Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Gestão Empreendedora - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão Empreendedora

0-18197

2

40


EMENTA

Introdução a gestão. Gestão de pessoas e de serviços. Serviços autônomos, cooperativas de serviços, qualidade de serviços. Marketing estratégico. Características do empreendedor. Empreendedorismo. Exercício profissional. Concepção da clínica/consultório. Gestão Hospitalar. Legislação sobre administração de serviços. Legislação trabalhista. Legislação previdenciária. Legislação tributária.  


OBJETIVO GERAL

Oferecer ao aluno ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo e a gestão em suas diferentes formas, instigando o espírito empreendedor como uma das formas de desenvolvimento no segmento da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar aos alunos ampla visão dos aspectos que envolvem os empreendedorismos tanto teóricos quanto práticos; - Evidenciar casos de empreendedores e suas características, no contexto empresarial brasileiro; - Elaborar um plano de negócios no segmento de saúde, abordando questões mercadológicas, gerenciais e departamentais; - Apresentar e discutir a legislação vigente; - Analisar a atuação do profissional de fisioterapia no Brasil, bem como suas perspectivas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino.

2

2

INTRODUÇÃO À GESTÃO:
- Principais abordagens da administração;
- Pilares da administração (PODC);
- Áreas de atuação da gestão;
- Departamentalização;
- Pensamento sistêmico.

6

3

GESTÃO DE PESSOAS E DE SERVIÇOS
- Modelos de gestão de pessoas;
- Gerenciamento de equipes;
- Tipos de Liderança.
- Estratégias de gerenciamento
- Ferramentas para gestão

4

4

EMPREENDEDORISMO. CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR:
- Conceito de empreendedorismo;
- Empreender na área da saúde;
- Características do empreendedor;
- Processo formativo do empreendedor (capacitação empreendedora);
- Planejamento de empreendimentos

4

5

MARKETING ESTRATÉGICO:
- Evolução do conceito de marketing;
- Composto mercadológico (4 P's);
- Definição do público alvo;
- Estratégias de Marketing;
- Posicionamento e Gestão da marca.

6

6

SERVIÇOS AUTÔNOMOS, COOPERATIVAS DE SERVIÇOS, QUALIDADE DE SERVIÇOS:
- Conceito de serviços autônomos e sua aplicabilidade no segmento de saúde;
- Constituição de cooperativas de serviços;
- Pilares da qualidade.

6

7

CONCEPÇÃO DA CLÍNICA / CONSULTÓRIO. GESTÃO HOSPITALAR:
- Departamentalização aplicada a clínicas/consultório
- Elaboração do Plano de Negócio

6

8

EXERCÍCIO PROFISSIONAL:
- Código de ética;
- Exercício legal da profissão de fisioterapeuta
- Regulamentações do COFFITO e CREFITO 10ª REGIÃO

2

9

LEGISLAÇÃO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA.
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada ARM – Aula com Recursos Multimídia EC – Estudo de Caso ET – Estudo de Texto EX – Exercício de Fixação SE – Seminário SI – Simulação TG - Trabalho em Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos ministrados na disciplina, através de provas e trabalhos.

HABILIDADES

Capacidade de resolver provas e testes de acordo com os conteúdos ministrados bem como ter visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar trabalhos, seminários e estudos de caso de acordo com os conteúdos ministrados e visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar, oral e escrito, provas, testes, trabalhos, seminários e estudo de caso, com a qualidade e de acordo com a metodologia cientifica. Capacidade de expressar na linguagem técnica nas apresentações, oral e escrita, de provas e testes, trabalhos, seminários e estudo de caso.

ATITUDES

Participação ativa na aula. Respostas assimilativas dos conteúdos. Assiduidade e Pontualidade. Uso da bibliografia indicada ou adequadas a disciplina.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

2 a 5

x

x

4.0

14/03/2024

x

14/03/2024

Trabalho Semestre - A

4 a 7

2.0

04/04/2024

Trabalho Semestre - B

2 a 8

x

x

x

3.0

11/04/2024

x

18/04/2024

Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução exercícios)

x

x

x

1.0

18/04/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. (Chiavenato digital). ISBN 9788597024074.

2

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p. ISBN 978-85-352-3869-3.

3

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à teoria geral da administração. 3. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522495559.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3.

2

TARABOULSI, Fadi Antoine. Administração de hotelaria hospitalar. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 190 p. ISBN 8522438242

3

CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011.

4

CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002.

5

SAAD, Eduardo Gabriel; SAAD, José Eduardo Duarte; CASTELLO BRANCO, Ana Maria Saad. CLT comentada. 42.ed. São Paulo: Ltr Editora Ltda., 2009.

obs:.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática