Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia Hospitalar I - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Mauricio Pereira Branco, Nayara Lisboa Almeida Schönmeier

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia Hospitalar I

6

120

EMENTA

Prática supervisionada em Pneumologia, Cardiologia, Pediatria, ortopedia, Traumatologia, Urologia, Obstetrícia, Queimados, neurologia e pós cirúrgicos, internados nas unidades clínica de médica.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos de Fisioterapia o estudo de conteúdos teóricos e práticos da Fisioterapia Hospitalar, com intuito de aperfeiçoar a prática profissional futura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar a Fisioterapia Hospitalar e caracterizar sua área de atuação; • Identificar os conceitos sobre determinado assunto • Proporcionar a compreensão da importância da área hospitalar no dia a dia do Fisioterapeuta; • Oferecer ao acadêmico local adequado para realização dos estágios bem como equipamentos de boa qualidade; • Realizar supervisão de estágio de boa qualidade a fim de proporcionar ao acadêmico um bom entendimento do conteúdo; • Preocupar-se se o aluno esta entendendo o conteúdo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

Estágio Supervisionado - Fisioterapia hospitalar em pediatria e no adulto

120

TOTAL DE HORAS

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Mostrar interesse ao conteúdo teórico e desenvolvimento relacionado com as atividades práticas.

HABILIDADES

Relacionar os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos. Preparar o aluno para enfrentar o mercado de trabalho, com uma visão atual, global e crítica sobre determinado assunto.

ATITUDES

Ética perante as atividades desenvolvidas em campo de estagio. Pontualidade e frequência nos estágios.

OUTRAS

Seminários e estudos de casos.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação I

Fisioterapia hospitalar em pediatria e no adulto - teoria e prática

12/07/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

TANAKA, Clarice; FU, Carolina. Fisioterapia em terapia intensiva: princípios e práticas. Barueri: Manole, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555760293.

2

LANZA, Fernanda de Cordoba; GAZZOTTI, Mariana Rodrigues; PALAZZIN, Alessandra (org.). Fisioterapia em pediatria e neonatologia: da uti ao ambulatório. 2. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788520455807.

3

SARMENTO, George Jerre Vieira; CARVALHO, Etiene Farah Teixeira de; EL HAGE, Yasmin (ed.). Fisioterapia hospitalar em pediatria. Barueri: Manole, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788520462300.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SARMENTO, George Jerre Vieira (ed.). Princípios e práticas da ventilação mecânica em adultos. 2. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555768008.

2

CAVALHEIRO, Leny Vieira; GOBBI, Fátima Cristina Martorano (coord.). Fisioterapia hospitalar. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788520439845.

3

SARMENTO, George Jerre Vieira. Livro - Fisioterapia Respiratória de A a Z - Sarmento. Manole 2016

4

FISIOTERAPIA Respiratória No Paciente Crítico. Saraiva

5

MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Fisioterapia respiratória: terapia intensiva e reabilitação. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788527733939.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura