PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Maria Candida Melo Pereira, Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório III | 0-18221 | 7º | 4 | 80 |
EMENTA |
Concepções do ensino de língua. O agir escolar no ensino de língua materna e língua estrangeira. A questão da oralidade no universo escolar. Letramento literário. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino das línguas, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica no Ensino Médio. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu pré-projeto com vistas à prática do ensino da Língua Portuguesa e Língua Inglesa. - Apresentar aos acadêmicos as normas para a realização do Estágio Supervisionado, de acordo com o regulamento de estágio aprovado e em vigor. - Apresentar aos alunos estagiários e discutir com os grupos de pesquisa os temas sugeridos para a elaboração do pré-projeto. - Elaborar e apresentar o Projeto e o Plano de Ensino. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio | 20 |
2 | 2. Pré-Projeto | 20 |
3 | Investigação diagnóstica | 20 |
4 | Seminário | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogadas, exercícios individuais e grupos, apresentação da estrutura do pré-projeto, participação, seminário, recursos de multimídia. Preenchimento do item Diagnose da Escola, de acordo com ficha estágio nas escolas. Orientação para a realização da diagnose. Participação, assiduidade, seminário. Registro das observações. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | 1. O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. 2. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo. 3. A observação dos prazos para a formação das equipes de estágio, bem como o cumprimento do cronograma estabelecido. 4. Desenvolvimento adequado do tema escolhido. 5. Desempenho na pesquisa de campo. | ||||||||
HABILIDADES | 1. O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela forma de comunicar-se verbal ou de maneira escrita. 2. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas. 3. A solicitude em apresentar-se, juntamente com os demais membros da equipe de estágio, à Coordenação, de acordo com o cronograma estabelecido. 4. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário. 5. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Médio. 6. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Médio | ||||||||
ATITUDES | 1. Dedicação ao desenvolvimento do pré-projeto de estágio, observando o cronograma estabelecido. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento lingüístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em minicursos oferecidos, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. | ||||||||
OUTRAS | Participação, assiduidade e observação no campo de estágio. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Diagnose da Escola Campo LP e LI | 1 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Projeto do Estágio Supervisionado LP e LI | 2, 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Plano de Ensino do estágio Supervisionado em LP e LI: Elaboração Apresentação | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Participação no trabalho em grupo, assiduidade e interesse. | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Microaula |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2015. |
2 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
3 | IWASA, Akemi et al. Tópicos contemporâneos para o ensino de idiomas. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2021. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ARAÚJO, Júlio César; DIEB, Messias. Linguagem e educação: fios que se entrecruzam na escola. São Paulo: Autêntica, 2007. |
2 | CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Formação continuada de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. 2016. |
3 | GONÇALVES, Maria Silvia. O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do ensino fundamental. 1.ed. São Paulo: Parábola. 2017. |
4 | LAGO, Andreza. Jogos divertidos: para sua aula de inglês. Barueri: Disal, 2010. |
5 | SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: <https://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense>. Acesso em: 17 abr. 2023. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |