Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Didática I - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Didática I

0-18211

4

80

 

EMENTA

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

 

OBJETIVO GERAL

Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2) Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3) Reconhecer a importância das políticas de avaliação da aprendizagem.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares.

40

2

Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositivo/ dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupo

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo

1

 

 

 

2

28/03/2024

 

 

Avaliação 02 – Análise de um filme em grupo

2 e 3

 

 

 

3

25/04/2024

 

 

Avaliação 3- Trabalho Escrito

4

 

 

 

3

13/06/2024

 

 

Avaliação integrativa

1,2,3 e 4

 

 

 

2

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

2

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22. São Paulo: Cortez, 2013.

3

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9. ed. Petrópolis: Vozes 2013.

2

COMÉNIO, J. A. Didática magna. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

3

MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

4

MENEGOLLA, M; SANTANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo, área, aula. 22. ed. São Paulo, Vozes, 2014.

5

SAVIANI, D. Escola e democracia. 37. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.SELMA GARRIDO PIMENTA. O Estágio na formação de professores. 2012

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática