PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Inglesa VII | 0-18223 | 7º | 4 | 80 |
EMENTA |
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência na língua inglesa trabalhando as quatro habilidades básicas de uma língua estrangeira (leitura escrita, fala e audição) em nível avançado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em diferentes recursos midiáticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Past tense; used to for habitual actions; expressions of quantity with count and noncount nouns. Too many, too much, fewer, less, more, not enough; indirect questions from Wh-questions. | 20 |
2 | Evaluations and comparisons with adjectives and nouns; simple past Vs. present perfect; sequence adverbs. | 20 |
3 | Future with be going to and will; modals for necessity and suggestion; two-part verbs; will for responding to requests; requests with modals. | 20 |
4 | Infinitive and gerunds for uses and purposes; imperatives and infinitives for giving suggestions; relative clauses of time; adverbial clauses of time | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível avançado. Utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Compreensão funcional da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas básicas em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. | ||||||||
HABILIDADES | Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. | ||||||||
ATITUDES | Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. | ||||||||
OUTRAS | Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Av1 - Avaliação Diagnóstica | 1 e 2 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Av2 - Produção textual e Apresentação | 1, 2 e 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Av3 - Atividades em sala | 1 a 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Av4 - Avaliação final | 1 a 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 4. Boston: Thomson Heinle, 2008. |
2 | RICHARDS, Jack C. Interchange: Level 2 student´s book. 5. ed. Cambridge: Cambridge University, 2017. |
3 | VIDAL, Aline Gomes; ABRANTES, Elisa Lima; BONAMIN, Márcia Costa. Oficina de textos em inglês avançado. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. |
2 | Cambridge Online Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/> Acesso em: 17 abr. 2023. |
3 | DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015. |
4 | ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. |
5 | HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |