Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa V - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira e Altamir Guilherme Wagner

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa V

0-18214

4

80

 

EMENTA

A sintaxe externa. Sentenças simples: tipologia. Hipotaxe e parataxe. Os nexos oracionais: os articuladores e o sentido. Articuladores de coesão nas estruturas subordinadas. O pronome relativo – função. Relações e processos de construção de sentido: elementos ideológicos.  

 

 

OBJETIVO GERAL

Perceber a constituição sintática das frases naturais da língua e as relações que se estabelecem entre elas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os mecanismos de produção e intelecção das estruturas sintáticas constitutivas da linguagem. - Associar a frase à carga comunicativa e à intenção do enunciado. - Perceber o emprego da pontuação como elemento ligado à sintaxe e ao sentido. - Entender a organização e a hierarquia do período composto. - Trabalhar a sintaxe externa, observando as relações de coordenação e justaposição.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Termos integrantes da oração
1.1 Complemento nominal
1.2 Aposto
1.3 Vocativo

10

2

2. A estrutura frásica
2.1 Os diferentes períodos
2.2 A sentença complexa e sua tipologia
2.2.1 A hipotaxe e a parataxe

20

3

3. A coordenação
3.1 Coordenação sindética, correlativa e assindética
3.2 As diferentes construções e a natureza da relação
3.3 O valor semântico das diferentes relações
3.4 Propriedade discursiva da conjunção E e do Mas

20

4

4. Os articuladores
4.1 A preposição na construção de liames
4.2 O pronome relativo
4.3 O uso do pronome relativo
4.4 Colocação do relativo na frase
4.5 O relativo e a função sintática
4.6 O emprego do relativo na elaboração de textos.

20

5

5. A Construção de sentido
5.1 Elementos ideológicos
5.2 Formação discursiva

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositiva dialogada e análise Pesquisa bibliográfica. Leitura de fragmento da Gramática de usos do português. Exercício de análise, trabalhos individuais. Pesquisa bibliográfica. Observação de estruturas orais colhidas em sala de aula. Exercícios individuais. Análise de textos sobre o sentido da preposição no contexto. Análise de textos

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados.

HABILIDADES

Produção de conhecimento científico

ATITUDES

Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções.

OUTRAS

Interesse e participação

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova sobre termos da oração

1

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova sobre Estrutura frásica

2

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova sobre os articuladores e os seus sentidos no texto

3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova sobre Pronomes relativos

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.

2

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000.

3

RONCARATI, Cláudia. As cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola, 2010.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARBOSA, Cláudia Soares (org.). Sintaxe do português. Porto Alegre: SAGAH, 2016.

2

GONÇALVES, Francisco de Souza; STUDZINSKI, Nadia; BARBOSA, Cláudia Soares. Morfossintaxe 2. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

3

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Cortez. 2018.

4

MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo, EPU, 2014.

5

SILVA, Alexsandro; PESSOA, Ana Cláudia; LIMA, Ana. Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. São Paulo: Autêntica, 2012.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática