PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Mareli Eliane Graupe, Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Didática |
0-18650 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2) Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3) Reconhecer a importância das políticas de avaliação da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Planejamento Escolar. |
20 |
2 |
Conteúdos Curriculares. |
20 |
3 |
Metodologia de Ensino e Aprendizagem. |
20 |
4 |
Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula expositivo/dialogada; acompanhamento individual e em grupos |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 e 2 |
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 |
3 e 4 |
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 261 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 5430 ISBN 85-249-0298-1 |
|||||||||||
2 |
CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 114 p. ISBN 853260093x. |
|||||||||||
3 |
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 85-7490-136-9. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073. |
|||||||||||
2 |
CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 259 p ISBN 8532623329. |
|||||||||||
3 |
POPHAM, W. James; BAKER, Eva L. Como planejar a sequência de ensino. Porto Alegre: Editora Globo S/a, 1976. 144 p. 5369 |
|||||||||||
4 |
SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013. 342 p. ISBN 978-85-205-0645-5. |
|||||||||||
5 |
MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1. |
|||||||||||
6 |
FIGUEIREDO, Maristela Aparecida; DALMOLIN, Neide. Avaliação da prática docente na educação inclusiva. Lages: Ed. do Autor, 2001. 22 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |