PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR | Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Produção de Texto II | 0-18226 | 7º | 2 | 40 |
EMENTA |
Estratégias argumentativas entre os procedimentos discursivos: a dissertação. A argumentação. A coerência. A coesão. |
OBJETIVO GERAL |
Formar a tessitura redacional informativa, questionadora, analítica, interpretativa ou opinativa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Aprimorar a linguagem e a diversidade vocabular. Associar e correlacionar as ideias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Evitar a redundância, bem como pormenores desnecessários. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Definição e objetivos do texto dissertativo | 10 |
2 | Delimitação do assunto, | 10 |
3 | O parágrafo dissertativo Coesão. Concisão | 10 |
4 | Elaboração de textos dissertativos obedecendo as orientações recebidas | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 07 aulas adicionais de Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE ARSPD AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais | ||||||||
HABILIDADES | Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos. | ||||||||
ATITUDES | Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas. | ||||||||
OUTRAS | Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 01 -Escrita |
| x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 02 - Escrita |
| x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 03 - Participação |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 04- Oral |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: Aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. |
2 | KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. |
3 | MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Como escrever textos: gêneros e sequências textuais. São Paulo: Atlas, 2017. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |