PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Gilberto Borges de Sá, Lucia Ceccato de Lima |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - II |
0-18289 |
7º |
8 |
160 |
EMENTA |
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Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma reflexão teórico/prática do Conhecimento nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental, seus dilemas, conteúdos curriculares, processo de ensino e aprendizagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar os dilemas/desafios/dificuldades vivenciados pelos professores no ensino do ensino da Geografia/Historia nos anos iniciais do EF; 2. Identificar e aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas (Geografia/Espaço e Historia/tempo), conceitos e sua relevância no processo de Ensino e Aprendizagem dos anos inicias do E.F; 3. Conhecer os conteúdos ensinados no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais EF. de acordo com a BNCC. 4. Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias ativas e Avaliação) no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais do EF e aplicação de tecnologias de informação e comunicação. 5. Obter uma visão ampla da Historiografia da Regional - Serra Catarinense. 6. Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico. 7. Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências. 8. Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências. 9. Elaborar atividades (experimentos e projetos) para o Ensino de Ciências. 10. Estudo e análise crítica do Ensino Religioso no Brasil e sua relação com a Educação. 11. Identificar e aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas e sua importância no processo de aprendizagem dos anos inicias. 12. Conhecer as categorias de análise e os conteúdos ensinados no Ensino Religioso nos anos iniciais EF tendo como referência a BNCC e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 13. Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias e Avaliação) no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais do EF. 14. Conhecer e aplicar as ferramentas tecnológicas para o ensino de Ensino Religioso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Problematização - Identificação e relato dos dilemas/situações/problemas/desafios vivenciados pelos professores no ensino da Geografia e Historia nos Anos iniciais de EF; |
4 |
2 |
Estudo do Objeto (Espaço e Tempo) e seus conceitos, bem como a relevância no processo de aprendizagem dos anos inicias EF. no ensino da Geografia/Historia. Identificar as principais categorias de análise da Geografia/Historia nos anos iniciais. |
11 |
3 |
Conhecer os conteúdos curriculares ensinados no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais EF de acordo com a BNCC; |
28 |
4 |
Conhecer os processos de Ensino e Aprendizagem (metodologias ativas e Avaliação) no ensino da geografia/historia nos anos iniciais do EF; |
16 |
5 |
Conhecer a Historiografia da Região da Serra Catarinense |
12 |
6 |
Desenvolver Projeto de atividade Pratica Extraclasse – Elaboração de um Dicionário dos termos usados no Ensino Geografia nos anos iniciais do E.F. |
08 |
7 |
Fundamentos históricos e filosóficos do ensino de ciências no Brasil: |
40 |
8 |
- Concepção do Ensino Religioso no Brasil e sua trajetória na educação brasileira. |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
159 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; TG - Trabalho em grupo. VT - Visitas tecnicas; EC - Estudo de Caso; TI - Trabalho Individual. SEM - Seminários. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Elaboração de síntese. Comunicação com clareza. Visão sistêmica do conhecimento. Raciocínio lógico. Utilização da metodologia adequada no objeto pesquisado. Apresentar mínimo conhecimento acerca do assunto. Uso de tecnologias digitais. |
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HABILIDADES |
Comunicação eficaz. Entonação de voz e gestos adequados. Apresentação de trabalhos. Dominar recursos de digitação. Senso de investigação. Administrar conflitos. Domínio das tecnologias de comunicação digital. |
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ATITUDES |
Ética. Liderança. Comprometimento. Senso critica. Iniciativa. Autonomia. Pró-atividade. Solidariedade. Capacidade de resolução de problemas. Interatividade. Resiliência. |
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OUTRAS |
Seminário e análise de livros didáticos . - Microaulas: exercitando estratégias para o ensino - Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
|
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1 |
A definir |
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Avaliação Geografia |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação Historia |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Avaliação Ciências |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
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Avaliação Ensino Religioso |
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|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. ; PISSETTI, Adriana Carla; PILAR, Flávio Roberto; SOUZA, Lúcia Regina Fernandes de; GHIZONI, Maria Lúcia; ROTERS, Sandra Regina. O ensino da história de Lages nas escolas do município. Lages 1995. 124 p. 8604 |
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2 |
VESENTINI, José William. O ensino da geografia e as mudanças recentes no espaço geográfico mundial. S.L. [19--]. 31 p. 9278 |
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3 |
OLIVEIRA, Paulo de Salles. Metodologia das ciências humanas. São Paulo: Editora Hucitec, 1998. 219 p. 20782 ISBN 852710465-2 |
|||||||||||
4 |
MEURER, Daniela. A proposta curricular de Santa Catarina (2014) e a escola unitária de Antonio Gramsci: aproximações e contradições. Lages, 2019. 87 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000020f.pdf. Acesso em: 6 nov. 2020. |
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5 |
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José Andrade; PIERSON, Alice; CISCATO, Carlos Alberto Mattoso; BELTRAN, Nelson Orlando; SONCINI, Maria Isabel; CASTILHO JR., Miguel. Metodologia do ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 207 p. (Coleção Magistério - 2º Grau. Série Formação Do Professor) ISBN 852490272 |
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6 |
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 102 p. ISBN 857490154-7. |
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7 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005. 213 p. ISBN 8521900058 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 8574902883. |
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2 |
MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1. |
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3 |
SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013. 342 p. ISBN 978-85-205-0645-5. |
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4 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073. |
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5 |
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8 |
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6 |
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT´ANNA, Ilza Martins. Por que planejar@p0 como planejar@p1: currículo, área, aula. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 159 p. (Escola em debate). ISBN 8532607764. |
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7 |
MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1. |
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8 |
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 85-7490-136-9. |
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9 |
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 364 p. (Coleção docência em formação : ensino superior) ISBN 852490858-0 |
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10 |
FERREIRA, Amauri Carlos. Ensino religioso nas fronteiras da ética: subsídios pedagógicos. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 63 p. ISBN 8532625495 |
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obs:SANTA CATARINA. Decreto Nº 3882, de 28 de dezembro de 2005. Regulamenta o ensino religioso nas es colas de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual. Florianópolis, 2005. Disponível em: http://leisesta duais.com.br/sc/decreto-n-3882-2005-santa-catarina-regulamenta-o-ensino-religioso-nas-escolas-de-ensino- -fundamental-da-rede-publica-estadual@p0q=Decreto%20N%C2%BA%203882/2005. DALAZOANA, K. (ORG). Processos e metodologias no ensino de ciências [recurso eletrônico] Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. file:///C:/Users/Cliente/Documents/E-book-Processos-e-Metodologias-no-Ensino-de-Ciencias.pdf |
Para a atenticação do plano de ensino |
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