Uniplac - Graduação - Odontologia - Clínica Infantil II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia - Par781/17

PROFESSOR

Katia Busato Moccelin Derossi, Claudia de Abreu Busato, Tatiana Telo Marin


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Clínica Infantil II

0-18626

4

80


EMENTA

Atendimento clínico odontológico integral da criança.


OBJETIVO GERAL

Capacitar ao acadêmico a realizar o atendimento infantil integralizado nas áreas da Odontopediatria e Ortodontia preventiva com visão humanista, técnico-científica, ética e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Atuar com procedimentos odontológicos com critérios técnico-científicos dentro dos padrões de biossegurança exigidos pelo curso de Odontologia Realizar o atendimento da criança e do adolescente de forma integral, objetivando a melhora da condição de saúde e oclusão. - Realizar o diagnóstico da doença cárie no seu mais amplo a atual conceito, de forma a orientar e preservar e recuperar a dentição do paciente de acordo com suas necessidades. -Identificar o estágio d o desenvolvimento da dentição e avaliar maloclusões na criança. - Distinguir as características de desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social da criança nas diferentes faixas etárias, - Ter entendimento sobre formas de atendimento odontológico do bebê relacionadas a prevenção a doença cárie e doenças bucais da primeira infância, maloclusões e orientações materno-infantis. - Aplicar adequadamente as técnicas de controle de comportamento infantil de acordo com a situação clínica e desenvolvimento da criança, - Perceber sinais de ansiedade e medo no paciente infantil e de sua família durante as consultas odontológicas, - Realizar e interpretar o exame clínico associado ao radiográfico no paciente infantil - Selecionar e aplicar técnicas anestésica para realização de procedimentos clínicos em odontopediatria - Realizar procedimentos cirúrgicos de menor complexidade na esfera da odontopediatria - Realizar isolamento absoluto em odontopediatria - Selecionar, manipular e aplicar adequadamente os materiais restauradores, preventivos (cimento ionômero), selantes em odontopediatria, - Reconhecer situações de emergências odontológicas em odontopediatria, - Diagnosticar manifestações bucais de doenças sistêmicas comuns na infância, - Diagnosticar alterações patológicas e não patológicas bucais e dentais comuns em crianças, - Executar procedimento de prevenção de doenças bucais (cárie e periodontal ) na criança, - Reconhecer hábitos bucais deletérios a saúde bucal, bem como suas causas, consequências e formas de tratamento, - Entender o significado de ortodontia preventiva e interceptativa e sua aplicação nas maloclusões. - Diagnosticar alterações oclusais na criança. - Conhecer e realizar técnicas endodônticas em dentes decíduos, - Diagnosticar e tratar os tipos de traumatismos e sequêlas na dentição decídua e dentadura mista - Realizar a reabilitação bucal do paciente infantil - Realizar diagnóstico e classificar as maloclusões nas diferentes etapas do desenvolvimento das dentições. - Saber classificar e indicar diferentes tipos de aparelhos utilizados na prevenção às maloclusões: mordida aberta, mordida cruzada, recuperadores e mantenedores de espaço. - Compreender a movimentação dental induzida. -Apinhamentos dentais conceitos, classificações e abordagens. - Compreender noções de cefalometria facial no diagnóstico ortodôntico. - Aplicar leituras científicas indicadas para maior compreensão e aprofundamento dos conteúdos. - Compreender a relação dos Maus Tratos na infância e adolescência.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estudo dirigido sobre procedimentos clínicos em odontopediatria e ortodontia

4

2

Maus-tratos no infância e adolescência, o papel do cirurgião dentista na identificação e notificação.

4

3

Odontologia para bebês

4

4

Noções de cefalaometria

4

5

Atendimento clínico de odontopediatria e ortodontia no paciente infantil

64

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:APE – Atividades Práticas Extraclasse; ; LAB – Aula em Laboratório;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Informação, apropriação, compreensão dos conteúdos dos semestres anteriores em odontopediatriaa e Ortodontia Preventiva, Refere-se à capacidade de realizar as atividades de acordo com os princípios técnicos aceitos e referendados pela comunidade científica. Teste descritivo e aplicação dos conhecimentos na prática clínica.

HABILIDADES

Inteligência, capacidade e conhecimento técnico- científico, destreza Lógica na escrita utilizando as principais idéias/conceitos estudados; -uso do padrão lingüistico; -argumentos bem desenvolvidos utilizando vocabulário próprio; -clareza conceitual; -afirmações sobre o assunto discutido, desenvolvendo boa argumentação; -relação das afirmações com prática social; -levantamento de outras problemáticas relacionadas ao tema, utilizando pontos de vista de autores diferentes; -humanização no atendimento à comunidade. INICIATIVA/DESPRENDIMENTO Refere-se à qualidade do estudante assumir-se em relação ao trabalho. Sem esperar ordens ou comandos, mantendo-se, entretanto, nos limites de sua competência e das regras que regem o funcionamento da equipe. Além disso, trata da busca de orientação, colocando o estudante numa postura de se apoderar do que ainda não lhe é totalmente familiar. CRIATIVIDADE E POSTURA CRÍTICA Refere-se à capacidade do estudante de problematizar o serviço, questionando-o em seu fazer e em sua conseqüência. Diz respeito a negar-se à resignação ou a aceitação do que se faz, porque assim está definido que o seja. Refere-se à busca de explicações e ao julgamento da satisfação das respostas que lhe são dadas aos estudantes. Diz respeito à capacidade de pensar e posicionar-se, somando a iniciativa de apresentar sugestões quando considera que alguma situação pode ser corrigida ou melhorada.

ATITUDES

COMPORTAMENTO, RESPEITO, INTERESE, PARTICIPAÇÃO, ÉTICA Espera-se dos acadêmicos do curso, atitudes de respeito e ética para com os pacientes, colegas e professores; participação nas atividades teórico-prática propostas; e, domínio teórico-técnico dos conteúdos exigidos para o semestre. ASSIDUIDADE Diz respeito ao cumprimento da freqüência estabelecida para o desenvolvimento do estágio. PONTUALIDADE Refere-se à observância do horário definido para início e término da jornada de trabalho. DISPONIBILIDADE Traduz a postura do estudante em colocar-se predisposto a atender as demandas durante o atendimento ao paciente infantil,

OUTRAS

Se necessário outras avaliações das atividades práticas e seminários poderão ser incluídas no decorrer do semestre

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Teórica

1

x

x

x

3.0

25/03/2024

x

22/04/2024

Avaliação Teórica

2

x

x

x

3.0

27/05/2024

x

24/06/2024

Avaliação Clínica

3

x

x

x

3.0

17/06/2024

Avaliação Integrativa

4

x

x

x

1.0

10/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ASSED, Sada. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo: Artes Médicas, 2005. 1068 p. ISBN 85-367-0026-2.

2

KRAMER, Paulo Floriani; FELDENS, Carlos Alberto. Traumatismos na dentição decídua: prevenção, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Santos, 2005. 311 p. ISBN 8572885188

3

CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FEJERSKOV, Ole. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2.ed. São Paulo: Gen, 2011. 615p. ISBN 9788572888608.

2

IMPARATO, José Carlos Pettorossi et al. Selamento de cárie: uma alternativa para tratamento de lesões de cárie em dentina. São Paulo: Santos, 2010. 131 p. ISBN 978-85-7287-809-7.

3

TOLEDO, Orlando Ayrton de. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. 3. ed. São Paulo: Premier, 2005. 390 p. ISBN 85-86067-34-2.

4

VELLINI-FERREIRA, Flávio. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 8. ed. São Paulo: Santos Publicações, 2021. 567 p. ISBN 978-65-86699-16-6.

5

MILLET, Declan; WELBURY, Richard. Casos clínicos de ortodontia na odontopediatria. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 213p. ISBN 9788535248548

6

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos; BONECKER, Marcelo; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado (org.). Odontopediatria. São Paulo: Santos, 2010. 446p. (Fundamentos de odontologia). ISBN 978-85-728-8755-7.

7

JANSON, Guilherme et al. Introdução à ortodontia. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. ISBN 978-85-367-0185-1.

obs:

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