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; APSSS – Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; EXT – extensão universitária FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; PAL – Palestra; RC – Roda de conversa; REV – Revisão de conteúdos de outras disciplinas; REVLPP – Revisão das Práticas de Semiologia no LPP; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Todos os conteúdos serão considerados para fins de avaliação, em análise processual, avaliação teórico-prática em LPP; APSSS; produção e entrega de portifólio ao final das atividades no campo de APSSS; seminários e demais atividades diárias previstas na disciplina |
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HABILIDADES |
Nas aulas de LPP e APSSS, o aluno será acompanhado pelo professor durante a execução do cuidado integral à mulher/família/comunidade (em situações simuladas ou reais), de forma progressiva, conforme as oportunidades oferecidas e vivenciadas pelo aluno. A avaliação do aluno se dará de forma individualizada, mesmo durante as atividades realizadas em grupo. Ao final do semestre o aluno deve estar apto a: - Identificar e diferenciar os ciclos sexuais e ovarianos da mulher; - Compreender a fisiologia da resposta sexual feminina; - Compreender, planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do planejamento familiar; - Compreender, planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca das IST´s mais comuns; - Compreender, planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do Câncer de Mama; - Compreender, planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do Câncer de Colo de útero; - Compreender, planejar e executar ações preventivas e de cuidado acerca do climatério e menopausa; - Realizar consulta de enfermagem ginecológica pautado em atitude humanizada, ética e livre de riscos |
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ATITUDES |
- Assiduidade, pontualidade e responsabilidade no cumprimento das atividades da disciplina; - Agir dentro da ética e de acordo com os preceitos legais da profissão, respeitando o docente, os colegas, a equipe multiprofissional e o ser humano; - Zelar pelo bom nome da instituição UNIPLAC e da Instituição conveniada para estágio; - Preservar os materiais e equipamentos das instituições conveniadas; - Desenvolver uma postura ética-crítica-construtiva em benefício de sua formação profissional; - Potencializar a criatividade e a inovação nas práticas de enfermagem e saúde; - Cultivar o respeito e a maturidade para convivência em grupos; - Elaborar e implementar ações de planejamento em saúde e enfermagem; - Utilizar formas de comunicação eficientes e eficazes no processo de trabalho em enfermagem; - Desenvolver habilidade de negociação e mediação de conflitos. - Desenvolver habilidade de liderança e tomada de decisão |
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OUTRAS |
Durante as APSSS a disciplina utiliza formulário “Diário de Campo” específico para avaliação processual do aluno. A composição da nota nesta atividade será finalizada junto ao professor da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação 01 Teórico-prática em LPP |
1 a 7 E SEMIOLOGIA |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 – Atividades extraclasse |
SEMIOLOGIA |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
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Avaliação 3 – seminário Planejamento Familiar |
1 A 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
17/04/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 – Seminário ISTs |
1 A 7 |
x |
x |
x |
1.0 |
05/06/2024 |
x |
A definir |
||||
APSSS |
1 A 7 E SEMIOLOGIA |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
INTEGRATIVA |
1 A 7 |
x |
x |
x |
1.0 |
12/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação Escrita Individual |
1, 2, 3, 5 e 6 |
x |
|
x |
1.5 |
10/04/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
PASSOS, Eduardo Pandolfi et. al. Rotinas em ginecologia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 729 p. ISBN 978-85-8271-407-2. |
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2 |
FREITAS, Fernando et. al. Rotinas em ginecologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 584 p. ISBN 9788536324340. |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Nívea Cristina Moreira. Enfermagem em ginecologia e saúde da mulher. São Paulo: Erica, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536532455. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LARA, Sonia Regina Godinho de; CESAR, Mônica Bimbatti Nogueira (coord.). Enfermagem em obstetrícia e ginecologia. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788520454756. |
|||||||||||
2 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 124 p. (Cadernos de Atenção Básica) ISBN 853341188x |
|||||||||||
3 |
SILVA FILHO, Agnaldo Lopes da; D`ABREU, Bárbara Flecha (org.). Protocolos e condutas em ginecologia e obstetrícia. Rio de Janeiro: MedBook, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786557830789. |
|||||||||||
4 |
BEREK, Jonathan S.; NOVAK, Edmund R. Berek & Novak: tratado de ginecologia. 15.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1166 p. ISBN 978-85-277-2376-3. |
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5 |
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres |
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obs: O aluno poderá realizar buscas de artigos, resumos, dissertações, teses referentes à saúde da mulher também através da internet (site do ministério da saúde - bvsms.saude.gov.br, bases de dados como SCIELO, LILACS ou MEDLINE, FIOCRUZ, etc) Os periódicos listados a seguir estão disponíveis na Biblioteca Central para consulta e podem fazer parte das leituras complementares sugeridas durante as aulas: Vida e Saúde Nursing Up date Revista da Escola de Enfermagem da USP Saúde em Debate Revista Latino Americana de Enfermagem Revista Gaúcha de Enfermagem Revista Brasileira de Enfermagem Journal Advanced Nursing Revista Texto e Contexto RECENF - Revista técnico-científica de enfermagem Conhecer em Enfermagem Saúde Coletiva Revista Brasileira de Medicina Femina Revista Brasileira de Ginecologia RADIS |
Para a atenticação do plano de ensino |
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