PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão Empreendedora |
0-18197 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução a gestão. Gestão de pessoas e de serviços. Serviços autônomos, cooperativas de serviços, qualidade de serviços. Marketing estratégico. Características do empreendedor. Empreendedorismo. Exercício profissional. Concepção da clínica/consultório. Gestão Hospitalar. Legislação sobre administração de serviços. Legislação trabalhista. Legislação previdenciária. Legislação tributária. |
OBJETIVO GERAL |
Oferecer ao aluno ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo e a gestão em suas diferentes formas, instigando o espírito empreendedor como uma das formas de desenvolvimento no segmento da saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar aos alunos ampla visão dos aspectos que envolvem os empreendedorismos tanto teóricos quanto práticos; - Evidenciar casos de empreendedores e suas características, no contexto empresarial brasileiro; - Elaborar um plano de negócios no segmento de saúde, abordando questões mercadológicas, gerenciais e departamentais; - Apresentar e discutir a legislação vigente; - Analisar a atuação do profissional de fisioterapia no Brasil, bem como suas perspectivas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. |
2 |
2 |
INTRODUÇÃO À GESTÃO: |
6 |
3 |
GESTÃO DE PESSOAS E DE SERVIÇOS |
4 |
4 |
EMPREENDEDORISMO. CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR: |
4 |
5 |
MARKETING ESTRATÉGICO: |
6 |
6 |
SERVIÇOS AUTÔNOMOS, COOPERATIVAS DE SERVIÇOS, QUALIDADE DE SERVIÇOS: |
6 |
7 |
CONCEPÇÃO DA CLÍNICA / CONSULTÓRIO. GESTÃO HOSPITALAR: |
6 |
8 |
EXERCÍCIO PROFISSIONAL: |
2 |
9 |
LEGISLAÇÃO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada ARM – Aula com Recursos Multimídia EC – Estudo de Caso ET – Estudo de Texto EX – Exercício de Fixação SE – Seminário SI – Simulação TG - Trabalho em Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos ministrados na disciplina, através de provas e trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de resolver provas e testes de acordo com os conteúdos ministrados bem como ter visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar trabalhos, seminários e estudos de caso de acordo com os conteúdos ministrados e visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar, oral e escrito, provas, testes, trabalhos, seminários e estudo de caso, com a qualidade e de acordo com a metodologia cientifica. Capacidade de expressar na linguagem técnica nas apresentações, oral e escrita, de provas e testes, trabalhos, seminários e estudo de caso. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa na aula. Respostas assimilativas dos conteúdos. Assiduidade e Pontualidade. Uso da bibliografia indicada ou adequadas a disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
2 a 5 |
x |
x |
|
4.0 |
14/03/2024 |
x |
14/03/2024 |
||||
Trabalho Semestre - A |
4 a 7 |
|
|
|
2.0 |
04/04/2024 |
|
|
||||
Trabalho Semestre - B |
2 a 8 |
x |
x |
x |
3.0 |
11/04/2024 |
x |
18/04/2024 |
||||
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução exercícios) |
|
x |
x |
x |
1.0 |
18/04/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. (Chiavenato digital). ISBN 9788597024074. |
|||||||||||
2 |
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p. ISBN 978-85-352-3869-3. |
|||||||||||
3 |
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à teoria geral da administração. 3. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522495559. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3. |
|||||||||||
2 |
TARABOULSI, Fadi Antoine. Administração de hotelaria hospitalar. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 190 p. ISBN 8522438242 |
|||||||||||
3 |
CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011. |
|||||||||||
4 |
CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002. |
|||||||||||
5 |
SAAD, Eduardo Gabriel; SAAD, José Eduardo Duarte; CASTELLO BRANCO, Ana Maria Saad. CLT comentada. 42.ed. São Paulo: Ltr Editora Ltda., 2009. |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |