PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR | Juliano Machado Menegazzo |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Cálculo III | 0-18244 | 5º | 4 | 80 |
EMENTA |
Integrais múltiplas. Calculo vetorial. Sequências e séries numéricas. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina, o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Estabelecer a solução de problemas relativos ao uso de integrais múltiplas. 2. Resolver e interpretar contextos ligados ao Cálculo Vetorial. 3. Determinar analiticamente a solução de sequências e séries numéricas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Integração múltipla e aplicações | 30 |
2 | 2. Cálculo Vetorial | 30 |
3 | 3 Sequências e Séries Numéricas | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:AEX, ED, EX, TG. AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Avaliação em sala de aula (remota ou presencial) levando em conta os seguintes quesitos: participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação, trabalho em equipe. | ||||||||
OUTRAS | - | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Inegrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 1 | 1 | x |
| x | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 | 2 | x |
| x | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 3 | 3 | x |
| x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
obs:Cada prova terá uma lista de revisão a qual valerá 10% do valor da prova. |
Para a atenticação do plano de ensino |