Uniplac - Graduação - Odontologia - Psicologia Aplicada à Odontologia - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia - Par781/17

PROFESSOR

Jean Gell Pires


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Aplicada à Odontologia

0-18617

2

40


EMENTA

Psicologia e ciência. Psicologia no contexto da odontologia. Humanização do atendimento aos pacientes. Aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico. Crescimento e desenvolvimento psicológico infantil. Aspectos psicológicos do atendimento a pessoas com deficiência e sistematicamente comprometidas.


OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos da psicologia no âmbito odontologia, para assegurar o processo de humanização do atendimento em todas as etapas do desenvolvimento humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Diferenciar psicologia ciência de senso comum; - Contextualizar a psicologia no contexto da odontologia; - Reconhecer principais eixos sobre a humanização do atendimento; - Identificar crescimento e desenvolvimento psicológico infantil; - Caracterizar aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico; - Compreender as especificidades das pessoas com deficiência e sistematicamente comprometida para o atendimento odontológico;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Psicologia e Senso Comum

02

2

Psicologia no contexto da odontologia

04

3

Principais eixos sobre a humanização do atendimento

8

4

Crescimento e desenvolvimento psicológico infantil

8

5

Aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico

8

6

Especificidades das pessoas com deficiência e sistematicamente comprometida para o atendimento odontológico

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, busca de leituras complementares e avaliações escritas, relacionados aos aspectos psicossociais no âmbito das pessoas com deficiência/altas habilidades e suas especificidades.

HABILIDADES

Habilidades para trabalhos em grupos. Articulação da teoria com a prática relacionada à atuação da psicologia e pessoas com deficiência/altas habilidades.

ATITUDES

Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula.

OUTRAS

Trabalhos individuais e em grupos, seminários e participações;

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02 – ED - Estudo Dirigido

1

x

x

x

1.0

11/03/2024

Avaliação 03 – EC – Estudo de Caso

2,3

x

x

x

2.0

22/04/2024

x

29/04/2024

Avaliação 04 – Avaliação teórica

4,5

x

x

x

2.0

20/05/2024

x

27/05/2024

Avaliação 05 – Relatório de Observação Pediatria, e Observação PCD ; ou formato de seminário;

6

x

x

x

2.0

17/06/2024

Avaliação 06 - Participação e Frequência; Atividade Prática Extraclasse; mini Escritos;

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

24/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1997. 319 p. ISBN 85-02-01212-6.

2

CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p.

3

SEGER, Liliana. Psicologia e odontologia: uma abordagem integradora. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Santos, 1998. 424 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires. Odontopediatria na primeira infância. São Paulo: Santos, 1998. 679 p.

2

FELDMAN, Robert S. Introdução à psicologia. 10. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554892.

3

MYERS, David G. Introdução à psicologia geral. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 533 p. ISBN 85-216-1186-2.

4

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo Martins Fontes 2003

5

WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações. 7.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 605p. ISBN 9788522107049

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática