Uniplac - Graduação - Enfermagem - Trabalho de Curso I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Denise Krieger


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Trabalho de Curso I

0-18089

2

40


EMENTA

Elaboração de projeto de pesquisa ou de prática assistencial articulado a partir de um projeto de cuidado integral em Enfermagem observando as linhas de pesquisa do curso para o

desenvolvimento do trabalho de Curso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver e aplicar projetos de pesquisa e/ou extensão, ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a elaboração do Trabalho de Curso fundamentados no compromisso de oferecer respostas às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa ou de extensão que culmine na elaboração do TC a partir da leitura das necessidades de uma dada realidade ou área de conhecimento; *Estimular o acadêmico a refletir acerca das suas concepções sobre o conhecimento científico e as inter-relações com a prática profissional em enfermagem e saúde, buscando a integração teoria-prática; *Conhecer e dominar o processo de organização e apresentação de trabalhos em formato de projeto científico dentro das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras; *Conhecer e dominar o uso de técnicas de estudo e técnicas de busca bibliográfica; * Experienciar a defesa de projeto científico em banca de qualificação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Acolhimento, apresentação do plano de ensino e cronograma de aulas.
Contrato didático.
Organização de temas/grupos e orientadores de TC;
Formulação de justificativa para trabalho em grupo
Introdução à pesquisa como TC de Enfermagem
Introdução às etapas do Projeto de TC

4

2

Estudo do Regulamento do TC do Curso de Enfermagem;
Papel do orientador de TC;
Significado e papel da banca de qualificação.

2

3

Reconhecimento e organização das etapas que compõem o projeto de TC.

11

4

Ética em pesquisa com seres humanos. Resolução CNS 466/2012 e 510/2016 -
Introdução à Plataforma Brasil – CONEP

5

5

Normas de apresentação de trabalhos científicos: ênfase na ABNT

3

6

Orientação na elaboração dos Projetos de TC ;
Qualificação de Projeto de TC

11

7

Visita ao campo de pesquisa/extensão.
Relato escrito de Atividade

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositiva dialogada Trabalho em pequenos grupos Leitura de texto e Estudo dirigido Problematização Produção em laboratório de informática Bancas de qualificação


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Participação do aluno com contribuições críticas em sala de aula, resposta aos temas problematizados. Produção científica de Projeto de TC, com formatação ABNT exigida e de acordo com o rigor científico. Avaliação escrita – estudo de caso de pesquisa – questões éticas

HABILIDADES

Raciocínio crítico e sintético a partir de leituras de textos e materiais bibliográficos, desenvolvimento da escrita em linguagem científica. Desenvolvimento de raciocínio analítico e interpretativo de dados levantados por meio de pesquisa e outros.

ATITUDES

Participação ativa e respeitosa entre pares, professores, equipes das instituições de saúde e clientes. Desenvolvimento de postura ética nas relações e no desenvolvimento dos projetos. Respeito às considerações éticas estipuladas pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIPLAC. Assiduidade e pontualidade nos encontros de orientação individual. Retorno às solicitações do professor orientador.

OUTRAS

Atividade extra classe

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação escrita

3,4

1.5

A definir

Banca de Qualificação do Projeto de TC

1,3,4,6,7

5.0

A definir

Avaliação Formatação do Projeto de TC

5

1.5

A definir

Processo de elaboração do TC pelo orientador

2,6,7

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas abnt sobre documentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, [19--]. 15001

2

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 315 p. ISBN 978-85-224-5758-8.

3

CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 80 p. (Temas sociais) ISBN 853261145-1

4

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062.

2

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos.

3

MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone G.; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação

4

CARVALHO, Vilma de. Acerca das bases teóricas, filosóficas, epistemológicas da investigação científica: o caso da enfermagem..

5

POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 172 p. ISBN 9788536313443

6

SOUSA, Valmi D.,; DRIESSNACK, Martha; MENDES, Isabel Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa.. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, maio 2007, p.502-507.

obs:UNIPLAC. Regulamento do Trabalho de Curso de Enfermagem - Bacharelado. Parecer nº 1352/2015. CONSUNI/CE. Aprovado em 10/12 /2015.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática