Uniplac - Graduação - Pedagogia - Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Gilberto Borges de Sá, Lucia Ceccato de Lima


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - II

0-18289

8

160


EMENTA

Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar uma reflexão teórico/prática do Conhecimento nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental, seus dilemas, conteúdos curriculares, processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar os dilemas/desafios/dificuldades vivenciados pelos professores no ensino do ensino da Geografia/Historia nos anos iniciais do EF; 2. Identificar e aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas (Geografia/Espaço e Historia/tempo), conceitos e sua relevância no processo de Ensino e Aprendizagem dos anos inicias do E.F; 3. Conhecer os conteúdos ensinados no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais EF. de acordo com a BNCC. 4. Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias ativas e Avaliação) no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais do EF e aplicação de tecnologias de informação e comunicação. 5. Obter uma visão ampla da Historiografia da Regional - Serra Catarinense. 6. Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico. 7. Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências. 8. Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências. 9. Elaborar atividades (experimentos e projetos) para o Ensino de Ciências. 10. Estudo e análise crítica do Ensino Religioso no Brasil e sua relação com a Educação. 11. Identificar e aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas e sua importância no processo de aprendizagem dos anos inicias. 12. Conhecer as categorias de análise e os conteúdos ensinados no Ensino Religioso nos anos iniciais EF tendo como referência a BNCC e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 13. Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias e Avaliação) no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais do EF. 14. Conhecer e aplicar as ferramentas tecnológicas para o ensino de Ensino Religioso.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Problematização - Identificação e relato dos dilemas/situações/problemas/desafios vivenciados pelos professores no ensino da Geografia e Historia nos Anos iniciais de EF;

4

2

Estudo do Objeto (Espaço e Tempo) e seus conceitos, bem como a relevância no processo de aprendizagem dos anos inicias EF. no ensino da Geografia/Historia. Identificar as principais categorias de análise da Geografia/Historia nos anos iniciais.

11

3

Conhecer os conteúdos curriculares ensinados no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais EF de acordo com a BNCC;

28

4

Conhecer os processos de Ensino e Aprendizagem (metodologias ativas e Avaliação) no ensino da geografia/historia nos anos iniciais do EF;
a) Didática – Metodologia Ativas aplicados ao ensino da Geografia/Historia;
b) Planejamento/gestão da aprendizagem – Plano de ensino (Plano de aula) aplicado ao ensino ao ensino da Geografia/Historia.
c) Avaliação da aprendizagem do Ensino do ensino da Geografia/historia anos iniciais.
d) Tecnologias educacionais aplicadas ao ensino da Geografia/Historia.

16

5

Conhecer a Historiografia da Região da Serra Catarinense

12

6

Desenvolver Projeto de atividade Pratica Extraclasse – Elaboração de um Dicionário dos termos usados no Ensino Geografia nos anos iniciais do E.F.

08

7

Fundamentos históricos e filosóficos do ensino de ciências no Brasil:
- A Interdisciplinaridade e o ensino de ciências;
- Produção do conhecimento científico;
- Construção dos conceitos científicos e Conteúdos Curriculares;
- Análise de livros didáticos de ciências
- Metodologias para ensino de Ciências

40

8

- Concepção do Ensino Religioso no Brasil e sua trajetória na educação brasileira.
- Políticas Educacionais para o Ensino Religioso.
- Ensino religioso como área de conhecimento (Base Nacional Comum Curricular).
- Unidades temáticas e objetos de conhecimento e habilidades do Componente Curricular Ensino Religioso.
- Processos de construção e reconstrução de crenças, práticas e discursos religiosos nas sociedades modernas, pluralistas e multiculturais
Critérios didático-metodológicos do Ensino Religioso.

40

 

TOTAL DE HORAS

159 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; TG - Trabalho em grupo. VT - Visitas tecnicas; EC - Estudo de Caso; TI - Trabalho Individual. SEM - Seminários.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Elaboração de síntese. Comunicação com clareza. Visão sistêmica do conhecimento. Raciocínio lógico. Utilização da metodologia adequada no objeto pesquisado. Apresentar mínimo conhecimento acerca do assunto. Uso de tecnologias digitais.

HABILIDADES

Comunicação eficaz. Entonação de voz e gestos adequados. Apresentação de trabalhos. Dominar recursos de digitação. Senso de investigação. Administrar conflitos. Domínio das tecnologias de comunicação digital.

ATITUDES

Ética. Liderança. Comprometimento. Senso critica. Iniciativa. Autonomia. Pró-atividade. Solidariedade. Capacidade de resolução de problemas. Interatividade. Resiliência.

OUTRAS

Seminário e análise de livros didáticos . - Microaulas: exercitando estratégias para o ensino - Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1

A definir

Avaliação Geografia

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação Historia

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação Ciências

2.0

A definir

Avaliação Ensino Religioso

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. ; PISSETTI, Adriana Carla; PILAR, Flávio Roberto; SOUZA, Lúcia Regina Fernandes de; GHIZONI, Maria Lúcia; ROTERS, Sandra Regina. O ensino da história de Lages nas escolas do município. Lages 1995. 124 p. 8604

2

VESENTINI, José William. O ensino da geografia e as mudanças recentes no espaço geográfico mundial. S.L. [19--]. 31 p. 9278

3

OLIVEIRA, Paulo de Salles. Metodologia das ciências humanas. São Paulo: Editora Hucitec, 1998. 219 p. 20782 ISBN 852710465-2

4

MEURER, Daniela. A proposta curricular de Santa Catarina (2014) e a escola unitária de Antonio Gramsci: aproximações e contradições. Lages, 2019. 87 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000020f.pdf. Acesso em: 6 nov. 2020.

5

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José Andrade; PIERSON, Alice; CISCATO, Carlos Alberto Mattoso; BELTRAN, Nelson Orlando; SONCINI, Maria Isabel; CASTILHO JR., Miguel. Metodologia do ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 207 p. (Coleção Magistério - 2º Grau. Série Formação Do Professor) ISBN 852490272

6

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 102 p. ISBN 857490154-7.

7

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005. 213 p. ISBN 8521900058


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 8574902883.

2

MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1.

3

SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013. 342 p. ISBN 978-85-205-0645-5.

4

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073.

5

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8

6

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT´ANNA, Ilza Martins. Por que planejar@p0 como planejar@p1: currículo, área, aula. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 159 p. (Escola em debate). ISBN 8532607764.

7

MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1.

8

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 85-7490-136-9.

9

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 364 p. (Coleção docência em formação : ensino superior) ISBN 852490858-0

10

FERREIRA, Amauri Carlos. Ensino religioso nas fronteiras da ética: subsídios pedagógicos. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 63 p. ISBN 8532625495

obs:SANTA CATARINA. Decreto Nº 3882, de 28 de dezembro de 2005. Regulamenta o ensino religioso nas es colas de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual. Florianópolis, 2005. Disponível em: http://leisesta duais.com.br/sc/decreto-n-3882-2005-santa-catarina-regulamenta-o-ensino-religioso-nas-escolas-de-ensino- -fundamental-da-rede-publica-estadual@p0q=Decreto%20N%C2%BA%203882/2005. DALAZOANA, K. (ORG). Processos e metodologias no ensino de ciências [recurso eletrônico] Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. file:///C:/Users/Cliente/Documents/E-book-Processos-e-Metodologias-no-Ensino-de-Ciencias.pdf

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