Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros, Andressa Alano Alves


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização IV

0-18661

4

80


EMENTA

Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas fundamentais para o processo de Alfabetização e Numeralização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo. 2. Reconhecer histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. 3. Compreender os aspectos específicos da pesquisa em alfabetização e sua interface com a educação. 4. Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização. 5.Conhecer práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com objetos de conhecimento descritos nos eixos da BNCC e Currículo Base do Território Catarinense. 6. Retomar as cinco Unidades Temáticas que divide a área do conhecimento de Matemática. 7. Identificar os objetos de conhecimento na BNCC e no Currículo Base do Território Catarinense para cada Unidade Temática. 8.Elaborar plano de ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1.A prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e práticas singulares de alfabetização.
1.2. Pesquisa em alfabetização e sua interface com a educação. 
1.3. Leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização.

40

2

Retomada das Unidades Temática da área de Matemática
2.1 NÚMEROS E OPERAÇÕES: Números naturais e racionais
(representação fracionária e decimal). Operações com números naturais e racionais contemplando os tipos: exato, aproximado, mental e escrito.
2.2 GEOMETRIA: Dimensões, planificações de sólidos geométricos,
pensamento geométrico, localização e orientação espacial e classificação e nomenclatura de figuras geométricas.
2.3 GRANDEZAS E MEDIDAS: Unidades de medidas convencionais e
não convencionais. Comparar e medir objetos e grandezas: comprimento, massa volume e capacidade, área e perímetro, tempo e temperatura, e sistema monetário.
2.4 ÁLGEBRA: padrões; sequências numérica e em imagens, pensamento algébrico, generalizações e representação.
2.5 PROBABILIDADE E ESTATÍTICA: coletar, organizar, classificar
dados. Construir gráficos e tabelas. Leitura e análise de dados de pesquisas. Conceitos de probabilidade (eventos aleatórios, possibilidade,
probabilidade).

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Leitura de textos e slides. Debates no fórum (AVA) Links de vídeos. Resenhas. Produção de vídeos. Construção de materiais didáticos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens e participação dos fóruns. Conduta ética.

OUTRAS

Acesso ao AVA com frequência.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1.0

A definir

Numeralização

1.0

A definir

Alfabetização

1.0

A definir

Prova Escrita

5.1

A definir

x

A definir

Avaliação online

1.9

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017.

2

GOULART, Cecília M. A; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; FERREIRA, Norma Sandra de A (org.). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788524926402.

3

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582179277.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GARCIA, Regina Leite. A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

2

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis:  Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2019

3

SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes 2008.

4

SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1999. 135 p.:il (Passando A Limpo) 5887 ISBN 85260111-2

5

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584290284.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática