Uniplac - Graduação - Pedagogia - Libras II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Libras II

0-18292

2

40


EMENTA

Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos.


OBJETIVO GERAL

Mediar a apreensão de estruturas gramaticais intermediárias da Libras a fim de desenvolver habilidades de comunicação nesta língua, entendendo-a como meio de interação dentro de uma perspectiva bilíngue de educação de surdos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

> Ampliar vocabulário em Libras; > Estruturar corretamente o discurso em Libras; > Operar com os conceitos trabalhados ao longo do semestre.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Libras: Vocabulário.
1.1 Família;
1.2 Dias e Meses;
1.3 Escola;
1.4 Específico da área de atuação.

12

2

Aspectos gramaticais do discurso em Libras:
2.1 O uso do espaço;
2.2 Sistema Numérico na Libras
2.3 Marcações não manuais.
2.4 Comparativo de igualdade e superioridade;
2.5 Noções de tipos de verb o

14

3

Uso da Libras em Contextos (PCC).
3.1 Elaboração de diálogo intermediário em Libras.
3.2 Tradução Português-Libras
3.3 Tradução Libras-Português
3.4 Mediação pedagógica em Libra s

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Traduções Libras-Português de sentenças que estarão disponibilizadas no Google ClassRoom


Estratégias:Apresentação de sentenças em Libras. Aula expositiva-dialogada. Diálogos. Traduções e Interpretaçõe s.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio do vocabulário e noções gramaticais

HABILIDADES

Uso da Libras como meio de interação em micro-aula

ATITUDES

Estabelecimento de comunicação básica em Libras

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Apresentação de um texto (diálogo) em Libras

Todas

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Tradução de um texto Libras/Português

Todas

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Tradução de um texto Português/Libras

Todas

x

x

x

1.5

A definir

Microaula em Libras

Todas

x

x

x

3.0

A definir

Tradução de frases no Google ClassRoom

Todas

x

x

x

0.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536311746.

2

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte (ed.). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2001. 2 v. ISBN 85-314-0668-4.

3

GESSER, Audrei. Libras@p0: que língua é essa@p1 crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino, 14). ISBN 978-85-7934-001-7.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Enciclopédia da língua de sinais brasileira : artes e cultura, esportes e lazer / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53693 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: artes e cultura, esportes e lazer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 827 p. ISBN 9788531408496 Número de Chamada: r419.3 C245e

2

Enciclopédia da língua de sinais brasileira : comunicação, religião e eventos / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53695 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: comunicação, religião e eventos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 1009 p. ISBN 8531408709 Número de Chamada: r419.3 C245e

3

Enciclopédia da língua de sinais brasileira : família e relações familiares e casa / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53694 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: família e relações familiares e casa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 857 p. ISBN 8531408555 Número de Chamada: r419.3 C245e

4

Tenho um aluno surdo, e agora@p2 : introdução à Libras e educação de surdos / 2014 - ( Livros ) - Acervo 138512 LACERDA, Cristina Broglia F. de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo, e agora@p3: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: Editora da Universidade de São Carlos, 2014. ISBN 9788576003074 Número de Chamada: 371.912 T289

5

Surdez, cognição visual e libras : estabelecendo novos diálogos / 2010 - ( Livros ) FALCÃO, Luiz Albérico. Surdez, cognição visual e libras: estabelecendo novos diálogos. Recife: Ed. do Autor, 2010. 420 p. ISBN 978859059387 Número de chamada: 371.9 F178s

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática