Uniplac - Graduação - Matemática - Cálculo III - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Juliano Machado Menegazzo

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cálculo III

0-18244

4

80

 

EMENTA

Integrais múltiplas. Calculo vetorial. Sequências e séries numéricas.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Através desta disciplina, o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Estabelecer a solução de problemas relativos ao uso de integrais múltiplas. 2. Resolver e interpretar contextos ligados ao Cálculo Vetorial. 3. Determinar analiticamente a solução de sequências e séries numéricas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Integração múltipla e aplicações
1.1 Integrais duplas
1.1.1 Definição
1.1.2 Volume e integrais duplas
1.1.3 Propriedades da integral dupla
1.1.4 Cálculo de integrais duplas
1.1.5 Mudança de variáveis em integrais duplas (coordenadas polares)
1.1.6 Aplicações da integral dupla
1.2 Integrais triplas
1.2.1 Definição
1.2.2 Propriedades da integral tripla
1.2.3 Cálculo da integral tripla
1.2.4 Mudança de variáveis em integrais triplas (coordenadas cilíndricas e esféricas)
1.2.5 Aplicações da integral tripla.

30

2

2. Cálculo Vetorial
2.1 Revisão sobre vetores e geometria analítica
2.2 Representação Paramétrica de curvas: reta e circunferência
2.3 Representação Paramétrica de curvas: elipse e circunferência
2.4 Integral de Linha de Campos Escalares
2.5 Integral de Linha de Campos Vetoriais
2.6 Representação Paramétrica de superfícies: Esfera e cilindro
2.7 Representação Paramétrica de superfícies: Cone.

30

3

3 Sequências e Séries Numéricas
3.1 Séries infinitas: convergência e divergência de séries, a série geométrica e a série harmônica
3.2 A teoria das séries infinitas: propriedades, testes de convergência, série alternada, estimativa do erro, convergência condicional e absoluta
3.3 Séries de potências: intervalo de convergência, derivação e integração, operações com séries de potências
3.4 Derivação e Integração de Séries de Potências.
3.5 Polinômios de Taylor e Maclaurin, séries de Taylor e de Maclaurin, métodos computacionais.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.

 

Estratégias:AEX, ED, EX, TG. AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Avaliação em sala de aula (remota ou presencial) levando em conta os seguintes quesitos: participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação, trabalho em equipe.

OUTRAS

-

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Inegrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 1

1

x

 

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

2

x

 

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3

3

x

 

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANTON, Howard; BIVENS, Irl C; DAVIS, Stephen. Cálculo, v.2. 10. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 Recurso online.

2

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração. 6 ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007.        Número de chamada: 515 F599c

3

GONÇALVES, Mirian Buss; FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Pearson Education, 2007. Número de chamada: 515 G635c                                                              

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FEITOSA, Miguel Oliva. Cálculo vetorial e geometria analítica: exercícios propostos e resolvidos. 4 ed. São Paulo: Atlas Ltda, 1996. Número de chamada: 516.3076 F311c

2

IEZZI, Gelson, MURAKAMI, Carlos, MACHADO, Nílson José. Fundamentos de matemática elementar: limites; derivadas; noções de integral. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atual Ltda, 1993. v. 8. Número de chamada: 510 I22f

3

LIMA, Elon Lages. Análise real. 6. ed. Rio de Janeiro: Impa, 2002. v. 1. (Coleção matemática universitária). Número de chamada: 515 L732a

4

SIMMONS, George Finlay. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1987. Número de chamada: 515.15 S592c

5

STEWART, James. Cálculo. 7 ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2015. Número de chamada: 515 S849c

obs:Cada prova terá uma lista de revisão a qual valerá 10% do valor da prova.

 

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