PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Dalvan Antonio de Campos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Saúde Coletiva |
0-18186 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Ferramentas do SUS (histórico e legislação). Vigilâncias em Saúde (epidemiológica, ambiental e sanitária). Atenção fisioterapêutica nas ações de promoção e prevenção de doenças. Diretrizes da Atenção Básica aplicada a Fisioterapia (ESF, NASF, Consultório de Rua, Melhor em Casa, outros.). Promoção e Educação em Saúde e prevenção de agravos teórico e prático em grupos de saúde, na clínica escola de Fisioterapia. Redes de Atenção em Saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a saúde coletiva com uma visão generalista, crítica e reflexiva, articuladas com a atuação do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Atenção Básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Entender Conceito de Saúde Coletiva articulado com a fisioterapia. - Conhecer o histórico da atenção à saúde no Brasil e a origem do Sistema Único. - Conhecer os modelos conceituais e explicativos de saúde e doença. - Caracterizar o processo saúde-doença e as condições de vida da população. - Relacionar o contexto socioeconômico com o perfil epidemiológico da população. - Compreender as desigualdades e iniquidades em saúde - Entender a importância do ambiente e território na determinação social da saúde - Conhecer os conceitos e práticas individuais, coletivas e comunitárias para a promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças e agravos. - Identificar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. - Entender os conceitos e funcionamento da vigilância em saúde. - Compreender os níveis de atenção à saúde, com ênfase na Atenção Básica. - Conhecer as diretrizes, ferramentas e modalidades de equipe da Atenção Básica. - Compreender a lógica de trabalho em equipe multiprofissional e por território adscrito na Atenção Básica. - Entender a importância do planejamento em saúde na Atenção Básica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Acolhimento. Plano de ensino. Cronograma. |
4 |
2 |
História da Saúde Pública e Saúde Coletiva no Brasil. |
4 |
3 |
Modelos conceituais e explicativos de saúde e doença. |
4 |
4 |
Determinantes e determinação social do processo saúde-doença, interfaces com a fisioterapia. |
4 |
5 |
Desigualdades e Iniquidades em Saúde. |
4 |
6 |
Ambiente, território e planejamento em saúde. |
4 |
7 |
Territorialização na UNIPLAC. |
4 |
8 |
Avaliação 1 |
4 |
9 |
Sistema Único de Saúde: origens, organização, princípios e diretrizes. |
4 |
10 |
Vigilância em Saúde e o monitoramento da população: epidemiologia e indicadores de saúde (Laboratório de Informática) |
4 |
11 |
Atenção Primária à Saúde no SUS |
4 |
12 |
Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Equipes Multiprofissionais na Atenção Básica. |
4 |
13 |
Promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças |
4 |
14 |
Reconhecimento da percepção dos estudantes sobre o SUS |
4 |
15 |
Avaliação 2 |
4 |
16 |
Preparação do seminário em sala e retirada de dúvidas |
4 |
17 |
Apresentação seminário: populações vulneráveis e atenção à saúde no SUS |
4 |
18 |
Apresentação seminário: populações vulneráveis e atenção à saúde no SUS |
4 |
19 |
Avaliação de recuperação |
4 |
20 |
Fechamento - Dinâmica com reflexão escrita individual |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Textos de leitura obrigatória - Assuntos discutidos em sala de aula pertinentes ao tema trabalhado - Conteúdo das aulas expositivas - Contribuição ao debate |
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HABILIDADES |
- Lógica na escrita utilizando as principais ideias/conceitos estudados - Criatividade - Proatividade - Desempenho no trabalho em equipe - Clareza conceitual - Afirmações sobre o assunto discutido, desenvolvendo boa argumentação - Relação das afirmações com a prática social - Levantamento de outras problemáticas relacionadas ao tema, utilizando pontos de vista de autores diferentes |
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ATITUDES |
- Leitura prévia da bibliografia indicada - Curiosidade intelectual - Desempenho nos trabalhos de grupo - Postura profissional - Pontualidade, frequência e participação pertinente nas aulas e atividades programadas |
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OUTRAS |
- Interação entre os alunos |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação integrativa |
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A definir |
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Avaliação escrita 1 |
|
x |
x |
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|
4/5/2024 |
x |
6/28/2024 |
||||
Avaliação escrita 2 |
|
x |
x |
|
|
5/24/2024 |
x |
6/28/2024 |
||||
Seminário |
|
x |
x |
x |
|
6/14/2024 |
|
|
||||
Trabalho avaliativo 1 |
|
x |
x |
|
|
3/8/2024 |
|
|
||||
Trabalho avaliativo 2 |
|
x |
x |
|
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4/19/2023 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6. |
|||||||||||
2 |
SERIANO, Kajena Nascimento; MUNIZ, Viviane Ramos da Cunha; CARVALHO, Maria Ester Ibiapina Mendes de. Percepção de estudantes do curso de fisioterapia sobre sua formação profissional para atuação na atenção básica no Sistema Único de Saúde. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.20, n.3 , p. 250-255, jul. 2013. |
|||||||||||
3 |
SOLHA, Raphaela Karla de Toledo. Sistema Único de Saúde: componentes, diretrizes e políticas públicas. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513232. |
|||||||||||
4 |
MEDRONHO, Roberto A. Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 493 p. ISBN 978-85-7379-999-6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SILVA, Rosalina Carvalho da. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002. 300 p. ISBN 8575850075 |
|||||||||||
2 |
SANTOS, Mara Lisiane de Moraes dos; MEDEIROS, Arthur de Almeida; BATISTON, Adriane Pires; PONTES, Elenir Rose Jardim Cury; FERRARI, Fernando Piarette; FERNANDES, Janainny Magalhães; RIOS, Talita Abi; MUZILI, Nayara de Araújo; SANCHES, Vinicius Santos. Competências e atribuições do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde. Fisioterapia Brasil, São Paulo, v.15, n.1 , p. 69-76, jan. 2014. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Inajara Carla; ROCHA, Renata Mancopes; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Algumas palavras sobre o Nasf:: relatando uma experiência acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.4 , p. 574-580, out. 2012. |
|||||||||||
4 |
MONKEN, Maurício; BARCELLOS, Chistovam. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.3, maio 2005, p.898-906. |
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5 |
CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. São Paulo: Editora Hucitec, 2005. 174 p. (Saúde em Debate) ISBN 8527106817 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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