PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Monografia I | 0-18225 | 7º | 2 | 40 |
EMENTA |
Elaboração de trabalho monográfico sobre tema específico do curso. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar os conhecimentos necessários que subsidiem o planejamento, a elaboração e a apresentação da monografia, por meio do aprimoramento da capacidade da interpretação, da crítica e da produção científica que demonstrem o aprofundamento temático adquirido ao longo do curso. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar e reconhecer temas de pesquisa nas áreas específicas do curso; 2. Estudar a estrutura do trabalho monográfico; 3. Reconhecer os traços inerentes ao texto dissertativo e à estruturação de argumentos principais e secundários; 4. Analisar os conceitos apresentados por diferentes autores, trabalhando com a intertextualidade; 5. Acompanhar o desenvolvimento da monografia, por meio da sugestão de tópicos interessantes e de bibliografia para a sustentação do estudo, em apoio aos orientadores; 6. Utilizar, adequadamente, estratégias de planejamento e revisão textual; 7. Reconhecer os recursos linguísticos indispensáveis para a construção do texto harmônico, conciso, coeso e coerente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1.1 Apresentação do plano de ensino da disciplina; | 06 |
2 | 2.1 A elaboração do projeto de pesquisa; | 10 |
3 | 3.1 Escrita do texto monográfico; | 10 |
4 | 4.1 Atendimento individual para acompanhamento do desenvolvimento da Monografia; | 14 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:ARM - Aula com Recurso Multimídia; AEX - Aula Expositiva Dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET - Estudo de Texto; TI – Trabalho Individualizado; LE – Leitura de Bibliografia específica. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Os conhecimentos serão avaliados, ao longo do semestre, por meio do acompanhamento da apropriação dos conceitos relacionados ao texto monográfico. | ||||||||
HABILIDADES | Serão avaliadas as habilidades de argumentação, análise, síntese e reflexão; estudo e leitura constante e contínuos dos textos, bem como das obras indicadas por seus orientadores; motivação própria para o aprendizado e o senso de responsabilidade individual e para com o grupo; domínio do tema da pesquisa e cuidado com a forma na elaboração do trabalho, atendendo aos fatores de textualidade (coesão, coerência, unidade, clareza, concisão, entre outros), bem como cumprindo as normas da ABNT; apresentar a Monografia de forma clara e objetiva, utilizando linguagem técnica, com postura adequada ao aluno de Letras, perante a banca examinadora. | ||||||||
ATITUDES | Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Ser responsável, assíduo, atento, pontual e participativo durante as aulas; Demonstrar iniciativa, autonomia, organização, criticidade, responsabilidade e colaboração; participar ativamente dos encontros com o orientador. | ||||||||
OUTRAS | Serão REPROVADOS o aluno que: a) não entregar na data fixada previamente a versão final de sua Monografia; b) não obtiver nota final igual ou superior 7,0 (sete) na disciplina de Monografia e, cumulativamente, não apresentar 75% de presença em sala de aula; c) não comparecer para apresentar sua Monografia perante a Banca Examinadora no dia, hora e local determinados pelo professor da disciplina, salvo por motivo justificado; d) entregar a versão final da Monografia contendo plágio; e) não entregar, no prazo estipulado, a versão definitiva da Monografia, com as devidas correções determinadas pela Banca Examinadora; f) entregar a Monografia contendo menos de 30 (trinta) páginas na entrega preliminar e definitiva. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação do conteúdo da Monografia (realizada pela banca examinadora) | Todas | x | x | x | 4.0 | A definir |
|
| |
Avaliação da estrutura formal da Monografia (realizada pela banca examinadora) | Todas | x | x | x | 3.0 | A definir |
|
| |
Avaliação da Apresentação Oral da Monografia (realizada pela banca examinadora) | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação do desempenho nas atividades de orientação | Todas | x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. |
2 | MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2021. |
3 | NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Elaboração de projetos de pesquisa: monografia, dissertação, tese e estudo de caso, com base em metodologia científica. São Paulo: Cengage Learning, 2016. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |