Uniplac - Graduação - Psicologia - Princípios em Psicologia Social e Comunitária - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Joseane de Oliveira Luz, Joseane de Oliveira Luz

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Princípios em Psicologia Social e Comunitária

80

EMENTA

Histórico, fundamentos e conceitos da psicologia social e comunitária no Brasil e América Latina. Pesquisa, diagnóstico e intervenções psicossociais em comunidade. Práticas e discursos contemporâneos da psicologia social e comunitária.

OBJETIVO GERAL

Compreender os principais fatores da história, princípios e aspectos metodológicos da Psicologia Social e Comunitária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer conceitos da Psicologia Social e Comunitária para possibilitar a identificação dos fenômenos psicossociais nas relações individuo/grupo em diferentes contextos sociais, comunitários e institucionais; - Identificar e avaliar de forma crítica e reflexiva as possibilidades de atuação e intervenção profissional do psicólogo no âmbito social e comunitário; - Conhecer as práticas e discursos centrais e contemporâneos em Psicologia Social e Comunitária; - Investigar contribuições recentes da pesquisa em diferentes áreas para a atuação dos psicólogos sociais em processos comunitários;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

Unidade I
- História da Psicologia Social e Comunitária - Princípios e aspectos metodológicos da Psicologia Social e Comunitária

20

Unidade II
- Possibilidades de atuação e intervenção profissional do psicólogo no âmbito social e comunitário - Políticas Públicas – PNAS/SUAS, suas implicações e serviços ofertados - Interdisciplinaridade e Intersetorialidade

20

Unidade III
- Intervenção da Psicologia Social em processos comunitários: avaliação de demandas, identificação de variáveis determinantes, objetivos, planejamento (de atividades de intervenção) programação de condições necessárias para cada etapa de intervenção, aplicação da intervenção e avaliação contínua.

28

Unidade IV
- Postura ética do psicólogo social comunitário diante das demandas específicas desta área de conhecimento e suas implicações no fazer profissional.

12

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:Aula Expositiva e Dialogada; Roda de Conversa; Trabalho de Grupo e Trabalho Individual; Recursos Audiovisuais; Estudos de caso; Estudo dirigido.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual dos tópicos centrais; capacidade de estabelecer relações e comparações sobre os conteúdos abordados; diálogo teórico-prático.

HABILIDADES

Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo.

ATITUDES

Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação 1 – Integrativa

Todas

1.5

27/05/2024

Avaliação 2 – Mini Escritos

05/06/2024

Avaliação 3 - Análise Crítica do Filme e Estudo de Caso

1.5

Avaliação 4 - Referencial Teórico do Relatório/Pré-Projeto

23/05/2024

20/06/2024

Avaliação 5 - Avaliação Escrita Objetiva individual (Prova)

05/06/2024

26/06/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMPOS, Regina Helena de Freitas (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143 p. (Coleção psicologia social). ISBN 978-85-326-1644-9.

2

JACQUES, Maria da Graça Corrêa; STREY, Marlene Neves; BERNARDES, Nara Maria Guazzelli; GUARESCHI, Pedrinho A.; CARLOS, Sérgio Antônio; FONSECA, Tânia Galli. Psicologia social contemporânea: livro - texto. 8. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 262 p. ISBN 8532679746

3

LACERDA JUNIOR, Fernando; GUZZO, Raquel de Souza Lobo (orgs). Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social. 1. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-391-7

4

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas.. 1. Curitiba CRV 2014 ISBN 978-85-444-0000-5

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LANE, Sílvia Tatiana Maurer; SAWAIA, Bader Burihan. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Educa, 1995. 168 p. ISBN 852830071

2

NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010. 202p. ISBN 9788575853429.

3

PINCOLINI, Ana Maria Frachi. Psicologia que sobe morro e desce ladeira: vinhetas não(@p0) clínicas de atuação da psicologia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Curitiba: Appris, 2021.

4

ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006.

5

SAWAIA, Bader Burihan; FREITAS, Maria de Fátima Quintal de; GUARESCHI, Pedrinho A.; LANE, Sílvia Tatiana Maurer; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002

obs:1. Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. 2. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. 3. Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. 4. Outras bibliografias poderão ser indicadas ao longo do semestre. 5. Como instrumento didático pedagógico será construído coletivamente um Contrato Pedagógico da Turma.

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura