PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR | Silvia Aparecida Correa E Correa Moreira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Álgebra Linear I | 0-18242 | 5º | 2 | 40 |
EMENTA |
Espaços vetoriais. Transformações lineares. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio algébrico; - Ser capaz de reconhecer as aplicações dos vetores bem como suas operações; - Identificar espaços vetores e conhecer suas propriedades; - Saber operar com transformações lineares. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Introdução à Álgebra Linear | 20 |
2 | 2. Espaços Vetoriais | 10 |
3 | 3. Transformações lineares | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:AEX/ ED/ EX/TI/TG/ARM |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | Avaliações individuais. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Vetores e Espaços Vetoriais | 1 e 2 | x | x | x | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Transformações lineares | 3 | x | x | x | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Trabalhos da disciplina | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação Integrativa | Avaliação Integrativa | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 | HEFEZ, Abramo. Curso de algebra. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v. 1, 221 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0079-X. | |
4 |
| |
5 | STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445 | |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |