PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR | Neusa Maria Sens de Barros, Rodrigo Branco |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório | 0-18243 | 5º | 4 | 80 |
EMENTA |
Formação de professores, análise do cotidiano escolar. Elaboração de projeto de intervenção. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir uma base que dará suporte para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Despertar no discente o interesse pela compreensão do Estágio Curricular Obrigatório nas dimensões pedagógicas; • Introduzir a investigação científica para aprofundamento teórico metodológico; • Proporcionar condições para que o discente visite e escolha o campo de estágio para elaborar seu projeto de estágio; • Oportunizar o discente para escolher um tema de contextualização do conteúdo que esteja relacionado com o ensino e aprendizagem da matemática; • Aprimorar os conhecimentos sobre o planejar, preparar e fazer aulas, usando de recursos didáticos pedagógicos e tecnológicos; • Estudo de métodos e práticas do Microensino. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Estágio Curricular Supervisionado: dimensão pedagógica | 20 |
2 | 2. A prática em sala de aula e métodos de ensino. Microensino, aulas práticas ministradas pelos alunos. Conteúdos de Ensino Fundamental. | 15 |
3 | 3. Construção da proposta pedagógica: observação, problematização, elaboração. Primeira aproximação com a escola campo de estágio. | 10 |
4 | 4. Análise de livros didáticos e recursos didáticos pedagógicos usados pelas escolas. Pesquisa de novos autores e recursos ainda não comuns utilizados pela no cotidiano escolar. | 10 |
5 | 5. Produção de textos sobre as vivências do cotidiano escolar. | 8 |
6 | 6. Orientação para o trabalho no campo de estágio. Questões éticas, comunicação oral, domínio e planejamento das atividades, habilidades na realização do trabalho. | 9 |
7 | 7. Seminário de apresentação dos relatórios; | 11 |
| TOTAL DE HORAS | 83 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Escrever um artigo científico sobre a experiência vivida no estágio. |
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas. Escolha e visita ao campo de estágio; Observação do cotidiano escolar; Formação de equipes para o estágio; Pequenos seminários para trocas de vivências no campo de estágio; Pesquisa, estudo e debates. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | A avaliação do ensino e da aprendizagem será processual a partir da análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora. Será considerado ainda o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil tanto para os espaços formais quanto para os não formais. | ||||||||
HABILIDADES | Capacidade de relacionar a teoria com a prática na elaboração e execução das atividades propostas. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | Observação constante, apresentação dos trabalhos obedecendo as datas. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação integratica | 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 |
|
|
| 2 | 27/05/2024 | x | 07/06/2024 | |
Aulas práticas | 1, 2, 3, 4 e 5 |
|
|
| 3 | 28/06/2024 | x | 05/07/2024 | |
Relatório das observações | 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 | x | x | x | 3 | 28/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 | BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000. 127p ISBN 8572441360. | |
2 | D`AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 3. ed. Campinas: Summus, 1986. 115 p. ISBN 85-323-0250-5. | |
3 |
| |
4 |
| |
5 | DIEZ, Carmen Lucia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis: Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091. | |
obs:Outras |
Para a atenticação do plano de ensino |