Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização IV

0-18290

4

80


EMENTA

Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo. Reconhecer histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. Compreender os aspectos específicos da pesquisa em alfabetização e sua interface com a educação. Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização. Conhecer práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com objetos de conhecimento descritos nos eixos da BNCC e Currículo Base do Território Catarinense. Retomar conceitos de números e operações, grandezas e medidas, geometria, álgebra e probabilidade e estatística. Identificar os objetos de conhecimento na BNCC e no Currículo Base do Território Catarinense. Elaborar práticas pedagógicas de numeralização a partir da literatura infantil. Elaborar plano de ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superação desses obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e práticas singulares de alfabetização.

15

2

Pesquisa em alfabetização e sua interface com a educação.

15

3

Leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização.

10

4

4.1 NUMEROS E OPERAÇÕES: Números naturais e racionais (representação fracionária e decimal). Operações com números naturais e racionais contemplando os tipos: exato, aproximado, mental e escrito.
4.2 GEOMETRIA: Dimensões, planificações de sólidos geométricos, pensamento geométrico, localização e orientação espacial e classificação e nomenclatura de figuras geométricas.
4.3 GRANDEZAS E MEDIDAS: Unidades de medidas convencionais e não convencionais. Comparar e medir objetos e grandezas: comprimento, massa volume e capacidade, área e perímetro, tempo e temperatura, e sistema monetário.

20

5

5.1. ALGEBRA: padrões; sequencias numérica e em imagens, pensamento algébrico, generalizações e representação.
5.2 PROBABILIDADE E ESTATÍTICA: coletar, organizar, classificar dados. Construir gráficos e tabelas. Leitura e análise de dados de pesquisas. Conceitos de probabilidade (eventos aleatórios, possibilidade, probabilidade).

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Unidade 1: Problematização. Exposição dialogada; leitura e interpretação coletivas; produção de textos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Pesquisa bibliográfica. Unidade 2: Problematização: Leituras de textos previamente selecionados para debate em sala de aula. Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino na alfabetização. Unidade 3: Exposições dialogadas; Leituras; Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates; Problematização; leitura e interpretação coletivas; produção de recursos didáticos individuais e coletivos; trabalhos em grupo. Pesquisa bibliográfica Unidade 4: Estudo e leitura de texto. Elaboração de mapa textual. Pesquisa, Elaboração de exercícios e material didático, Seminário utilizando metodologias ativas para apresentação. Unidade 5: Estudo de texto. (Artigos e e-book) Vídeos produzidos pelos acadêmicos(as) e seleção dos disponíveis no YOUTUBE. Elaboração e resolução de exercícios utilizando tecnologias digitais. Elaboração de plano de ensino.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades.

OUTRAS

1- Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. 2- Em todas as unidades temáticas serão apresentados oficinas de práticas pedagógicas de alfabetização e de numeralização, envolvendo a literatura infantil.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir

1. Seminário da leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização.

1,2,3

x

x

x

2.0

06/06/2024

2.Pesquisa na escola sobre alfabetização.

1,2,3

x

x

x

2.0

20/06/2024

x

04/07/2024

3.Trabalhos individuais e coletivos em todas as unidades temáticas com elaboração de material didático.

4 e 5

x

x

x

2.0

27/06/2024

4.Seminários de práticas pedagógicas e plano de ensino para os anos iniciais do ensino Fundamental.

4 e 5

2.0

13/06/2024

x

27/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017.

2

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162

3

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1996. 293 p. ISBN 8508059515.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Matemática: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

2

LAGES, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação do Município de Lages, Conselho Municipal de Educação – CME. Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação De Lages/SC – DCSMEL. Educação Infantil Ensino Fundamental. Conforme Parecer 261/2021 em 14/05/2021.

3

SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

4

SMOLKA, Ana Luiza. A dinâmica discursiva no ato de escrever: relações oralidade-escritura. In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília Rafael de. A linguagem e o outro no espaço escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. 9. ed. Campinas: Papirus, 1993.

5

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019.

obs:Outras referências: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular- BNCC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br CARNEIRO, Reginaldo Fernando; SOUZA, Antonio Carlos de; BERTINI, Luciane De Fatima. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]:práticas de sala de aula e de formação de professores / organização: Reginaldo Fernando Carneiro, Antonio Carlos de Souza, Luciane de Fatima Bertini. -- Brasília, DF : SBEM, 2018. -- (Coleção SBEM ; 11) 5 Mb ; PDF- ISBN 978-85-98092-52-2 SMOLE, Kátia Stocco & Outros. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

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