Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa VII - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa VII

0-18223

4

80

 

EMENTA

Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver fluência na língua inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura escrita, fala e audição) em nível avançado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em diferentes recursos midiáticos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Past tense; used to for habitual actions; expressions of quantity with count and noncount nouns. Too many, too much, fewer, less, more, not enough; indirect questions from Wh-questions.

20

2

Evaluations and comparisons with adjectives and nouns; simple past Vs. present perfect; sequence adverbs.

20

3

Future with be going to and will; modals for necessity and suggestion; two-part verbs; will for responding to requests; requests with modals.

20

4

Infinitive and gerunds for uses and purposes; imperatives and infinitives for giving suggestions; relative clauses of time; adverbial clauses of time

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível avançado. Utilização de ferramentas digitais.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão funcional da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas básicas em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

HABILIDADES

Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

ATITUDES

Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av1 - Avaliação Diagnóstica

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av2 - Produção textual e Apresentação

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Av3 - Atividades em sala

1 a 4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Av4 - Avaliação final

1 a 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

 ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 4. Boston: Thomson Heinle, 2008.

2

RICHARDS, Jack C. Interchange: Level 2 student´s book. 5. ed. Cambridge: Cambridge University, 2017.

3

VIDAL, Aline Gomes; ABRANTES, Elisa Lima; BONAMIN, Márcia Costa. Oficina de textos em inglês avançado. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017.

2

Cambridge Online Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/> Acesso em: 17 abr. 2023.

3

DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015.

4

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005.

5

 HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática