Uniplac - Graduação - Pedagogia - Pesquisa e Prática Pedagógica II - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica II

40

EMENTA

Sala de aula como campo de pesquisa.

OBJETIVO GERAL

Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos com vistas a continuidade do projeto de pesquisa e a coleta de dados de pesquisa bibliográfica e ou de campo para e na sala de aula e ou na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar o processo construído 6º semestre na disciplina PPP I; 2. Apreender os elementos que constituem a coleta de dados de pesquisa; 3. Elaborar a metodologia de coleta de dados de pesquisa; 4. realizar encaminhamento de projeto de pesquisa ao CEP, conforme resolução 510/ 2016 CONEP; 5. Construir o modelo teórico metodológico da Pesquisa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Continuidade do projeto de pesquisa
1.1. Coleta de dados de pesquisa;
1.2. Elaborar a metodologia de coleta de dados;
1.3. Encaminhar para o CEP;
.

10

2

Acompanhamento individual ou em grupos do desenvolvimento do projeto de Pesquisa.

20

3

Modelo teórico metodológico da pesquisa;
1.4 O gênero da escrita acadêmico-científica;
1.5 Formatação do projeto conforme ABNT;
1.6 Uso de citações conforme NBR 10520;
1.7 Apresentação de referências conforme NBR 6023

10

TOTAL DE HORAS

40 h

Estratégias:Aula expositiva e dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Acompanhamento individual e em grupos; Realização de seminários de pesquisas. Utilização do laboratório de EaD. Leituras. Realização de seminários de pesquisa.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina.

HABILIDADES

Oralidade, escrita, produção do conhecimento; investigação; aplicação dos conceitos estudados; relações estabelecidas; objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Unidades

H

Recuperação

Sim

Fórum

1ª versão do projeto

Fórum

2, 3

Versão final do projeto

4

Integrativa

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062.

2

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1989. 207 p. 77 ISBN 85-224-1041-0

3

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2001. 99 p. (Temas Básicos De Educação E Ensino) ISBN 8512303700

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas abnt sobre documentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, [19--]. 15001

2

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas abnt sobre documentação. Rio de Janeiro , 19--.

3

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica. 2003

4

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos. 2011