Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa V - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

 

CURSO

Letras – Português/Inglês

ESTRUTURA CURRICULAR

EC-3

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17

PROFESSOR

Rodrigo Ogliari

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa V

0-18213

5

2

40

 

EMENTA

Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver fluência na língua Inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura, escrita, fala e audição) já em nível intermediário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira.
  • Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora da sala de aula.
  • Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente tornar-se-ão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la.
  • Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para seus futuros alunos também.

Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Introduce Present Perfect with Regular and Irregular verbs. Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom.

14

Practical Exercises using oral and writing abilities demanding more power of comprehension.

2

Writing texts using complete phrasal structure seen to improve the student’s confidence on using the Foreign Language as a way to communicate freely.

06

Broad vocabulary and clear message using small texts.

3

Research for English Learning tools for possible use in future activities in the classroom. Incite the use of technology inside the learning process of a foreign language.

06

Focus on modern technology and computer abilities. Google Classroom, Google Hangouts Meet.

4

Past Perfect, Present Perfect Continuous to widen the number of verbs and expressions being used during the exercises and activities.

14

Practical Exercises using oral and writing abilities demanding more power of comprehension.

 

TOTAL DE HORAS

 40

 

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 07 aulas adicionais de Atividade Prática Extraclasse:

 

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliar a utilização da língua estrangeira nas várias formas que ela pode apresentar-se tanto em sala quanto fora da sala de aula. Considerar enfaticamente o interesse dos estudantes em interagir com a cultura proveniente dos países que utilizam a língua estudada como língua materna.

Provas individuais, Trabalhos em duplas (escritos e orais), plataformas on-line para resolução de exercícios e gravação de vídeos.

HABILIDADES

Levar em consideração a prática de todas as habilidades envolvidas no aprendizado da Língua Estrangeira (Fala, Audição, Escrita e Leitura)

ATITUDES

Ser capaz de utilizar elementos da Língua Estrangeira.

Reconhecer aspectos característicos da cultura referente à Língua a qual se estuda.

Raciocinar sobre frases e sentenças na sua construção.

Estar engajado no processo de aprendizado de uma Língua e uma Cultura Estrangeira.

Participar ativamente das atividades remotas durante o semestre.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³

Todas

X

X

X

2,0

 

 

 

Avaliação 2

Todas

X

X

X

 2,0

11/03/2024

X

18/03

Avaliação 3

Todas

X

X

X

 2,0

22/04/2024

X

29/04

Avaliação 4

Todas

X

X

X

 2,0

10/06/2024

X

17/06

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 3. 2 ed. Canadá: Thomson Heinle, 2008.

2

DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015.

3

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student's book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017.

2

Cambridge Online Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/> Acesso em: 17 abr. 2023.

3

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005.

4

HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018.

5

MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática