PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Portuguesa VII | 0-18224 | 7º | 4 | 80 |
EMENTA |
Categorias semânticas no texto. Estrutura e função do documento. Identificação do conteúdo mínimo, padrões de organização do conteúdo e estrutura textual. Modos e meios de reprodução, recuperação da informação técnica. Níveis de análise: linguístico e vocabular, morfossintática e discursivo, informativo, conhecimento técnico, legibilidade e usabilidade. Regência e concordância. |
OBJETIVO GERAL |
Entender a elaboração do texto como uma atividade que envolve uma sequência de estratégias – linguísticas e cognitivo-discursivo – voltadas à construção do gênero |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Entender o texto como uma sequência de frases, articuladas entre si e elaborado a partir de uma estrutura discursiva. - Reconhecer as diferentes estruturas textuais ligadas aos diversos gêneros. - Identificar o gênero e as partes constituintes - Perceber as partes que formam textos argumentativos e informativos - Identificar os argumentos presentes num texto - Relacionar elementos da gramática à elaboração do enunciado - Perceber no texto os diferentes níveis de análise. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Categorias semânticas no texto | 18 |
2 | 2, Estrutura e função do documento | 12 |
3 | 3.Modos e meios de produção e recuperação da informação técnica. | 14 |
4 | 4. O texto | 20 |
5 | 5. A gramática do texto | 16 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada. Estudo de diferentes gêneros Pesquisa bibliográfica Análise de textos Trabalho em grupo. Trabalho de pesquisa. Análise de diferentes estruturas tanto na linguagem oral como na escrita. Leitura, online, de diferentes textos Exercícios de aplicação Análise de textos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados. | ||||||||
HABILIDADES | Produção e análise de textos observada à carga significativa | ||||||||
ATITUDES | Raciocínio crítico e lógico, percepção da frase e suas estruturas mais profundas | ||||||||
OUTRAS | Assiduidade, participação e interesse | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova: Categorias Semânticas | 1 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Pesquisa: Produção e recuperação da informação técnica | 2, 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Provas. Análise de diferentes estruturas linguísticas | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova: Regência e concordância | 5 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. |
2 | MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo, EPU, 2014. |
3 | NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | MARCUCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2012. |
2 | MARTINO, Agnaldo. Português esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2022. |
3 | NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática funcional: interação, discurso e texto. São Paulo: Contexto. 2018. |
4 | PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2009. |
5 | SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. 3. Barueri: Manole, 2018. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |