PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Kenny Secchi, Glaucia Machado Moreira Domingues |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Princípios em Psicologia Clínica |
0-17567 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Surgimento da clínica. Psicologia clínica em diversos contextos. Método clínico de pesquisa e tratamento. Abordagens em Psicologia Clínica. |
OBJETIVO GERAL |
Projetar procedimentos para intervenção em processos psicoterapêuticos de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado à prática clínica Estabelecer relações entre os processos psicológicos e as patologias evidenciadas na prática clínica; Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar reflexão sobre fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica, como procedimento profissional; Conhecer os determinantes de processos psicológicos patológicos; Elaborar formas de registro em processos terapêuticos, organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações psicoterapêuticas; Descrever formas e a importância de divulgação de informações de processos psicoterapêuticos, descobertas e ética profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Surgimento da Psicologia Clínica |
04 |
2 |
|
04 |
3 |
Objetivos de intervenção terapêutica, plano terapêutico e programação de condições de terapia. |
08 |
4 |
|
08 |
5 |
|
04 |
6 |
Possibilidades de intervenção profissional em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. |
16 |
7 |
|
08 |
8 |
|
28 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AED, ARM, EC |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados às suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas; |
|||||||||||
OUTRAS |
Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola). |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
|
x |
x |
x |
1.5 |
28/05/2024 |
|
|
||||
Avaliação 01 – leitura do academico |
2,3,4,5,6,7 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – prova |
todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 – Mini escrito |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
x |
x |
x |
2.0 |
04/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação 4 – Referencial teórico |
|
x |
x |
x |
3.0 |
04/06/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 5 – Seminários das abordagens teóricas |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
avaliação 6 - dramatização - 1 entrevista |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CORDIOLI, Aristides Volpato (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 886 p. ISBN 9788536311234. |
|||||||||||
2 |
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Teorias e técnicas psicoterápicas. Petrópolis: Editora Vozes, 1986. 244 p. 17224 |
|||||||||||
3 |
AGUIRRE ANTÚNEZ, Andrés Eduardo; SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da. Consultas terapêuticas on-line na saúde mental. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555762327. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ROSA MARIA LOPES AFFONSO. Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através do Brinquedo. artmed 2012 |
|||||||||||
2 |
HUTZ, Claudio Simon et al. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. (Avaliação psicológica). ISBN 9788582713129. |
|||||||||||
3 |
MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP E ELISA MEDICI PIZÃO YOSHIDA. Psicoterapias breves nos diferentes estágios evolutivos. Editora Casa do Psicólogo 2012 ISBN 978-85-8040-003-8 |
|||||||||||
4 |
LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047 |
|||||||||||
5 |
MARRA, Marlene Magnabosco; COSTA, Liana Fortunato. Temas da clínica do adolescente e da família. São Paulo: Ágora, 2010. 239p. ISBN 9788571830691 |
|||||||||||
6 |
PAYÁ, Roberta. Intercâmbio das psicoterapias. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732130. |
|||||||||||
7 |
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceito de mundo e de pessoa em gestalt-terapia: revisitando o caminho. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2011. 125p. ISBN 9788532307187 |
|||||||||||
8 |
WRIGHT, Jesse H et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715420. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |