Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Pesquisa e Prática Pedagógica II - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica II

40

EMENTA

Sala de aula como campo de pesquisa.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do projeto de pesquisa, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Reconhecer a escola/educação como espaço privilegiado para a produção do conhecimento científico; 2. Elaborar o projeto de pesquisa na área de intervenção do licenciando em Letras, visando à produção e socialização do conhecimento. 3. Utilizar as normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1 - Planejamento da pesquisa
1.1 Escolha do assunto de pesquisa;
1.2 Levantamento bibliográfico;
1.2.1 Fichamento;
1.3 Local/espaço para a realização da pesquisa;
1.4 Disponibilidade e condições dos pesquisadores para a pesquisa.

04

2 - Estrutura do projeto de pesquisa

32

3- Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos

04

TOTAL DE HORAS

40 h

Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de micro escrito. - Trabalho de pesquisa na internet e/ou na biblioteca; - Estudo dirigido; - Seminário. - Estudo de Texto; - Aula em Laboratório.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do projeto de pesquisa.

HABILIDADES

- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Compreensão e utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração do projeto de pesquisa; - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega das etapas do projeto.

OUTRAS

- Participação em eventos científicos ofertados pela UNIPLAC; - Sugestões e/ou apontamentos de bibliografias que contribuam na realização das atividades de pesquisa.

DATAS PREVISTAS

Unidades

H

Recuperação

Sim

1- Avaliação Integrativa

todas

26/06/2024

2 - Avaliação - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão parcial)

27/03/2024

A definir

3 - Avaliação – Elaboração do referencial teórico (1º capítulo)

01/05/2024

4 - Avaliação - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão final)

2 e 3

3.0

12/06/2024

A definir

5 - Avaliação - formatação de acordo com as normas da ABNT

2 e 3

1.0

20/06/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 26. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

2

DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

3

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (org.). O sentido da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

2

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

3

COSTA, M. C. V. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

4

DUBET, F. O que é uma escola justa? a escola das oportunidades. São Paulo: Cortez 2008.

5

GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca física ou virtual), visando maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura