Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Estágio Curricular Obrigatório I - Plano de Ensino





 

 

CURSO

Letras – Português/Inglês

ESTRUTURA CURRICULAR

EC-3

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17

PROFESSORES

Maria Cândida Melo Pereira e Kátia M. B. Ferreira Pessoa

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório I

0-18212

04

80

 

EMENTA

Objetivos e concepções de ensino em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas. Oralidade, leitura e escrita. Análise e reflexão das concepções metodológicas vigentes no ensino da língua portuguesa, inglesa e literaturas. Investigação e elaboração de projetos para a intervenção em escolas do Ensino Fundamental.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu pré-projeto com vistas à prática do ensino da língua portuguesa.

- Apresentar aos acadêmicos as normas para a realização do estágio supervisionado, de acordo com o regulamento de estágio aprovado e em vigor.

- Apresentar aos alunos estagiários e discutir com os grupos de pesquisa os temas sugeridos para a elaboração do pré-projeto.

- Orientar a busca bibliográfica e outros recursos para a preparação e efetivação do Estágio Supervisionado.

- Acompanhar a elaboração do Pré-projeto e projeto.

- Orientação no que diz respeito à parte investigativa do estágio na escola campo-

-  Debater interdisciplinaridade temas transversais com vistas a sua aplicação no estágio.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

1. Pré-Projeto
1.1 Levantamento de temas
1.2 Problema e hipóteses
1.3 Objetivos: Geral e específicos
1.4 Justificativa, Referencial Teórico e Referências
1.5 Cronograma
1.6 Formação do professor

10

Aulas expositivas, apresentação da estrutura do pré-projeto, participação, seminário, recursos de multimídia

2

2. Parâmetros Curriculares Nacionais
2.1 Proposta Curricular do Ensino Fundamental
2.2 Formação do Professor

10

Aula expositiva, seminário, pesquisa, recursos de multimídia, participação

3

3. Diretrizes para a realização de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nas escolas
3.1 Responsabilidade da SED (Órgão Central, Órgão Regional e Escola)
3.2 Unidade de Ensino - Campo de Estágio
3.3 Responsabilidade da Instituição:
3.3.1 De Educação Superior
3.3.2 Dos Acadêmicos
3.3.3 Da Avaliação do Processo
4 Formação dos Professores

20

Recursos multimídias, seminário, participação, aula expositiva

4

4. Diagnose do Campo de Estágio
4.1 Levantamento de horários, turmas e professores
4.2 Visita à Biblioteca, sala dos professores, laboratórios e salas de supervisão das escolas
4.3 Escolha da Escola, identificação da realidade da Escola, levantamento de Horário, Perfil do Professor, da turma
4.4 Projeto Político Pedagógico da Escola
4.5 Situações Problemas e projetos em andamentos na Escola
4.6 Sistematização e Organização dos dados colhidos na Escola

10

Preenchimento do item Diagnose da Escola, de acordo com ficha estágio nas escolas. Orientação para a realização da diagnose

5

5. Observação nas escolas
5.1 Registro das observações
5.2 Observação na sala de aula
5.3 Critérios de observação
5.4 Elaboração do Plano de Ensino

20

Recursos multimídias, participação, assiduidade, aula expositiva e seminário

6

Seminário de apresentação do Projeto para regência no 6º Semestre na Escola Campo

10

Aula expositiva, Seminários, participação, recursos multimídias

 

TOTAL DE HORAS

80

 

 

 

 

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo explicitado no regulamento de estágio em vigor.

2. Apresentação oral e escrita da investigação diagnóstica feita na escola

3. Desenvolvimento adequado do tema escolhido.

4. Seminário sobre o projeto e plano de atuação na escola.

5. Desempenho na pesquisa de campo  e em sala de aula.

HABILIDADES

1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas.

2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita.

3. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário.

4. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Fundamental - séries finais.

5. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Fundamental.

ATITUDES

1. Dedicação ao desenvolvimento do pré-projeto de estágio, observando o cronograma estabelecido.
2. Participação no trabalho de equipe.

3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento lingüístico e segurança nas ações empreendidas.

4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em minicroaulas oferecidos, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe.

5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno

 

 

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Diagnose da Escola

2, 3, 4

X

X

X

2,0

 

 

 

Projeto do Estágio Supervisionado

Todas

X

X

X

2,0

 

 

 

Microaula

Todas

X

X

X

2,0

 

 

 

Trabalho desenvolvido em sala de aula e em grupo

Todas

X

X

X

2,0

A definir

 

 

Registro das observações das aulas no Campo de Estágio Supervisionado

Todas

X

X

X

2,0

A definir

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2015.

2

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

3

MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GONÇALVES, Maria Silvia. O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Parábola. 2017.

2

LAGO, Andreza. Jogos divertidos: para sua aula de inglês. Barueri: Disal, 2010.

3

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2005.

4

POTTER, Louise. Guia para o Ensino de Língua Estrangeira, Orientações sobre a Arte de Ensinar Idiomas. Disal, 2012.

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Currículo Base do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

 

OBSERVAÇÕES

 

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