PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica II | 0-18227 | 7º | 2 | 40 |
EMENTA |
Sala de aula como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do projeto de pesquisa, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Reconhecer a escola/educação como espaço privilegiado para a produção do conhecimento científico; 2. Elaborar o projeto de pesquisa na área de intervenção do licenciando em Letras, visando à produção e socialização do conhecimento. 3. Utilizar as normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1 - Planejamento da pesquisa | 04 |
2 | 2 - Estrutura do projeto de pesquisa | 32 |
3 | 3- Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos | 04 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de micro escrito. - Trabalho de pesquisa na internet e/ou na biblioteca; - Estudo dirigido; - Seminário. - Estudo de Texto; - Aula em Laboratório. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | - Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do projeto de pesquisa. | ||||||||
HABILIDADES | - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita. | ||||||||
ATITUDES | - Compreensão e utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração do projeto de pesquisa; - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega das etapas do projeto. | ||||||||
OUTRAS | - Participação em eventos científicos ofertados pela UNIPLAC; - Sugestões e/ou apontamentos de bibliografias que contribuam na realização das atividades de pesquisa. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
1- Avaliação Integrativa | todas | x | x | x | 2.0 | 26/06/2024 |
|
| |
2 - Avaliação - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão parcial) | 2 | x | x | x | 2.0 | 27/03/2024 | x | A definir | |
3 - Avaliação – Elaboração do referencial teórico (1º capítulo) | 2 | x | x |
| 2.0 | 01/05/2024 |
|
| |
4 - Avaliação - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão final) | 2 e 3 | x | x | x | 3.0 | 12/06/2024 | x | A definir | |
5 - Avaliação - formatação de acordo com as normas da ABNT | 2 e 3 | x | x | x | 1.0 | 20/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 26. ed. São Paulo: Loyola, 2014. |
2 | DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. |
3 | LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2013. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (org.). O sentido da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. |
2 | BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019. |
3 | COSTA, M. C. V. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007. |
4 | DUBET, F. O que é uma escola justa? a escola das oportunidades. São Paulo: Cortez 2008. |
5 | GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. |
obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca física ou virtual), visando maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |