Uniplac - Graduação - Pedagogia - Didática I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Didática I

0-18279

4

80


EMENTA

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. Reconhecer a importâncias das políticas de avaliação da aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares.

40

2

Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de
avaliação e avaliação da Aprendizagem.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositivo/dialogada; acompanhamento individual e em grupos; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

1,2,3,4

x

x

x

2

A definir

Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo

1

x

x

x

2

28/03/2024

x

A definir

Avaliação 02 – Análise de um filme em grupo

2

x

x

x

3

25/04/2024

x

A definir

Avaliação 03 - Trabalho escrito individual

3 e 4

x

x

x

3

13/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 114 p. ISBN 853260093x.

2

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 261 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 5430 ISBN 85-249-0298-1

3

LIBÂNEO, José Carlos; MAZZOTTI, Tarso Bonilha; NÓVOA, Antônio; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia, ciência da educação@p0. São Paulo: Cortez Editora, 1996. 134 p. 46 ISBN 85-249-0606-5


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LUCARELLI, Elisa; SCHEIBE, Leda; BAPTISTA, Luís Antônio; PEREIRA, Marcos Villela; LUDKE, Menga; DUARTE, Newton; GARCIA, Regina Leite; FLEURI, Reinaldo Matias; OLIVEIRA, Renato José de; CANDAU, Vera Maria; LINHARES, Célia Frazão Soares. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. 189 p. 22622 ISBN 857490031-1

2

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 259 p ISBN 8532623329.

3

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20.ed. São Paulo: Loyola editora, 2005. 149 p. (Coleção Educar) ISBN 8515001810

4

MARTINEZ, Maria Josefina; LAHORE, Carlos E. Oliveira; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Planejamento escolar. São Paulo: Editora Saraiva, 1977. 205 p. 5403

5

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996. 180 p. 10 ISBN 85-249-0550-6

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática