Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia na Clínica-Escola I - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Simone Regina Alves Julio Rausch, Camila Nara Moraes

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia na Clínica-Escola I

6

120

EMENTA

Prática supervisionada em Pneumologia, Cardiologia e Angiologia. Pediatria, ortopedia-traumatologia e reumatologia, neurologia adulto e infantil, urologia, ginecologia, fisioterapia desportiva e dermato-funcional. Atuação da fisioterapia no contexto da saúde pública.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver as habilidades específicas profissionais que competem ao fisioterapeuta, como domínio de técnicas de avaliação, diagnóstico, tratamento, manuseio de equipamentos e contato direto com os pacientes na Clínica Escola

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Solidificar à formação do acadêmico através das práticas em todas as áreas da fisioterapia; Propiciar condições de desenvolver a fisioterapia com profissionalismo na aplicação de seus saberes; Identificar as prioridades relevantes para a atuação do acadêmico estagiário. Salientar a importância dos cuidados com a utilização dos equipamentos, terapias manuais e a clínica-escola. Solidificar a evolução do tratamento na busca de qualidade de vida.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia na Clínica-Escola

120

TOTAL DE HORAS

Estratégias:AEX, ARM, ED, EC, LAB

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio dos métodos teórico-práticos aplicado nas diversas patologias; Desempenho nos tratamentos (objetivos e condutas).

HABILIDADES

Capacidade em prestar um bom atendimento na área clínica, envolvendo todo conhecimento adquirido durante a graduação; Demostrar habilidade nos manuseios e zelo com os equipamentos; Prática com o paciente.

ATITUDES

Responsabilidade, interesse, assiduidade, pontualidade, participação, dedicação e comprometimento nas atividades propostas; Ter postura colaborativa nas aulas práticas; Possuir autonomia nas atividades de auto estudo; Apresentar postura ética e respeitar as diferenças; Pontualidade nos atendimentos; Relacionamento do acadêmico com os professores, colegas, funcionários e pacientes. Ética profissional.

OUTRAS

Pró atividade, interesse, profissionalismo ético.

DATAS PREVISTAS

Unidades

Recuperação

Sim

Avaliação 01

6.0

A definir

Avaliação 02

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARROS FILHO, Tarcisio Eloy Pessoa de; CAMARGO, Olavo Pires de; CAMANHO, Gilberto Luis (ed.). Clínica ortopédica. Barueri: Manole, 2012. 2154 p. ISBN 9788520444047.

2

BORGES, Giulianna da Rocha; FAGUNDES, Diego Santos. Anatomia aplicada à fisioterapia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028210.

3

BRUMITT, Jason; JOBST, Erin E. Casos clínicos em fisioterapia ortopédica. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554229.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MÚSCULOS provas e funções. 5. São Paulo Manole 2007 1 recurso online ISBN 9788520454947.

2

DINIZ, Túlio. Clínica ortopédica da SBOT: prevenção e tratamento das complicações das fraturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. (02 ex.)

3

FAGUNDES, Diego Santos. Cinesioterapia. Porto Alegre SAGAH 2018 1 recurso online ISBN 9788595026186.

4

MARCHON, Renata Marques. Manual de condutas e práticas de fisioterapia em oncologia oncologia ginecológica. São Paulo Manole 2017 1 recurso online ISBN 9788520454794.

5

KISNER, Carolyn. Exercícios terapêuticos fundamentos e técnicas. 6. São Paulo Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520448762

obs:prof.simonejulio@uniplaclages.edu.br

QR Code