Uniplac - Graduação - Pedagogia - Fundamentos da Educação Infantil e Direito da Infância - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron, Regimari Cristina Rodolfi Beppler

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Fundamentos da Educação Infantil e Direito da Infância

80

EMENTA

Concepções de criança, infância e educação infantil. Histórico da educação infantil no Brasil. Política brasileira de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos. Papel do Estado: políticas públicas em relação às crianças e as infâncias. Instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos, educação infantil, famílias e socialização das crianças. Crianças em contexto de vulnerabilidade social.

OBJETIVO GERAL

- Promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação infantil e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e para o enfrentamento teórico-prático das principais questões relativas às infâncias brasileiras numa perspectiva crítica e transformadora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar, ao longo da história das sociedades, a concepção de criança e infância e os sentimentos do adulto em relação às infâncias. - Reconhecer a história da Educação Infantil no Brasil, suas funções e objetivos de modo a analisar as ações políticas sociais culturais e pedagógicas de sua organização. - Analisar as conjunturas sócio históricas determinantes da preocupação com as crianças e as infâncias e a institucionalização da infância. - Compreender os fundamentos contextuais do trabalho pedagógico para e com as crianças na Educação Infantil.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1 - A CRIANÇA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: A CONSTITUIÇÃO DAS
INFÂNCIAS
Concepção de criança e de infância: nos diferentes tempos e espaços históricos
Contribuições filosóficas e científicas para a compreensão do conceito de infância e de criança
O sentido de cultura da infância na contemporaneidade: cultura do mundo adulto e a cultura do mundo infantil

2 - PERSPECTIVAS E CONTEXTOS DA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
INFANTIL NA HISTÓRIA DO BRASIL
Histórico da infância no Brasil: Perspectivas e Contextos da Constituição do Sujeito Infantil
História da educação infantil no Brasil
O sujeito infantil no contexto da modernidade no Brasil

3 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS E AS INFÂNCIAS
Conjunturas sócio históricas determinantes da preocupação com as crianças e as infâncias
A institucionalização da infância: as políticas públicas educacionais
As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos
Crianças em contextos de vulnerabilidade social

4 - OS FUNDAMENTOS CONTEXTUAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA
E COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Crianças e adultos como protagonistas do dia a dia educativo
Interações e brincadeiras como eixos curriculares
Tempo, espaço e culturas infantis como elementos constitutivos do planejamento
Documentação pedagógica como ferramenta cotidiana de adultos e crianças: memórias, registros e projeções
Planejar-fazer-rever planejar: a estruturação da rotina diária e das atividades rotineiras em espaços coletivos de Educação Infantil

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:Aula com exibição de material Audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado. Fórum

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo, de acordo com cada Unidade o conhecimento será verificado nos processos individuais e coletivo

HABILIDADES

Sistematização e produção individual e coletiva em torno da proposta da disciplina. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e metodológicas e de acordo com a realidade da sala de aula. Análise reflexiva crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação e de rede.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação Integrativa

Todas

Mapa Conceitual

Fórum Avaliativo

Questão dissertativa

Questão dissertativa

Questionário

Mapa Conceitual

0.4

Fórum Avaliativo

Avaliação Final

Todas

5.1

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1981. 279 p. 10198 ISBN 85-216-1079-3

2

ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação infantil: creches : atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. rev. São Paulo: Moderna, 1999. 112 p. ISBN 85-16-02341-9.

3

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 8.ed. Brasília: Centro de Documentação e Informação Coord. Publica, 2011. 171p. ISBN 9788573658163.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 405 p. ISBN 8532630715

2

AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo (org.). Infância e violência doméstica; fronteiras do conhecimento. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2015.

3

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2.ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001. 210 p. ISBN 8587063162

4

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 711 p. ISBN 8533620004

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina : educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: temas multidisciplinares. Florianópolis: Cogen, 1998.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura