PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Maria Candida Melo Pereira e Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Portuguesa V | 0-18214 | 5º | 4 | 80 |
EMENTA |
A sintaxe externa. Sentenças simples: tipologia. Hipotaxe e parataxe. Os nexos oracionais: os articuladores e o sentido. Articuladores de coesão nas estruturas subordinadas. O pronome relativo – função. Relações e processos de construção de sentido: elementos ideológicos.
|
OBJETIVO GERAL |
Perceber a constituição sintática das frases naturais da língua e as relações que se estabelecem entre elas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender os mecanismos de produção e intelecção das estruturas sintáticas constitutivas da linguagem. - Associar a frase à carga comunicativa e à intenção do enunciado. - Perceber o emprego da pontuação como elemento ligado à sintaxe e ao sentido. - Entender a organização e a hierarquia do período composto. - Trabalhar a sintaxe externa, observando as relações de coordenação e justaposição. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Termos integrantes da oração | 10 |
2 | 2. A estrutura frásica | 20 |
3 | 3. A coordenação | 20 |
4 | 4. Os articuladores | 20 |
5 | 5. A Construção de sentido | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada e análise Pesquisa bibliográfica. Leitura de fragmento da Gramática de usos do português. Exercício de análise, trabalhos individuais. Pesquisa bibliográfica. Observação de estruturas orais colhidas em sala de aula. Exercícios individuais. Análise de textos sobre o sentido da preposição no contexto. Análise de textos |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados. | ||||||||
HABILIDADES | Produção de conhecimento científico | ||||||||
ATITUDES | Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções. | ||||||||
OUTRAS | Interesse e participação | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova sobre termos da oração | 1 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova sobre Estrutura frásica | 2 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova sobre os articuladores e os seus sentidos no texto | 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova sobre Pronomes relativos | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. |
2 | NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. |
3 | RONCARATI, Cláudia. As cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola, 2010. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BARBOSA, Cláudia Soares (org.). Sintaxe do português. Porto Alegre: SAGAH, 2016. |
2 | GONÇALVES, Francisco de Souza; STUDZINSKI, Nadia; BARBOSA, Cláudia Soares. Morfossintaxe 2. Porto Alegre: SAGAH, 2019. |
3 | KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Cortez. 2018. |
4 | MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo, EPU, 2014. |
5 | SILVA, Alexsandro; PESSOA, Ana Cláudia; LIMA, Ana. Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. São Paulo: Autêntica, 2012. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |