PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Mareli Eliane Graupe |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Didática I | 0-18211 | 5º | 4 | 80 |
EMENTA |
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2) Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3) Reconhecer a importância das políticas de avaliação da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. | 40 |
2 | Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem. | 40 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Aula expositivo/ dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. | ||||||||
HABILIDADES | Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. | ||||||||
OUTRAS | A avaliação será diagnóstica e formativa. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo | 1 |
|
|
| 2 | 28/03/2024 |
|
| |
Avaliação 02 – Análise de um filme em grupo | 2 e 3 |
|
|
| 3 | 25/04/2024 |
|
| |
Avaliação 3- Trabalho Escrito | 4 |
|
|
| 3 | 13/06/2024 |
|
| |
Avaliação integrativa | 1,2,3 e 4 |
|
|
| 2 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. |
2 | LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22. São Paulo: Cortez, 2013. |
3 | VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9. ed. Petrópolis: Vozes 2013. |
2 | COMÉNIO, J. A. Didática magna. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. |
3 | MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. |
4 | MENEGOLLA, M; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo, área, aula. 22. ed. São Paulo, Vozes, 2014. |
5 | SAVIANI, D. Escola e democracia. 37. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.SELMA GARRIDO PIMENTA. O Estágio na formação de professores. 2012 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |