PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos da Educação Infantil e Direitos da Infância |
0-18282 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Concepções de criança, infância e educação infantil. Histórico da educação infantil no Brasil. Política brasileira de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos. Papel do Estado: políticas públicas em relação às crianças e as infâncias. Instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos, educação infantil, famílias e socialização das crianças. Crianças em contexto de vulnerabilidade social. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento acerca dos fundamentos e dos direitos da infância e da educação infantil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
I. Refletir sobre o paradigma de sociedade contemporânea com ênfase para a questão social e o (sub) desenvolvimento da criança; II. Conhecer a história das concepções de criança, infância e educação infantil; III. Identificar os marcos normativos dos direitos da criança, com ênfase para o Estatuto da Criança e do Adolescente; IV. Tematizar as infâncias no Brasil e suas relações com o contexto educacional; V. Problematizar diferentes condições de vida da criança em contextos de vulnerabilidade social; VI. Conhecer instituições que desenvolvem ações educativas com crianças na região do Planalto Catarinense; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino |
4 |
2 |
Unidade 1 - História da criança, da infância e da educação infantil |
4 |
3 |
1.2 O enigma da infância |
4 |
4 |
1.3 A invenção da infância |
4 |
5 |
1.4 Histórias de crianças no Brasil |
4 |
6 |
Texto: |
4 |
7 |
Filme: Machuca |
4 |
8 |
Unidade 2 - Inclusão, diferença e diversidade na Educação Infantil. |
4 |
9 |
2.3 Desemaranhando as linhas da infância: é possível uma infância outra@p8 |
3 |
10 |
Filme: XXY |
4 |
11 |
2.4. Infâncias indígenas |
4 |
12 |
Unidade 3 - Jogos, brinquedos e brincadeiras. |
4 |
13 |
Documentário: Território do brincar |
4 |
14 |
Unidade 4 - A construção dos direitos da criança |
4 |
15 |
ABRAMOWICZ, Anete. O direito das crianças à educação infantil. In: Proposições, v. 14, n.3. 2003. |
2 |
16 |
Políticas e Direitos da Educação Infantil: |
4 |
17 |
ESTUDO DO ECA |
4 |
18 |
ECA |
4 |
19 |
ECA |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
73 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos. |
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HABILIDADES |
Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. |
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ATITUDES |
Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados |
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OUTRAS |
Processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa e, em uma avaliação escrita. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³ |
TODAS |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Avaliação 02 - Seminários |
todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 03 - Produção textual sobre os filmes |
TODAS |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Avaliação 04 - Atividades de análise textual (classroom) e debate; Mapa Conceitual |
TODAS |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1981. 279 p. 10198 ISBN 85-216-1079-3 |
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2 |
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 405 p. ISBN 8532630715 |
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3 |
ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação infantil creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1995. 112p ISBN 85-16-02341-9. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ( BRASIL ). Diretrizes nacionais para a política de atenção integral {a infância e a adolescência: 2001-2005. Brasília: Conand, 2000. 46 p. |
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2 |
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 19.ed. São Paulo: Editora Ática, 2000. 175 p. (Série Discussão Aberta) 20859 ISBN 850806991-1 |
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3 |
KOHAN, Walter. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004. 184 p. ISBN 857490318-3 |
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4 |
CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ( BRASIL ). Diretrizes nacionais para a política de atenção integral à infância e à adolescência. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, 2005. 46 p. |
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5 |
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel; LARROSA, Jorge. A infância vai ao cinema. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582179185. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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