Uniplac - Graduação - Pedagogia - Pesquisa e Prática Pedagógica II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica II

0-18293

2

40


EMENTA

Sala de aula como campo de pesquisa.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do projeto de pesquisa, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Reconhecer a escola/educação como espaço privilegiado para a produção do conhecimento científico; 2. Elaborar o projeto de pesquisa na área de intervenção do licenciando em pedagogia, visando à produção e socialização do conhecimento. 3. Utilizar as normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 - Planejamento da pesquisa
1.1 Escolha do assunto de pesquisa;
1.2 Levantamento bibliográfico;
1.2.1 Fichamento;
1.3 Local/espaço para a realização da pesquisa;
1.4 Disponibilidade e condições dos pesquisadores para a pesquisa.

04

2

2 - Estrutura do projeto de pesquisa

32

3

3- Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos

04

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de micro escrito. - Trabalho de pesquisa na internet e/ou na biblioteca; - Estudo dirigido; - Seminário. - Estudo de Texto; - Aula em Laboratório.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do projeto de pesquisa.

HABILIDADES

- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Compreensão e utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração do projeto de pesquisa; - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega das etapas do projeto.

OUTRAS

- Participação em eventos científicos ofertados pela UNIPLAC; - Sugestões e/ou apontamentos de bibliografias que contribuam na realização das atividades de pesquisa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa 01

todas

x

x

x

2.0

27/06/2024

x

A definir

Avaliação 02 - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão parcial)

2

x

x

x

2.0

28/03/2024

Avaliação 03 – Elaboração do referencial teórico (1º capítulo)

2

x

x

x

2.0

30/04/2024

Avaliação 04 - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão final)

2 e 3

3.0

11/06/2024

x

A definir

Avaliação 05 - formatação de acordo com as normas da ABNT

2 e 3

1.0

18/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 26. ed. São Paulo: Loyola, 2014. 102 p. ISBN 978-85-15-01841-3.

2

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 157 p. (Metodologia e pesquisa do cotidiano). ISBN 85-7490-147-4.

3

DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. 255 p. ISBN 85-16-03897-1.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

2

O sentido da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

3

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

4

COSTA, M. C. V. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

5

DUBET, F. O que é uma escola justa@p0 a escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca física ou virtual), visando maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática