Uniplac - Graduação - Matemática - Estágio Curricular Obrigatório - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros, Rodrigo Branco

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório

0-18243

4

80

 

EMENTA

Formação de professores, análise do cotidiano escolar. Elaboração de projeto de intervenção.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir uma base que dará suporte para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Despertar no discente o interesse pela compreensão do Estágio Curricular Obrigatório nas dimensões pedagógicas; • Introduzir a investigação científica para aprofundamento teórico metodológico; • Proporcionar condições para que o discente visite e escolha o campo de estágio para elaborar seu projeto de estágio; • Oportunizar o discente para escolher um tema de contextualização do conteúdo que esteja relacionado com o ensino e aprendizagem da matemática; • Aprimorar os conhecimentos sobre o planejar, preparar e fazer aulas, usando de recursos didáticos pedagógicos e tecnológicos; • Estudo de métodos e práticas do Microensino.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Estágio Curricular Supervisionado: dimensão pedagógica
1.1. Estágio como campo de conhecimento
1.2. Estágio e suas diferentes concepções
1.3. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Matemática.
1.4. Diretrizes de Estágio para a realização de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado de Cursos de Licenciatura nas escolas de Educação Básica da rede pública de Santa Catarina.
1.5. Apresentação e estudo do regulamento de Estágio do Curso de Matemática.
1.6. Procedimentos para o período de observação.

20

2

2. A prática em sala de aula e métodos de ensino. Microensino, aulas práticas ministradas pelos alunos. Conteúdos de Ensino Fundamental.
2.1. Saberes e fazeres da docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
2.2. O estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio.
2.3. Estágio: aproximação da realidade e atividade teórica.
2.4. Eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina e as propostas pedagógicas para os Anos finais do Ensino Fundamental de cada unidade escolar.
2.5. Primeiras aproximações com a realidade campos de estágios.

15

3

3. Construção da proposta pedagógica: observação, problematização, elaboração. Primeira aproximação com a escola campo de estágio.
3.1. Levantamento da situação problema a ser refletida.
3.2. Elaboração do projeto de estágio. Desenvolvimento das primeiras práticas pedagógicas.
3.3. Estudo do planejamento dos conteúdos do Ensino Fundamental.

10

4

4. Análise de livros didáticos e recursos didáticos pedagógicos usados pelas escolas. Pesquisa de novos autores e recursos ainda não comuns utilizados pela no cotidiano escolar.

10

5

5. Produção de textos sobre as vivências do cotidiano escolar.

8

6

6. Orientação para o trabalho no campo de estágio. Questões éticas, comunicação oral, domínio e planejamento das atividades, habilidades na realização do trabalho.

9

7

7. Seminário de apresentação dos relatórios;
7.1. Estudo do material a ser produzido durante a observação
7.2. Estudo das atitudes que deverão adotar no estágio.
7.3. Visitas às escolas de ensino público ou particular do nível de ensino fundamental.
7.4. Coleta de dados das escolas visitadas.
7.5. Ficha relato - preencher uma para cada aula assistida
7.6. Análise dos livros didáticos adotados pelas escolas.

11

 

TOTAL DE HORAS

83 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Escrever um artigo científico sobre a experiência vivida no estágio.

 

Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas. Escolha e visita ao campo de estágio; Observação do cotidiano escolar; Formação de equipes para o estágio; Pequenos seminários para trocas de vivências no campo de estágio; Pesquisa, estudo e debates.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será processual a partir da análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora. Será considerado ainda o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil tanto para os espaços formais quanto para os não formais.

HABILIDADES

Capacidade de relacionar a teoria com a prática na elaboração e execução das atividades propostas.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Observação constante, apresentação dos trabalhos obedecendo as datas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integratica

1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7

 

 

 

2

27/05/2024

x

07/06/2024

Aulas práticas

1, 2, 3, 4 e 5

 

 

 

3

28/06/2024

x

05/07/2024

Relatório das observações

1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7

x

x

x

3

28/06/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 3, 139 p. ISBN 85-86584-72-X.

2

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704.

3

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. SC, SED: UNIVAL, 2014. Número de chamada: 372.198164 S231p                                                                                                    

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000. 127p ISBN 8572441360.

2

D`AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 3. ed. Campinas: Summus, 1986. 115 p. ISBN 85-323-0250-5.

3

PERES, Selma Martines; PAULA, Maria Helena de; SANTOS, Márcia Pereira dos (org.). Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017. 1 Recurso online. 

4

PERES, Selma Martines; PAULA, Maria Helena de; SANTOS, Márcia Pereira dos (org.). Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017. 1 Recurso online. 

5

DIEZ, Carmen Lucia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis: Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091.

obs:Outras

 

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