PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras – Português/Inglês |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC-3 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17 |
PROFESSOR | Rodrigo Ogliari |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Inglesa V | 0-18213 | 5 | 2 | 40 |
EMENTA |
Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência na língua Inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura, escrita, fala e audição) já em nível intermediário. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | Introduce Present Perfect with Regular and Irregular verbs. Enlarge the common vocabulary used by the students in every class and make sure they practice inside and outside the classroom. | 14 | Practical Exercises using oral and writing abilities demanding more power of comprehension. |
2 | Writing texts using complete phrasal structure seen to improve the student’s confidence on using the Foreign Language as a way to communicate freely. | 06 | Broad vocabulary and clear message using small texts. |
3 | Research for English Learning tools for possible use in future activities in the classroom. Incite the use of technology inside the learning process of a foreign language. | 06 | Focus on modern technology and computer abilities. Google Classroom, Google Hangouts Meet. |
4 | Past Perfect, Present Perfect Continuous to widen the number of verbs and expressions being used during the exercises and activities. | 14 | Practical Exercises using oral and writing abilities demanding more power of comprehension. |
| TOTAL DE HORAS | 40 |
|
6 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 07 aulas adicionais de Atividade Prática Extraclasse: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||
CONHECIMENTOS | Avaliar a utilização da língua estrangeira nas várias formas que ela pode apresentar-se tanto em sala quanto fora da sala de aula. Considerar enfaticamente o interesse dos estudantes em interagir com a cultura proveniente dos países que utilizam a língua estudada como língua materna. Provas individuais, Trabalhos em duplas (escritos e orais), plataformas on-line para resolução de exercícios e gravação de vídeos. | |||||||||
HABILIDADES | Levar em consideração a prática de todas as habilidades envolvidas no aprendizado da Língua Estrangeira (Fala, Audição, Escrita e Leitura) | |||||||||
ATITUDES | Ser capaz de utilizar elementos da Língua Estrangeira. Reconhecer aspectos característicos da cultura referente à Língua a qual se estuda. Raciocinar sobre frases e sentenças na sua construção. Estar engajado no processo de aprendizado de uma Língua e uma Cultura Estrangeira. Participar ativamente das atividades remotas durante o semestre. | |||||||||
OUTRAS | Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. | |||||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | |||
Sim | Data | |||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³ | Todas | X | X | X | 2,0 |
|
|
| ||
Avaliação 2 | Todas | X | X | X | 2,0 | 11/03/2024 | X | 18/03 | ||
Avaliação 3 | Todas | X | X | X | 2,0 | 22/04/2024 | X | 29/04 | ||
Avaliação 4 | Todas | X | X | X | 2,0 | 10/06/2024 | X | |||
¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. | ||||||||||
| ||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||
1 | ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 3. 2 ed. Canadá: Thomson Heinle, 2008. | |||||||||
2 | DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015. | |||||||||
3 | RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student's book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. | |||||||||
| ||||||||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||
1 | ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. | |||||||||
2 | Cambridge Online Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/> Acesso em: 17 abr. 2023. | |||||||||
3 | ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. | |||||||||
4 | HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. | |||||||||
5 | MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. | |||||||||
| ||||||||||
OBSERVAÇÕES | ||||||||||
|
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |