Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Pediatria - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Nayara Lisboa Almeida Schönmeier


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pediatria

0-18184

4

80


EMENTA

Introdução a neonatologia, fisiologia e anatomia fetal, pré, Peri, pós natal e atuação fisioterápica. Introdução a pediatria, distúrbios respiratórios, neurológicos, cardíacos e malformações. Enfoque no desenvolvimento neuropsicomotor. Atendimento pediátrico ambulatorial e hospitalar.


OBJETIVO GERAL

Conhecer e compreender o crescimento e o desenvolvimento neonatal e infantil, os distúrbios mais prevalentes nestes períodos, bem como conhecer e aplicar as abordagens fisioterapêuticas utilizadas em pediatria tanto em ambiente hospitalar como ambulatorial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o crescimento e o desenvolvimento neonatal e infantil; Compreender e praticar os métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica em pediatria; Compreender e praticar as abordagens fisioterapêuticas para atuação preventiva e reabilitadora utilizadas nos distúrbios da infância; Desenvolver a independência para elaborar diagnósticos funcionais, objetivos e condutas fisioterapêuticas adequadas aos distúrbios na infância, treinando as habilidades de observação, investigação, análise, interpretação e relação; Adquirir vocabulário científico relacionado à fisioterapia em pediatria; Dar subsídio e fundamentar a atuação fisioterapêutica tanto acadêmica quanto profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e discussão da disciplina e do plano de ensino.
Introdução a neonatologia e a pediatria.
Crescimento e desenvolvimento pré, peri, e pós-natal.
Fisioterapia nas doenças respiratórias do período neonatal.
Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva neonatal.

20

2

Desenvolvimento neuropsicomotor.
Abordagem motora do neonato.
Manipulação mínima e Estimulação precoce.
Avaliação do desenvolvimento motor típico.

20

3

Malformações congênitas.
Alterações neurológicas.
Fisioterapia nas doenças respiratórias da infância.
Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica.

20

4

Alterações cardíacas e Ortopédicas na infância e a fisioterapia.
Disfunções miccionais da infância.
Oncologia Pediátrica

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aptidão para descrever, explicar, relacionar e argumentar o conteúdo estudado, além da utilização de terminologia adequada. Avaliação teórica.

HABILIDADES

Aptidão para integrar o conhecimento teórico a prático necessários para o desempenho profissional.

ATITUDES

Assiduidade, pontualidade nas aulas. Participação nas aulas. Vestuário adequado para aulas práticas. Ética. Cuidado e organização com materiais do laboratório.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4

1.0

03/06/2024

Avaliação 01

1

2.0

11/03/2024

x

18/03/2024

Seminário Neo

1

1.0

18/03/2024

Avaliação 2

2

2.0

15/04/2024

x

22/04/2024

Seminário Alterações Neuromotoras

3,4

2.0

13/05/2024

Participação em Aula

1,2,3,4

1.0

24/06/2024

Avaliação 03

4

1.0

10/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CINTAS, Holly Lea, LONG, Toby. Manual de fisioterapia pediátrica. Revinter

2

TECKLIN JS. Fisioterapia pediátrica. 3 ed. Artmed 2002

3

PRADO, Cristiane do; VALE, Luciana Assis. Fisioterapia neonatal e pediátrica. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2012. 562p. ISBN 9788520432334


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CINTAS, Holly Lea, LONG, Toby. Manual de fisioterapia pediátrica. Revinter

2

SARMENTO, George Jerre Vieira; SHIGUEMOTO, Tathiana Santana; ANGHEBEN, Juliana Mendes Moura. Recursos em fisioterapia cardiorrespiratória. Barueri: Editora Manole Ltda, 2012. 348p. ISBN 9788520432907

3

LEFÈVERE, Antônio B. Exame neurológico evolutivo: Do pré-escolar normal. 2.ed. São Paulo: Sarvier, 1976. 182 p (Pediatria) 22292

4

BARBOSA, Elizangela Aparecida; FUKUSATO, Paula Cristina Sellan. Manual prático do desenvolvimento infantil. São Paulo: Thieme, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788554652500.

5

TUDELLA, Eloisa; TOLEDO, Aline Martins de; LIMA-ALVAREZ, Carolina Daniel de (org.). Intervenção precoce: evidências para a prática clínica em lactentes de risco. Curitiba: Appris, 2019. 375 p. ISBN 978-85-473-2841-2.

obs:

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