Uniplac - Graduação - Enfermagem - Administração de Enfermagem em Saúde Comunitária (ECO-I) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Suian de Liz Gonzaga dos Santos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Administração de Enfermagem em Saúde Comunitária (ECO-I)

0-18087

11

220


EMENTA

Estágio em gestão dos serviços de saúde e de enfermagem em Saúde Comunitária.Teorias de

 

administração em enfermagem. Vigilância em saúde. Sistemas de informação.

Financiamento para o setor saúde. Políticas de Recursos Humanos e materiais em saúde e

enfermagem. Segurança do paciente. Controle e avaliação dos serviços de saúde.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver habilidade de gestão em saúde e enfermagem, reconhecendo, refletindo e analisando as práticas de gestão inerentes ao enfermeiro no contexto da saúde comunitária na perspectiva do Sistema Único de Saúde

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer, descrever e analisar os componentes da política de gestão em saúde / enfermagem, considerando recursos humanos, materiais e assistenciais de uma Unidade Básica de Saúde; - Conhecer e observar questões relativas a estrutura e arquitetura física e organizacional; - Compreender o financiamento do setor saúde para as organizações de saúde e suas implicações para a enfermagem; - Reconhecer, descrever e analisar os processos de provimento de pessoal de enfermagem; - Conhecer e descrever o programa de educação em serviço; - Conhecer , descrever e analisar a política assistencial institucional, considerando filosofia, objetivos, teoria, método de assistência e padrões de assistência, aplicados no processo de trabalho em enfermagem e saúde; - Desenvolver uma atividade prática de gestão em enfermagem, considerando as demandas do campo de estágio, visando a experiência do papel do enfermeiro na gestão do cuidado. - Utilizar instrumentos de planejamento em saúde, nas ações de gestão em enfermagem; - Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem e do processo de cuidar em enfermagem, integrando ao trabalho multiprofissional em saúde. - Conhecer e utilizar adequadamente tecnologias de informação, de comunicação e assistenciais, para o cuidar de enfermagem; - Conhecer a legislação do exercício profissional e do Sistema Único de Saúde, relacionando suas aplicações e implicações no processo de trabalho em saúde.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Gerenciamento das instituições e níveis de atenção em saúde: Atenção Básica de Saúde – RAS

10

2

Noções básicas: arquitetura e infraestrutura da atenção Básica de Saúde Legislação Específica (RDC 50)

2

3

Noções de Planejamento/organização e planejamento dos serviços de saúde na atenção básica – PNAB

10

4

Vigilância em saúde

4

5

Sistemas de informação em saúde

2

6

Visita Domiciliar

2

7

Promoção da saúde e Cuidado Integral em saúde

2

8

Educação permanente em saúde

4

9

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) = Consulta de enfermagem na atenção básica

4

10

Estágio em gestão dos serviços de saúde e de enfermagem em Saúde Comunitária

180

 

TOTAL DE HORAS

220 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 22 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: 4 horas de Visita técnica no Local de Estágio, no mínimo com 2 semanas de antecedência, para levantamento situacional e elaboração do plano de estágio. 18 horas de estudos, pesquisa e síntese no diário de campo a partir das vivências no local de estágio e elaboração do planejamento semanal de atividades em campo de estágio. Estas atividades serão validadas e avaliadas junto ao orientador de estágio, que fará a conferência durante a visita de orientação semanal.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Todos os conteúdos serão considerados para fins de avaliação, em análise processual, por meio de avaliação escrita; produção de sínteses escritas; produção e entrega de planejamento semanal de atividades no campo de estágio; participação em seminários nas aulas presenciais.

HABILIDADES

Analisar e comprometer-se mediante situações de possíveis infrações éticas durante o estágio; - Agir dentro da ética e de acordo com os preceitos legais da profissão, respeitando o docente, os colegas, a equipe multiprofissional e o ser humano; - Zelar pelo bom nome da instituição UNIPLAC e da Instituição conveniada para estágio; - Preservar os materiais e equipamentos das instituições conveniadas; - Desenvolver uma postura ética-crítica-construtiva em benefício de sua futura formação profissional; - Potencializar a criatividade e a inovação nas práticas de enfermagem e saúde; - Cultivar o respeito e a maturidade para convivência em grupos; - Elaborar e implementar ações de planejamento em saúde e enfermagem; - Utilizar formas de comunicação eficientes e eficazes no processo de trabalho em enfermagem; - Elaborar escalas de trabalho; - Desenvolver habilidade de negociação e mediação de conflitos. - Desenvolver habilidade de liderança e tomada de decisão

ATITUDES

Assiduidade e pontualidade nas aulas e nas atividades de estágio; - Dedicação integral ao desenvolvimento do estágio e das atividades propostas para estudo; - Atitude ética e de respeito com docentes, colegas e demais profissionais; - Permanência no local de Estágio Supervisionado (não ausentar-se sem o prévio consentimento do docente); - Demonstração de responsabilidade social e consciência da importância de sua ação profissional para melhoria da vida e as condições de saúde do outro e de si mesmo; - Interação com os ambientes de estudo e socialização dos saberes produzidos; - Organização e seleção do tempo, material e do trabalho; - Execução com interesse às leituras sugeridas; - Participação ativa das discussões e estudos com colegas e docente; - Desempenho integral das ações planejadas; - Conhecimento da prática e normas da instituição sede do estágio; - Posicionamento e contribuição com ações/opiniões de maneira crítica e reflexiva sobre o seu desempenho e o papel do enfermeiro na assistência na unidade de estágio. - Participação, quando convocado, de reuniões presenciais e virtuais promovidas pelos docentes;

OUTRAS

A composição da nota da avaliação 4 será realizada com a Professora Orientadora e Enfermeira Supervisora de Campo

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Seminário Políticas e Programas do PNAB

1 e 2

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 02 – Seminário sobre RAS

3, 4 e 5

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Roda de Conversa sobre as Experiências de Estágio

1 a 10

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 04 – Estágio Supervisionado

1 a 10

x

x

x

6.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6.

2

CUNHA, Káthia de Carvalho. Gerenciamento na enfermagem: novas práticas e competências. São Paulo: Martinari, 2005. 118 p. ISBN 8589788113

3

SANTOS, Álvaro da Silva; MIRANDA, Sônia Maria Rezende C. de. A enfermagem na gestão em atenção primária à saúde. Barueri: Editora Manole Ltda, 2007. 436 p. (Série Enfermagem) ISBN 8520422942


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SANTOS, Álvaro da Silva; TRALDI, Maria Cristina. Administração de enfermagem em saúde coletiva. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520455241.

2

KURCGANT, Paulina. Gerenciamento em enfermagem. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788527730198.

3

OLIVEIRA, Simone Machado Kühn de; BECKER, Bruna. Gestão em enfermagem na atenção básica. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029637.

4

SOUZA, Eduardo Neves da Cruz de et al. Gestão da qualidade em serviços de saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029811.

5

SOUZA, Marina Celly Martins Ribeiro de; HORTA, Natália de Cássia. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732369.

obs:Entrevista Professor Mario Sergio Cortella – Relações de Poder disponível em: https://www.youtube.com/watch@p0v=7yst968tsfE Reportagem sobre o NASF: Revista Radis disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/noticias/saude-da-familia-perde-modelo-do-nasf O estudante poderá realizar buscas de artigos, resumos, dissertações, teses, referentes à gestão em Enfermagem, Saúde Coletiva, SUS, também através da internet (bases de dados como BVS, SCIELO, LILACS, MEDLINE, FIOCRUZ, etc) Os períódicos listados a seguir estão disponíveis na Biblioteca Central para consulta e podem fazer parte das leituras complementares sugeridas durante as aulas: Enfermagem em Foco - Revista Oficial do COFEN Vida e Saúde Nursing RADIS Up Date Revista da Escola de Enfermagem da USP Saúde em Debate Revista Latino Americana de Enfermagem Revista Gaúcha de Enfermagem Journal Advanced Nursing Revista Texto e Contexto RECENF - Revista Ténico-científica de Enfermagem Conhecer em Enfermagem Saúde Coletiva

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