CURSO | Letras – Português/Inglês |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC-3 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17 |
PROFESSORES | Maria Cândida Melo Pereira e Kátia M. B. Ferreira Pessoa |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório I | 0-18212 | 5º | 04 | 80 |
EMENTA |
Objetivos e concepções de ensino em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas. Oralidade, leitura e escrita. Análise e reflexão das concepções metodológicas vigentes no ensino da língua portuguesa, inglesa e literaturas. Investigação e elaboração de projetos para a intervenção em escolas do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu pré-projeto com vistas à prática do ensino da língua portuguesa. - Apresentar aos acadêmicos as normas para a realização do estágio supervisionado, de acordo com o regulamento de estágio aprovado e em vigor. - Apresentar aos alunos estagiários e discutir com os grupos de pesquisa os temas sugeridos para a elaboração do pré-projeto. - Orientar a busca bibliográfica e outros recursos para a preparação e efetivação do Estágio Supervisionado. - Acompanhar a elaboração do Pré-projeto e projeto. - Orientação no que diz respeito à parte investigativa do estágio na escola campo- - Debater interdisciplinaridade temas transversais com vistas a sua aplicação no estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | 1. Pré-Projeto | 10 | Aulas expositivas, apresentação da estrutura do pré-projeto, participação, seminário, recursos de multimídia |
2 | 2. Parâmetros Curriculares Nacionais | 10 | Aula expositiva, seminário, pesquisa, recursos de multimídia, participação |
3 | 3. Diretrizes para a realização de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nas escolas | 20 | Recursos multimídias, seminário, participação, aula expositiva |
4 | 4. Diagnose do Campo de Estágio | 10 | Preenchimento do item Diagnose da Escola, de acordo com ficha estágio nas escolas. Orientação para a realização da diagnose |
5 | 5. Observação nas escolas | 20 | Recursos multimídias, participação, assiduidade, aula expositiva e seminário |
6 | Seminário de apresentação do Projeto para regência no 6º Semestre na Escola Campo | 10 | Aula expositiva, Seminários, participação, recursos multimídias |
| TOTAL DE HORAS | 80 |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||
CONHECIMENTOS | 1. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo explicitado no regulamento de estágio em vigor. 2. Apresentação oral e escrita da investigação diagnóstica feita na escola 3. Desenvolvimento adequado do tema escolhido. 4. Seminário sobre o projeto e plano de atuação na escola. 5. Desempenho na pesquisa de campo e em sala de aula. | |||||||||
HABILIDADES | 1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas. 2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita. 3. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário. 4. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Fundamental - séries finais. 5. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Fundamental. | |||||||||
ATITUDES | 1. Dedicação ao desenvolvimento do pré-projeto de estágio, observando o cronograma estabelecido. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento lingüístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em minicroaulas oferecidos, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. 5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse. | |||||||||
OUTRAS | Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno | |||||||||
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DATAS PREVISTAS | ||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | |||
Sim | Data | |||||||||
Diagnose da Escola | 2, 3, 4 | X | X | X | 2,0 |
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Projeto do Estágio Supervisionado | Todas | X | X | X | 2,0 |
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Microaula | Todas | X | X | X | 2,0 |
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Trabalho desenvolvido em sala de aula e em grupo | Todas | X | X | X | 2,0 | A definir |
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Registro das observações das aulas no Campo de Estágio Supervisionado | Todas | X | X | X | 2,0 | A definir |
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¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. | ||||||||||
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||
1 | ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2015. | |||||||||
2 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. | |||||||||
3 | MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017. | |||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||
1 | GONÇALVES, Maria Silvia. O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Parábola. 2017. | |||||||||
2 | LAGO, Andreza. Jogos divertidos: para sua aula de inglês. Barueri: Disal, 2010. | |||||||||
3 | NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2005. | |||||||||
4 | POTTER, Louise. Guia para o Ensino de Língua Estrangeira, Orientações sobre a Arte de Ensinar Idiomas. Disal, 2012. | |||||||||
5 | SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Currículo Base do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. | |||||||||
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OBSERVAÇÕES |
Para a atenticação do plano de ensino |
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