Uniplac - Graduação - Psicologia - Princípios em Psicologia e Processos Educacionais - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Marília Piton de Lima

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Princípios em Psicologia e Processos Educacionais

80

EMENTA

História da Psicologia em ambientes formais e informais de educação. Processos educacionais: aspectos técnicos, éticos, estéticos, políticos, funções, métodos e tendências. Processos psicológicos em ensino/aprendizagem e psicomotricidade.

OBJETIVO GERAL

Projetar procedimentos para intervenção em processos educacionais de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos psicológicos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar a reflexão sobre problemas, objetivos, procedimentos e ferramentas para intervenção psicológica na área da educação; Estabelecer relações entre processos psicológicos e as dificuldades encontradas na prática educacional; Apresentar as principais variáveis que mais frequentemente dificultam ou impedem o sucesso escolar de modo geral; Apresentar conceitos, teorias, ferramentas e procedimentos que possibilitem intervir na escolha de carreira e no projeto de vida na área da educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

Psicologia Educacional e Escolar: História e desafios atuais

12

2

Princípios, conceitos, fundamentação teórica e ética profissional em Psicologia Escolar e Educacional

8

3

Fracasso escolar, sucesso escolar e educação inclusiva

8

4

A psicologia aplicada no contexto educacional

36

5

Projeto de vida e escolha de carreira no contexto educacional

16

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre conhecimentos teóricos e práticos em Psicologia educacional e da aprendizagem, propondo intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas, além de conhecer a realidade profissional da Psicologia em Educação por meio de entrevistas.

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicologia escolar, educacional, da aprendizagem em variados âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor intervenções; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de planejar uma intervenção.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas;

OUTRAS

Atividade Prática Extraclasse: Seminário sobre a atuação da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e ensino superior.

DATAS PREVISTAS

Unidades

H

Recuperação

Sim

Integrativa

1,2,3,4 e 5

1.5

Prova

1,2 e 4

Estudo de caso

1.5

Seminários

1,2,4

CHA- Autoavaliação

1,2,3,4,5

1.0

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ROBERTA GURGEL AZZI E MÔNICA HELENA TIEPPO ALVES GIANFALDONI. Psicologia e Educação. Casa do Psicólogo ISBN 978-85-8040-128-8

2

OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R.; REGO, Teresa Cristina (org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. 287 p. (Teorias & tendências). ISBN 85-16-03475-5.

3

COLL, Cesar; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesus; MORAES, Daisy Vaz. Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 470 p. (Psicologia Evolutiva) ISBN 853630227-5

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1