Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa VII - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa VII

0-18224

4

80

 

EMENTA

Categorias semânticas no texto. Estrutura e função do documento. Identificação do conteúdo mínimo, padrões de organização do conteúdo e estrutura textual. Modos e meios de reprodução, recuperação da informação técnica. Níveis de análise: linguístico e vocabular, morfossintática e discursivo, informativo, conhecimento técnico, legibilidade e usabilidade. Regência e concordância.

 

OBJETIVO GERAL

Entender a elaboração do texto como uma atividade que envolve uma sequência de estratégias – linguísticas e cognitivo-discursivo – voltadas à construção do gênero

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender o texto como uma sequência de frases, articuladas entre si e elaborado a partir de uma estrutura discursiva. - Reconhecer as diferentes estruturas textuais ligadas aos diversos gêneros. - Identificar o gênero e as partes constituintes - Perceber as partes que formam textos argumentativos e informativos - Identificar os argumentos presentes num texto - Relacionar elementos da gramática à elaboração do enunciado - Perceber no texto os diferentes níveis de análise.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Categorias semânticas no texto
1.1. O texto e a construção dos sentidos; verbal e não-verbal
1.2. A seleção lexical nos diferentes gêneros
1.3. Discurso constituinte e não constituinte
1.4. O hiperenunciador
1.5. Fórmulas nos/dos discursos: religioso, político e jurídico
1.6 A semântica lexical e o discurso poético

18

2

2, Estrutura e função do documento
2.1. As condições de produção do texto
2.2. Condição discursiva e domínio discursivo,
2.3. Construção interna do texto:
2.3.1. Sinalização
2.4. A estrutura da informação:
2.4.1. Referenciação estratégias
2.4.2 Predicação,
2.4.3. Balizamento, modalização e hierarquização.

12

3

3.Modos e meios de produção e recuperação da informação técnica.
3.1.Aspectos linguísticos e estruturais do texto argumentativo
32. Particularidades da linguagem de alguns textos: editoriais, classificados, peças publicitárias, descrições científicas, provérbios, crônicas.

14

4

4. O texto
4.1. Níveis de análise
4.1.1. Estrutura discursiva _ indeterminação, localização e temporalização
4.1.2. Estrutura narrativa – manipulação e competência
4.1.3. Estrutura profunda
4.2. O ideológico no texto
4.3. O linguístico - vocabular, morfossintático e discursivo, conhecimento técnico, teor informativo, legibilidade e usabilidade

20

5

5. A gramática do texto
5.1. A Regência
5.1.1. A relação entre a regência verbal e nominal e a articulação dos sentidos no interior dos sintagmas
5.2. Da concordância
5.2.1 Da concordância nominal, principais dúvidas
5.2.2 Concordância verbal

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositiva dialogada. Estudo de diferentes gêneros Pesquisa bibliográfica Análise de textos Trabalho em grupo. Trabalho de pesquisa. Análise de diferentes estruturas tanto na linguagem oral como na escrita. Leitura, online, de diferentes textos Exercícios de aplicação Análise de textos.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados.

HABILIDADES

Produção e análise de textos observada à carga significativa

ATITUDES

Raciocínio crítico e lógico, percepção da frase e suas estruturas mais profundas

OUTRAS

Assiduidade, participação e interesse

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova: Categorias Semânticas

1

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Pesquisa: Produção e recuperação da informação técnica

2, 3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Provas. Análise de diferentes estruturas linguísticas

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova: Regência e concordância

5

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.

2

MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo, EPU, 2014.

3

NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARCUCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2012.

2

MARTINO, Agnaldo. Português esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2022.

3

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática funcional: interação, discurso e texto. São Paulo: Contexto. 2018.

4

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.

5

SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. 3. Barueri: Manole, 2018.

obs:

 

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