PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron, Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos da Educação Infantil e Direito da Infância |
0-18653 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Concepções de criança, infância e educação infantil. Histórico da educação infantil no Brasil. Política brasileira de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos. Papel do Estado: políticas públicas em relação às crianças e as infâncias. Instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos, educação infantil, famílias e socialização das crianças. Crianças em contexto de vulnerabilidade social. |
OBJETIVO GERAL |
- Promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação infantil e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e para o enfrentamento teórico-prático das principais questões relativas às infâncias brasileiras numa perspectiva crítica e transformadora. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Analisar, ao longo da história das sociedades, a concepção de criança e infância e os sentimentos do adulto em relação às infâncias. - Reconhecer a história da Educação Infantil no Brasil, suas funções e objetivos de modo a analisar as ações políticas sociais culturais e pedagógicas de sua organização. - Analisar as conjunturas sócio históricas determinantes da preocupação com as crianças e as infâncias e a institucionalização da infância. - Compreender os fundamentos contextuais do trabalho pedagógico para e com as crianças na Educação Infantil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 - A CRIANÇA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: A CONSTITUIÇÃO DAS |
20 |
2 |
2 - PERSPECTIVAS E CONTEXTOS DA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO |
20 |
3 |
3 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS E AS INFÂNCIAS |
20 |
4 |
4 - OS FUNDAMENTOS CONTEXTUAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula com exibição de material Audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado. Fórum |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo, de acordo com cada Unidade o conhecimento será verificado nos processos individuais e coletivo |
|||||||||||
HABILIDADES |
Sistematização e produção individual e coletiva em torno da proposta da disciplina. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e metodológicas e de acordo com a realidade da sala de aula. Análise reflexiva crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação e de rede. |
|||||||||||
OUTRAS |
---- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Mapa Conceitual |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Fórum Avaliativo |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Tópicos |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Questão dissertativa |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Questão dissertativa |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Questionário |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Mapa Conceitual |
4 |
x |
x |
x |
0.4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Fórum Avaliativo |
4 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Final |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1981. 279 p. 10198 ISBN 85-216-1079-3 |
|||||||||||
2 |
ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação infantil: creches : atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. rev. São Paulo: Moderna, 1999. 112 p. ISBN 85-16-02341-9. |
|||||||||||
3 |
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 8.ed. Brasília: Centro de Documentação e Informação Coord. Publica, 2011. 171p. ISBN 9788573658163. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 405 p. ISBN 8532630715 |
|||||||||||
2 |
AZEVEDO, Maria Amélia; GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo (org.). Infância e violência doméstica; fronteiras do conhecimento. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2015. |
|||||||||||
3 |
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2.ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001. 210 p. ISBN 8587063162 |
|||||||||||
4 |
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 711 p. ISBN 8533620004 |
|||||||||||
5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina : educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: temas multidisciplinares. Florianópolis: Cogen, 1998. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |