Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Estágio Curricular Obrigatório III - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira, Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório III

0-18221

4

80

 

EMENTA

 

Concepções do ensino de língua. O agir escolar no ensino de língua materna e língua estrangeira. A questão da oralidade no universo escolar. Letramento literário.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino das línguas, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica no Ensino Médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu pré-projeto com vistas à prática do ensino da Língua Portuguesa e Língua Inglesa. - Apresentar aos acadêmicos as normas para a realização do Estágio Supervisionado, de acordo com o regulamento de estágio aprovado e em vigor. - Apresentar aos alunos estagiários e discutir com os grupos de pesquisa os temas sugeridos para a elaboração do pré-projeto. - Elaborar e apresentar o Projeto e o Plano de Ensino.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
1.1 Leitura
1.2 Análise
1.3 Discussão
1.4 Visitas ao Campo do Estágio
1.5 Estudos da nova Proposta Curricular
1.6 Formação do Professor

20

2

2. Pré-Projeto
2.1 Levantamento de temas
2.2 Problema e hipóteses
2.3 Objetivos : Geral e específicos
2.4 Justificativa, Referencial Teórico e Referências
2.5 Cronograma
2.6 Elaboração do Pré-projeto e seminário de avaliação
2.7 Microaula individual em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

20

3

Investigação diagnóstica
3.1 Levantamentos de escolas, horários e turmas em Lingua Portuguesa e Inglesa
3.2 Levantamento do perfil da turma
3.3 Levantamento de conteúdos e situação problema na escola e na turma
3.4 Levantamento dos recursos pedagógicos e físicos da escola.

20

4

Seminário
4.1 Apresentação do Projeto de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para avaliação.
4.2 Elaboração do Plano de Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para a intervenção em sala de aula no 8º Semestre

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositiva e dialogadas, exercícios individuais e grupos, apresentação da estrutura do pré-projeto, participação, seminário, recursos de multimídia. Preenchimento do item Diagnose da Escola, de acordo com ficha estágio nas escolas. Orientação para a realização da diagnose. Participação, assiduidade, seminário. Registro das observações.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1. O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. 2. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo. 3. A observação dos prazos para a formação das equipes de estágio, bem como o cumprimento do cronograma estabelecido. 4. Desenvolvimento adequado do tema escolhido. 5. Desempenho na pesquisa de campo.

HABILIDADES

1. O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela forma de comunicar-se verbal ou de maneira escrita. 2. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas. 3. A solicitude em apresentar-se, juntamente com os demais membros da equipe de estágio, à Coordenação, de acordo com o cronograma estabelecido. 4. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário. 5. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Médio. 6. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Médio

ATITUDES

1. Dedicação ao desenvolvimento do pré-projeto de estágio, observando o cronograma estabelecido. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento lingüístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em minicursos oferecidos, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe.

OUTRAS

Participação, assiduidade e observação no campo de estágio.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Diagnose da Escola Campo LP e LI

1

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Projeto do Estágio Supervisionado LP e LI

2, 3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Plano de Ensino do estágio Supervisionado em LP e LI: Elaboração Apresentação

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Participação no trabalho em grupo, assiduidade e interesse.

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Microaula

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2015.  

2

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

3

IWASA, Akemi et al. Tópicos contemporâneos para o ensino de idiomas. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2021.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAÚJO, Júlio César; DIEB, Messias. Linguagem e educação: fios que se entrecruzam na escola. São Paulo: Autêntica, 2007.

2

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Formação continuada de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. 2016.

3

GONÇALVES, Maria Silvia. O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do ensino fundamental. 1.ed. São Paulo: Parábola. 2017.

4

LAGO, Andreza. Jogos divertidos: para sua aula de inglês. Barueri: Disal, 2010.

5

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: <https://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense>. Acesso em: 17 abr. 2023.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática