Uniplac - Graduação - Psicologia - Princípios em Psicologia Clínica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Kenny Secchi, Glaucia Machado Moreira Domingues


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Princípios em Psicologia Clínica

0-17567

4

80


EMENTA

Surgimento da clínica. Psicologia clínica em diversos contextos. Método clínico de pesquisa e tratamento. Abordagens em Psicologia Clínica.


OBJETIVO GERAL

Projetar procedimentos para intervenção em processos psicoterapêuticos de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado à prática clínica Estabelecer relações entre os processos psicológicos e as patologias evidenciadas na prática clínica; Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar reflexão sobre fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica, como procedimento profissional; Conhecer os determinantes de processos psicológicos patológicos; Elaborar formas de registro em processos terapêuticos, organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações psicoterapêuticas; Descrever formas e a importância de divulgação de informações de processos psicoterapêuticos, descobertas e ética profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Surgimento da Psicologia Clínica

04

2


Etapas do processo psicoterapêutico.



04

3

Objetivos de intervenção terapêutica, plano terapêutico e programação de condições de terapia.



08

4


A Entrevista Clínica e Relação terapêutica


08

5


Registro em processos psicoterapêuticos e condições éticas




04

6

Possibilidades de intervenção profissional em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação.

16

7


Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de dados terapêuticos.
Divulgação de informações de processos terapêuticos, descobertas e ética profissional.
08

08

8


Abordagens em Psicologia Clínica



28

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AED, ARM, EC


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados às suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas;

OUTRAS

Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

x

x

x

1.5

28/05/2024

Avaliação 01 – leitura do academico

2,3,4,5,6,7

x

x

x

0.5

A definir

Avaliação 02 – prova

todas

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03 – Mini escrito

1,2,3,4,5,6,7,8

x

x

x

2.0

04/06/2024

Avaliação 4 – Referencial teórico

x

x

x

3.0

04/06/2024

x

A definir

Avaliação 5 – Seminários das abordagens teóricas

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

avaliação 6 - dramatização - 1 entrevista

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORDIOLI, Aristides Volpato (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 886 p. ISBN 9788536311234.

2

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Teorias e técnicas psicoterápicas. Petrópolis: Editora Vozes, 1986. 244 p. 17224

3

AGUIRRE ANTÚNEZ, Andrés Eduardo; SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da. Consultas terapêuticas on-line na saúde mental. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555762327.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ROSA MARIA LOPES AFFONSO. Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através do Brinquedo. artmed 2012

2

HUTZ, Claudio Simon et al. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. (Avaliação psicológica). ISBN 9788582713129.

3

MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP E ELISA MEDICI PIZÃO YOSHIDA. Psicoterapias breves nos diferentes estágios evolutivos. Editora Casa do Psicólogo 2012 ISBN 978-85-8040-003-8

4

LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047

5

MARRA, Marlene Magnabosco; COSTA, Liana Fortunato. Temas da clínica do adolescente e da família. São Paulo: Ágora, 2010. 239p. ISBN 9788571830691

6

PAYÁ, Roberta. Intercâmbio das psicoterapias. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732130.

7

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceito de mundo e de pessoa em gestalt-terapia: revisitando o caminho. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2011. 125p. ISBN 9788532307187

8

WRIGHT, Jesse H et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715420.

obs:

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